quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Falecimento de dona Carminda

A FEBAB informa que o enterro de D. Carminda Nogueira será em São Carlos, amanhã, dia 15/10 às 11 hs. Uma van está sendo providenciada para os que quiseram ir até lá.
Sairá de São Paulo, dia 15/10 às 5hs da manhã. A reserva deve ser feita pelo telefone: 3257 9979.

Nota de falecimento

A FEBAB envia a todos o recado abaixo sobre o falecimento de D. Carminda Nogueira

"Caras(os) Amigas(os),
Com o mais profundo pesar comunicamos o falecimento, no dia de hoje as 10h da manhã, da Sra. Carminda Nogueira de Castro Ferreira.

Deixa-nos uma pessoa e profissional que muito nos orgulha, que com sua sabedoria, conhecimento e humildade orientou muitas gerações de alunos e de bibliotecários.
A professora era portuguesa de nascimento e aqui no Brasil teve um importante papel na sociedade de São Carlos-SP, cidade onde viveu, desempenhado relevantes serviços, principalmente na área da Educação e da Biblioteconomia.
Doutora em Letras Românicas pela Universidade de Coimbra, mestre em Biblioteconomia, pós-graduada em Ciência da Informação e Administração de Empresas, a professora se especializou em organização de arquivos empresariais e públicos, tendo também lecionado em universidades, ensino fundamental e médio, Colégio São Carlos e Colégio Diocesano.

Ao lado do esposo, cônsul honorário de Portugal, Oscar Ferreira, falecido em 2000, constituiu uma família de 11 filhos, 29 netos e 8 bisnetos. Recebeu diversas homenagens ao longo de sua vida, entre elas a da Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, pelo governo de Portugal pela divulgação da cultura daquele país.
Batalhou pelo movimento associativo no Brasil, integrando a Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Associaçoes de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições-FEBAB, onde foi sempre, por muitos anos, a nossa mais sábia conselheira.
Segue link para entrevista que Dona Carminda concedeu no último CBBD, em julho de 2009.
http://www.youtube.com/watch?v=cE4Vw6mK7s0
O corpo de Dona Carminda será velado em São Carlos e informaremos assim que confirmarmos o local e hora do enterro.
Com sentimento de muito pesar,
Sigrid Karin Weiss Dutra
Presidente da FEBAB - (Gestão 2008-2011)"