sexta-feira, 6 de agosto de 2010

III Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo

"O Centro de Documentação e Biblioteca da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, realizará o evento “III Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo”, cujo objetivo é promover reflexão, por parte dos profissionais e estudantes de Educação Física, Biblioteconomia, Informação, Comunicação e demais áreas do conhecimento, sobre o tema apresentado, com exposição de conseqüências, resultados, discussão das práticas de gestão do conhecimento e organização da informação esportiva.

O tema do evento será: “A transversalidade do esporte e a gestão do conhecimento: relevância no cenário brasileiro” e terá como público alvo Profissionais e estudantes das áreas de Educação Física, Esporte, Biblioteconomia, Informação, Comunicação, e demais interessados pelo tema, com expectativa de público de 200 pessoas.

A chamada de trabalhos para este evento encontra-se disponível em:
http://encontrogestaoinformacao.blogspot.com/2010/01/iii-encontro-de-gestao-da-informacao-e.html

O evento acontecerá nos dias 1º e 2 de setembro de 2010, Auditório ‘Francisco Romeu Landi’ da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, e o CRB8 participará da mesa de abertura juntamente com Secretário Municipal de Esportes e autoridades convidadas.

Dias 1 e 2 de setembro de 2010
Horário: a partir das 9hs.

3ª Jornada das Profissões

A coordenadora da Comissão Especial de Educação, Rosana Telles participará da 3ª Jornada das Profissões promovida pela Escola Presidente Kennedy em parceria com o Comitê de Projetos Sociais – Machado Meyer.

Dia: 07/08 às 11h30

Falará sobre o Bibliotecário, o mercado de trabalho, onde atua, cursos existentes em São Paulo e no Brasil.

A organização da Informação Jurídica na Biblioteca e no Arquivo

Palestra oferecida pelo GIDJ-SP

Apresentar aspectos da organização da informação no âmbito da Biblioteca e do Arquivo jurídico.

Público-alvo:Profissionais que atuam em unidades de informação e documentação jurídica ou interessados em iniciar na área.

Data: 28 de Agosto de 2010. (sábado)
Horário: 9:00 às 13:00
Local: Conselho Regional de Biblioteconomia
Rua Maracajú, Nº 58 – Vila Mariana – São Paulo.


Veja o programa completo

Vagas limitadas.

Inscreva-se aqui

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cinema na Monteiro Lobato

"De 04 a 25 de agosto, a Biblioteca Monteiro Lobato recebe a programação Cinema da Hora. Todas as quartas do mês serão animadas pela apresentação de um filme infantil, às 15h. No primeiro dia, A Noiva Cadáver, uma animação de Tim Burton, conta a história de um rapaz que se casa com um cadáver e é conduzido para o divertido mundo dos mortos.

No dia 11, as crianças poderão viajar no universo dos contos com o filme História Sem Fim. A animação Coraline e o Mundo Secreto será apresentada no dia 18, contando a história da garotinha que descobre um lugar diferente ao passar por uma porta em sua nova casa.

O encerramento da programação será com Shrek, a história de um ogro que tem seu pântano invadido por uma série de criaturas encantadas. Para conseguir a tranquilidade de volta, deverá resgatar a princesa Fiona do castelo onde está aprisionada."

Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque - Centro - (11) 3256-4122

Publicado em: http://www.guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Passeios/Estabelecimento/Biblioteca_Monteiro_Lobato.aspx?id=25292

Espetáculo infantil encanta crianças na Biblioteca Municipal de Cubatão

"Histórias Daqui e de Lá" conscientiza o público infantil sobre o hábito pela leitura

Foi possível escutar dezenas de risadas infantis vindas da Biblioteca Municipal de Cubatão, durante a canção final de "Histórias Daqui e de Lá", peça apresentada no local, nesta terça-feira, dia 3. A alegria das narrativas das atrizes Danielle Barros e Lívia Sales contagiou o público do Ensino Fundamental I da UME Acre nas duas sessões: às 9 e às 15 horas. O espetáculo está em cartaz há 15 anos na companhia As Meninas do Conto, e desde 2008 é encenado no Programa Viagem Literária, projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com bibliotecas municipais.

Tendo uma colcha de retalhos como pano de fundo, as atrizes encantavam as crianças com contos que remetem à tradição oral. Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Câmara Cascudo foram alguns dos autores que tiveram suas histórias atualizadas na versão das narradoras. Ricardo Campinas Gonçalves, de seis anos de idade, abraça contente sua mãe, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Patrícia Campinas Gonçalves, que diz: "Quando você trabalha com o lúdico, as crianças desenvolvem mais a criatividade e interagem ainda mais com o mundo".

