sexta-feira, 3 de maio de 2013

Novo calendário SisEB 2013

Confira 45 capacitações confirmadas para os próximos meses em 37 municípios

Capacitar as equipes que atuam nas bibliotecas públicas e comunitárias do Estado de São Paulo com o objetivo de melhorar o serviço e ampliar o número de leitores são metas permanentes da Secretaria de Estado da Cultura, implementadas por intermédio de ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB).

Desde o início do ano, as equipes da Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL), que coordena o SisEB, e da SP Leituras, organização social que faz o gerenciamento das ações de capacitação, vêm trabalhando para identificar profissionais e especialistas para suprir as principais demandas das unidades municipais que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo. 
 
Como resultado, acaba de ser fechada a programação de mais 45 eventos que serão realizados nos próximos meses em 37 municípios. As ações de capacitação sempre impactam a região, atraindo profissionais de cidades vizinhas. No ano passado, aconteceram 90 eventos em 36 municípios envolvendo 3800 profissionais de 231 localidades diferentes. Ao todo, foram realizadas 530 horas de atividades de capacitação.

Em 2013 já foram realizados 22 eventos, entre oficinas de reparos em material bibliográfico, literatura infanto-juvenil, criatividade e inovação em serviços culturais públicos, histórias com origamis e palestras sobre a leitura e a importância da biblioteca pública como agente de transformação cultural, incluindo a programação especial da Semana do Bibliotecário na BSP.

Além da capital, 15 municípios paulistas sediaram essas ações, reforçando a missão do SisEB de integrar e apoiar as bibliotecas públicas do Estado. Todas as capacitações, incluindo palestras, cursos, oficinas e seminários, sempre são gratuitas.

Clique aqui para conhecer a programação completa, cidades, datas e locais das atividades programadas. As inscrições sempre são abertas 30 dias antes da realização dos eventos.

Comprometimento e trabalho em equipe

Estão abertas as inscrições para o curso que será ministrado em maio em São Paulo, Franca, Catanduva e Bauru. O objetivo da ação é mobilizar as competências e habilidades individuais para elevar a autoestima e promover o espírito de equipe.
Segundo a professora Ilíada de Castro, do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe) que irá ministrá-lo a convite do SisEB, "essa estratégia, além de melhorar a autoestima dos colaboradores, facilita o cumprimento das metas e melhora o desempenho das organizações". Clique aqui para ver a programação completa e fazer sua inscrição gratuita.


O tradicional e o novo ao contar histórias
O autor e contador de histórias Fábio Lisboa vai falar sobre a tradição oral, hipermídia e os novos recursos audiovisuais que contribuem para a contação de histórias na atualidade. A palestra com duas horas de duração parte da ideia que deu origem ao seu livro O Mistério Amarelo da Noite, apresentando um conjunto de recursos, suportes e técnicas para estimular a leitura e criação literária por meio da arte de contar histórias. O evento acontecerá em maio em São Paulo, Diadema, Suzano e Barueri. Clique aqui para ver o currículo do palestrante, a programação completa e para fazer a sua inscrição gratuita.


Espalhafatos na sua biblioteca
Saiu a 13ª edição do jornal Espalhafatos que é enviado regularmente a todas as unidades do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB). Repleto de curiosidades, testes e dicas de leitura é dirigido a jovens que frequentam as bibliotecas em busca de aventuras literárias.
No seu segundo ano, a publicação é um sucesso que já conquistou o público-alvo. A versão digital também está disponível no portal Aprender Sempre e pode ser baixada aqui.


 Seminário já tem local e data marcada


Memorial da América Latina sediará a próxima edição que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de outubro de 2013. O Auditório Simon Bolívar será o novo palco de debates e reflexões sobre os temas que impactam a atividade profissional e a gestão de bibliotecas. Reserve espaço na sua agenda e participe!
Saiba mais

eDOC 2013 Salvador


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Calendário de eventos da Secretaria Estadual de Cultura

02/05 às 19:00
A importância da biblioteca pública – Santo André


06/05 às 10:00
O conto de fadas: do clássico ao contemporâneo – São Paulo – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!


07/05 às 10:00
O conto de fadas: do clássico ao contemporâneo – Americana


08/05 às 10:00
O conto de fadas: do clássico ao contemporâneo – Guararema


20/05 às 9:00
Comprometimento e trabalho em equipe – São Paulo – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!


27/05 às 9:00
Comprometimento e trabalho em equipe – Franca


28/05 às 9:00
Comprometimento e trabalho em equipe – Catanduva


29/05 às 9:00
Comprometimento e trabalho em equipe – Bauru


03/06 às 10:00
O conto de fadas: do clássico ao contemporâneo – Miguelópolis


04/06 às 10:00
O conto de fadas: do clássico ao contemporâneo – Sertãozinho


Mais informações: http://aprendersempre.org.br/calendario/