sexta-feira, 16 de março de 2012

Biblioteca Nacional abre inscrições para o I Encontro Nacional de Catalogadores.

Os interessados de todo o Brasil em inscreverem seus trabalhos têm até o dia 13 de abril

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Nacional de Catalogadores (ENACAT), que ocorre junto com o 3º Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação e é organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Os pesquisadores interessados devem registrar os seus trabalhos até o dia 13 de abril. O evento está marcado para os dias 17 e 18 de setembro deste ano, no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro.

Com o tema "Pensando a catalogação no Brasil", o I ENACAT tem como meta criar um ambiente de reflexão e troca de experiências sobre os progressos teóricos e práticos no campo da organização da informação, com enfoque especial no que se refere às bibliotecas brasileiras. "Normas e formatos de catalogação, Controle de autoridades e terminologia, gestão de catálogos, RFRB (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos) e cooperação em catalogação serão as temáticas discutidas nos encontros", afirma a Coordenadora de Serviços Bibliográficos da Biblioteca Nacional, e organizadora do evento, Luciana Grings.  

Os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos no I ENACAT devem enviar os resumos, até o dia 13 de abril, para o endereço eletrônico csb@bn.br. "Os arquivos devem ter de 250 a 500 palavras, estar acompanhados de palavras-chave e em arquivos de texto sem identificação. Num arquivo à parte, devem constar os seguintes dados: nomes dos autores, instituição, endereço, e-mail e título do trabalho", explica Luciana.

Já o envio dos trabalhos finais deve ser feito até o dia 17 de agosto. Eles devem ser apresentados em documento do Word com até 15 páginas escritas na fonte Times New Roman em corpo 12 e sem paginação. Nesse trabalho, deve constar um resumo com cerca de 100 palavras. Citações e referências devem estar de acordo com os padrões da ABNT. Informações de contato (nome, instituição, cargo, endereço, e-mail e telefone) devem estar presentes no documento.

I Encontro Nacional de Catalogadores e 3º Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação 
17 e 18 de setembro de 2012
Tema: "Pensando a catalogação no Brasil"
Envio de resumos até 13 de abril de 2012 para csb@bn.br