Na ponta dos pés, Danielle despertava a curiosidade dos estudantes: "E Pequetito se tornou um lindo, garboso e alto samurai". Depois dos aplausos, a professora de Educação Artística da Escola Estadual Afonso Schmidt, Laura Ribeiro, elogia o trabalho da companhia teatral: "De fato, a narrativa é um recurso ilimitado para a imaginação dos alunos". A atriz complementa: "O universo das histórias pertence às crianças. A história é o meio de chegarmos às nossas raízes, precisamos fazer essa continuidade oral chegar às futuras gerações".

Espetáculo - Olhos atentos, sorrisos no rosto, imaginação aberta e muitas gargalhadas. Foi assim que aproximadamente 50 crianças da UME Acre Cota 200 reagiram ao escutar histórias sentadas no chão de uma das salas da biblioteca municipal. Quem estava atrás ficou de joelhos para não perder nenhum movimento das meninas do conto.

Tambor, balafon, carrilhão, conduíte, prato, chapéu, avental, anel, entre outros instrumentos de percussão e adereços, encantaram ainda mais as narrações. Com um simples chapéu surgia um personagem, com um avental aparecia outro. E as crianças não paravam de rir, não só pelos contos, como também pela música, que era transformada em uma emocionante viagem. “Conta de novo”, disse uma aluna após ouvir a história “A Pequenininha”. Mas não só as crianças, os adultos também puderam relembrar sua infância. Prova disso foram as risadas que ressoavam nos corredores da biblioteca.

Nathalia Rodrigues Leonel, de seis anos, estudante do 1° ano do Ensino Fundamental, participou pela primeira vez de uma aula diferente: “Só a minha mãe me conta histórias, e foi muito legal ouvir outra pessoa. Senti medo e alegria simultaneamente”. Já para a Sofia Oliveira da Silva, de sete anos, além de sua mãe, só a professora contava histórias. “Elas fazem mágicas. Foi muito legal ouvi-as com os instrumentos”, afirmou a aluna do primeiro ano.

Ao final do espetáculo, levantando o braço e um pouco tímida, uma criança perguntou: “Vocês usam a imaginação?” A atriz Danielle respondeu: “Sim, com certeza. A gente pegou essas histórias dentro da biblioteca, por que a gente vai embora, mas as histórias ficam”. Baseado em contos literários, Histórias Daqui e de Lá tem direção de Simone Grande, cenário e figurino de Luciana Bueno.
Educação pela fábula – “História é metade de quem ouve e metade de quem conta. E hoje, todos nós contamos histórias”, disse Danielle. Dilcelene de Souza de Aquino, uma das professoras das cinco turmas que estiveram na biblioteca, também acredita na educação pela fábula. “Foi maravilhoso. As duas associaram os sons com os contos. E foi dessa forma que elas incentivaram os professores a fazer essa didática na escola”, ressaltou.

As atrizes acreditam na educação emancipadora. “A criança aprende a história porque existem valores nela. A gente planta a sementinha e a tendência é sempre continuar. Todo mundo pode contar histórias”, explicou Danielle.
Chefe da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico de Cubatão, Welington Ribeiro Borges ressalta: "Esse momento tem a função de despertar o interesse das crianças de freqüentar a biblioteca e de desenvolver o hábito da leitura". O Programa Viagem Literária proporciona eventos artísticos mensais nas bibliotecas do Estado de São Paulo. Cubatão participa das programações desde a primeira edição, em 2008.

Texto: Fernanda Lima e Lincoln Spada
Foto: Rodrigo Fernandes
Link para fotos
20100803 – Secult – Meninas do Conto – LS e FL
Publicado originalmente por Departamento de Imprensa em
http://www.cubatao.sp.gov.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=2705:espetaculo-infantil-encanta-criancas-na-biblioteca-municipal-de-cubatao&catid=10:noticias-da-cidade&Itemid=50

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Biblioteca de Valinhos sedia “Viagem Literária”

A partir do próximo dia 17, a Biblioteca Pública de Valinhos receberá, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Viagem Literária”, da Secretaria do Estado da Cultura. A programação contará com o módulo Contação de Histórias.

Segundo o diretor da Biblioteca, Djalma Braga, serão duas apresentações, às 9h30 e 14h30, com artistas do Núcleo Caboclinhas, formado pelas atrizes, bailarinas e musicistas Luciana Silveira, Viviane Victtorin, Geni Cavalcante e Aline Anfilo. “Apesar de ter um público alvo, crianças até 10 anos, a participação é livre e constitui-se uma ótima opção cultural para o cidadão valinhense”, destacou.

De acordo com Djalma, as diretoras das escolas interessadas em participar das sessões poderão entrar em contato com a Biblioteca para agendar os horários. A Biblioteca de Valinhos fica na Rua Itália, 477, no Jardim Ribeiro. Telefones: 3871-6022 ou 3871-3972. A atividade percorrerá as bibliotecas do interior e litoral do Estado de São Paulo entre agosto e novembro, levando a cada mês uma atração cultural diferente.

Fonte: http://www.jornaldevinhedo.com.br/interna.php?idc=2,0,4147

Projeto "Letras de Luz" realiza capacitação em Lorena

Cidade é o pólo regional do projeto direcionado a bibliotecários, professores, coordenadores e diretores de escola da rede municipal

Nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), a Secretaria da Cultura de Lorena promove, por meio do “Projeto Letras de Luz”, oficinas direcionadas a bibliotecários, professores, coordenadores e diretores de escola da rede municipal de ensino.

A capacitação será realizada na Casa da Cultura, das 8h às 17h, e será de responsabilidade da representante do “Letras de Luz”, de São Paulo, Edi Fonseca.

O projeto de educação e cultura da Fundação Victor Civita, com patrocínio da EDP Energias do Brasil, atende a 60 municípios, distribuídos em 16 pólos, nos Estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e São Paulo.

A cidade de Lorena é o pólo regional do projeto, onde participam cidades de Guaratinguetá, Aparecida, Potim e Roseira.

O foco é ampliar o interesse da população pela leitura, fazendo com que a tarefa de estimular esse hábito seja incorporada ao cotidiano dos educadores de todo o país.

Para isso, uma série de ações orienta os trabalhos como: formação de professores e agentes literários em oficinas de leitura; capacitação de grupos em teatro e posterior realização de espetáculos; doação de acervos de livros literários para as cidades participantes.

Neste mês de agosto, no dia 05/08, as cidades envolvidas receberão uma doação de acervo de livros do projeto.

O evento, ainda contará com apresentação do Grupo de Teatro "Deita molhado, acorda Iluminado”, que será realizada na Casa da Cultura, a partir das 17h, e aberto gratuitamente ao público interessado.

Fonte: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=77065&id2=21

Programa de Educação Continuada On-line para Profissionais da Informação

A ContentMind, núcleo EaD da ContentDigital, em parceria com Suely de Brito Clemente Soares, desenvolveu o “Programa de Educação Continuada On-line para Profissionais da Informação”.
Os dois primeiros cursos disponíveis são “Web 2.0 e o que é Ser 2.0: fundamentos, ferramentas e principais aplicações” e “Gestão de Pessoas em Unidades de Informação”.
Assista o vídeo de apresentação
http://www.youtube.com/watch?v=tNqkx8khS4s
e conheça o site www.contentmind.com.br .
Veja uma aula de demonstração acessando o ambiente com o login e senha demonstracao (sem acento!).

Descontos especiais para membros do CRB-8, turmas e cursos in company!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nova edição da CRB8 Digital

A nova edição da Revista CRB-8 já está online. Você pode conferi-la no link http://revista.crb8.org.br.

Ciclo de Palestras GIDJ/SP e CRB/8

28/08/2010
A organização da Informação Jurídica na Biblioteca e no Arquivo
Roseli Miranda / Andréa Gonçalves

25/09/2010
Arquivo: Gerenciando a digitalização de documentos jurídicos
Eleonor Gomes e Andréia Lira

23/10/2010
Produtos e serviços informacionais na área jurídica
Cássio Andretta e Roseli Miranda

06/11/2010
O bibliotecário na gestão do escritório jurídico
Regina Celi de Souza

27/11/2010
O profissional bibliotecário e sua atuação na biblioteca jurídica
Marcos Rogerio Gonçalves

Aguardem informações sobre abertura de inscrições!

Grupo Juridico inaugura blog

O Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (GIDJ/SP), oficializado em 25 de junho de 2002, tem por objetivo congregar bibliotecários e documentalistas que tenham interesse na área de informação e documentação jurídica no Estado de São Paulo, visando incentivar o intercâmbio de experiências; promover o entrosamento e a comunicação de seus Membros; difundir notícias, programas e eventos de interesse da área; promover cursos, seminários e eventos e; promover o desenvolvimento do profissional da informação e da profissão na sociedade.

Atualmente, o GIDJ/SP conta com a participação de cerca de 110 Membros ativos, que se comunicam diariamente por meio eletrônico e se reúnem periodicamente.









http://www.gidjsp.com.br/