quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Edição Especial Revista Perspectivas em Gestão & Conhecimento

Os editores Luciana Ferreira da Costa e Jorge de Oliveira Gomes comunicam a publicação do número especial do ano de 2012 da revista http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/issue/view/1039
 
Este número tem como Editora responsável a professora Dra. Sueli Angélica do Amaral (Universidade de Brasília) e como temática: "Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito da Ciência da Informação".

Ideme disponibiliza Biblioteca Digital com mais de 3 mil publicações

Sábado, 27 de outubro de 2012 - 10h16

Todo o acervo bibliográfico do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) já está disponível na Internet através do site www.ideme.pb.gov.br. São mais de 3 mil publicações nacionais e internacionais, principalmente das áreas de economia, estatística e geografia, que podem ser consultadas livremente pelo público.

O processo de informatização da Biblioteca do Ideme teve início no último mês de agosto, com a implantação do Sistema de Automação de Bibliotecas, Arquivos, Museus e Memoriais (Siabi), cuja operacionalização segue os padrões internacionais de catalogação, tais como o Marc, o AACR2 e o ISO 2709, sendo este último um padrão de intercâmbio de dados.

Com a nova ferramenta tecnológica é possível trabalhar em rede, visualizar títulos e autores pela internet e até renovar empréstimos, proporcionando maior agilidade e comodidade aos usuários. Com isso, o Ideme amplia seus serviços prestados à sociedade, que continua a dispor de uma área de estudos reservada na sede do instituto.

O acervo do Ideme reúne também publicações nas áreas de Desenvolvimento Urbano, Espaço Urbano, Políticas Públicas, Legislação de Saneamento e Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Acessibilidade, que norteiam a elaboração de projetos e ações de desenvolvimento sustentável dos municípios e do próprio do Governo do Estado, a exemplo dos Anuários Estatísticos e o Atlas da Paraíba, produzidos pelo próprio instituto.

A Biblioteca do Ideme funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Avenida Epitácio Pessoa, 1.457, 6º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3211-8058.

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/58758/ideme-disponibiliza-biblioteca-digital-com-mais-de-3-mil-publicacoes.html

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Faculdade de Odontologia de Bauru realiza Semana do Livro e da Biblioteca até fim de novembro

Prefeitura entrega biblioteca, praça e telecentro reformados na Zona Norte

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=51452
Fonte: ASCOM

Criação da ABRAINFO: dia 23 na Mário às 14h

Associação Brasileira de Profissionais da Informação

No próximo dia 23 de novembro, às 14 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, rua da Consolação, 94, São Paulo, será realizada a Assembleia de Fundação da ABRAINFO – Associação Brasileira de Profissionais da Informação. Em nome de todos que participaram das discussões preliminares convidamos você, na qualidade de sócio fundador, para comparecer e compartilhar ideias e propostas, visando a criação da Entidade. Na ocasião será discutido e aprovado o seu Estatuto e eleitos os membros do Conselho Deliberativo provisório que terá a incumbência de organizar as bases da Associação e convocar eleições no prazo de seis meses. Pedimos a gentileza de reenviar este convite a todos os possíveis interessados no campo da Informação.

Centro Universitário Senac divulga cursos em novembro sobre conservação de acervos, organização e catalogação