sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Nova edição da Revista CRB-8 Digital

A 16ª gestão do CRB-8 encerra suas atividades de 2012 ampliando conhecimento e compartilhando experiências ao disponibilizar nova edição da Revista CRB-8 Digital. A Biblioteca Pública como efetivo polo gerador de conhecimento, instrumento de inclusão social e local de lazer e entretenimento. Boa leitura!

http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Kassab inaugura Hemeroteca e programa de modernização da Mário de Andrade é concluído

Anexa ao prédio da biblioteca, Hemeroteca reúne mais de 9.200 títulos de periódicos.

Foto de Luiz Guadagnoli/Secom
 
Kassab, durante inauguração da Hemeroteca

O prefeito Gilberto Kassab inaugurou nesta quarta-feira (19), a Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, na região central. A entrega do anexo marca a finalização do programa de restauro e modernização da Biblioteca e uma nova fase do acervo retrospectivo de periódicos gerais, que começa a ser organizado de forma a oferecer adequadas condições de consulta por pesquisadores e público em geral.

Segundo Kassab, as melhorias facilitam o acesso à cultura.  “É um benefício extraordinário. Com o equipamento entregue à população, a partir da ampliação dos serviços da Biblioteca Mário de Andrade, a cidade de São Paulo e a cultura saem ganhando”. O prefeito também destacou o trabalho do secretário de Cultura do município, Carlos Augusto Calil. “O secretário Carlos Augusto Calil nos deu a oportunidade de apresentar para a cidade de São Paulo uma verdadeira revolução na infraestrutura da cultura em relação aos seus equipamentos, aos seus programas e às políticas públicas. Esse é um legado que nós deixamos para a cidade e esperamos que sirva como referência”, acrescentou.

A reforma do anexo foi iniciada em dezembro de 2009 e contou com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), dentro do programa de revitalização do centro de São Paulo. O edital para obras da reforma fora lançado pela Prefeitura em outubro de 2008, com base no projeto arquitetônico desenvolvido pelos arquitetos José Armênio Brito Cruz e Renata Semin, da empresa Piratininga Escritórios Associados. A licitação da obra e seu gerenciamento ficaram sob a responsabilidade da SP-Obras, contratada pela Secretaria Municipal de Cultura. “O centro é o lugar comum de todos, e é também o lugar onde a identidade de São Paulo está preservada. Quando um estrangeiro ou turista vem para São Paulo, o que ele quer ver é o centro da cidade. Se cada um tem o seu bairro, todos nós temos o centro”, afirmou Calil.

Com o intuito de preservar e garantir acesso aos periódicos a pesquisadores e ao público em geral, a coleção do acervo da biblioteca foi reunida, desinfestada, acondicionada em caixas adequadas e está sendo cuidadosamente higienizada. Novas estantes também foram adquiridas e as coleções estão sendo organizadas. Para facilitar a pesquisa e consultas ao acervo, foi desenvolvida uma base de dados específica para periódicos e o projeto de catalogação retrospectiva está em andamento. Além disso, projetos especiais de digitalização estão sendo desenvolvidos para ampliar o acesso ao conteúdo do documento e preservar os originais.

Com a conclusão do programa de restauro e modernização da Biblioteca Mário de Andrade, o foco dos trabalhos da equipe passará a ser a organização das coleções – tanto a organização física das mesmas, quanto sua catalogação – todos os títulos precisam constar na base de dados online, assim como os fascículos existentes.

O atendimento ao público será realizado, em um primeiro momento, por meio de agendamento, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira. A Hemeroteca funciona na Rua Doutor Bráulio Gomes, nº 125.

Exposição


A inauguração da Hemeroteca foi comemorada com a abertura de uma exposição relacionada ao acervo de periódicos “Ridendo castigat mores” (com o riso castigam-se os costumes), e o lançamento da Revista da Biblioteca Mário de Andrade, uma coedição da Biblioteca e Imprensa Oficial. 

Outras coleções de periódicos permanecerão no edifício principal da Biblioteca: os títulos correntes continuarão a ser consultados na Sala de Atualidades, os de Artes, na Sala Sergio Milliet e os raros na Sala Paulo Prado.

Acervo

O acervo de periódicos da Biblioteca é formado por cerca de 12 mil títulos de jornais, revistas e publicações oficiais, com coleções que abrangem desde o final do século XIX até nossos dias. Muitos desses títulos não são encontrados em outras bibliotecas brasileiras e alguns são únicos no mundo. Esse acervo encontra-se, em sua maior parte, na Hemeroteca, mas parte dele está distribuída em outras áreas da Biblioteca, de acordo com a história das várias coleções e com as necessidades de atendimento.

O acervo da Hemeroteca conta com coleção retrospectiva, composta por mais de 9.200 títulos de jornais e revistas. No local, é possível realizar consultas de material impresso, microfilmado ou digitalizado, além de acompanhar palestras e exposições. As coleções da ONU e do Arquivo Histórico também serão armazenadas e consultadas no novo edifício.

Reforma e ampliação da Biblioteca

A primeira etapa do Plano Integrado de Modernização e Restauração da Biblioteca Mário de Andrade foi concluída no dia 25 de janeiro de 2011 com a reinauguração do equipamento. Patrocinadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, as obras do prédio principal tiveram início em setembro de 2007 e permitiram a recuperação estrutural do edifício, impermeabilizações das lajes, obras de segurança, restauro das fachadas e do mobiliário original, bem como a integração do prédio à praça Dom José Gaspar.
FOTOSOs arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Luiz Guadagnoli/Secom

Foto 1 - Durante a cerimônia, o prefeito Gilberto Kassab destacou a inauguração do equipamento público para a cidade de São Paulo

Foto 2 - A Hemeroteca conta com mais de 9.200 títulos de jornais e revistas

Foto 3 - A reforma do anexo foi iniciada em dezembro de 2009 e contou com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), dentro do programa de revitalização do centro de São Paulo

Foto 4 - O secretário de Cultura do município, Carlos Augusto Calil, destacou a importância da inauguração para o processo de revitalização do centro da cidade

Foto 5 - Durante a inauguração, também foi anunciado o Projeto de Preservação, Acesso e Difusão da Coleção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Mário de Andrade

VÍDEO

Arquivo de vídeo (em formato .wmv) deste evento

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Feliz 2013!


O CRB-8 estará em férias coletivas de 24 a 31 de dezembro de 2012.



FESPSP abre processo seletivo 2013 para Biblioteconomia e Ciência da Informação




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Inauguração da Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade