segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Biblioteca Mario de Andrade lança mais um numero da sua Revista

Mais um número da Revista da Biblioteca Mário de Andrade será lançado dia 02 de dezembro às 16h na propria bibliteca.

Biblioteca da EESC adota sistema de doação

"O Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP publicou um aplicativo na web que disponibiliza fascículos duplicados de periódicos e livros recebidos em doação que não apresentam os requisitos mínimos para compor o acervo da Biblioteca ou não atendem as demandas da comunidade acadêmica local.

A iniciativa pretende solucionar o problema de acúmulo de material, além de estimular as Instituições de ensino e pesquisa a selecionarem itens de interesse, dando a eles um destino nobre.

Desde o início do sistema já foram encaminhadas doações para todo o Brasil. Vale lembrar que todas as doações recebidas passam por um período de incubação, conferindo a mínima segurança de que estão isentos de contaminação.

A proposta foi apresentada no terceiro Seminário Internacional de Sustentabilidade e estendida às demais Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP para que cadastrem suas doações, criando-se um Banco único de itens disponíveis.

O sistema pode ser acessado na página da Biblioteca da EESC. http://ulexita.bib.eesc.usp.br/doacao/publish/

Mais informações: (16) 3373-9237, email elenisea@sc.usp.br"

Comissão discute lei sobre universalização das bibliotecas escolares

" A Comissão de Educação e Cultura realizará nesta terça-feira (29) audiência pública sobre a Lei 12.244/10, que trata da universalização das bibliotecas nas escolas públicas e privadas. Pela lei, as escolas terão até 2020 para instalar os espaços destinados aos livros, documentos para consulta, pesquisa e leitura. Todas as escolas públicas e privadas do País deverão ter bibliotecas com, pelo menos, um livro por aluno matriculado.

O debate foi proposto pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). “A lei foi sancionada pelo presidente Lula em 2010, mas até agora as iniciativas para sua implementação ainda são tímidas e insuficientes”, disse ela.

De acordo com o censo escolar de 2008, feito pelo Ministério da Educação, 37% das 200 mil escolas de educação básica no País não tinham biblioteca.

Foram convidados para a audiência:

- o vice-presidente da Câmara de Educação do Conselho Nacional de Educação, Gilberto Gonçalves Garcia;

- a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar;

- a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo Rodrigues;

- a consultora pedagógica do Instituto de Pesquisas, Estudos, Cultura e Educação (Ipece), Walda de Andrade Antunes.

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/206006-COMISSAO-DISCUTE-LEI-SOBRE-UNIVERSALIZACAO-DAS-BIBLIOTECAS-ESCOLARES.html