terça-feira, 1 de julho de 2014

Biblioteca Municipal de Ibaté comemora 40 anos em 23 de junho – Biblioteca oferece milhares de opções de livros para os amantes da leitura

São Carlos, Jornal 1ª Página, 27.6.2014
Da  Redação
 


(Foto: Arquivo/JPP)

Em comemoração aos seus 40 anos, a Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, com total apoio da Prefeitura Municipal de Ibaté realiza a Exposição Biblioteca 40 anos, cujo slogan é “Mais que livros, um mundo de histórias”.


A exposição apresenta a história da fundação do Município de Ibaté, os seus aspectos históricos, geográficos, econômicos e culturais.


Sobre a Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, traz um histórico mostrando a trajetória dos serviços prestados à comunidade, durante os seus 40 anos.


A Exposição poderá ser visitada na Biblioteca até o dia 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.


A prefeita Lu Spilla (PSDB) convida toda a população para visitar a exposição e juntos comemorar mais uma importante data para o município. “Importantes resgates culturais e históricos de nossa cidade e nossa biblioteca, vale a pena conferir”, convidou a Prefeita Lu Spilla.


HISTÓRIA


Criada pela lei municipal número 341 de 22 de Março de 1967, com o nome de Biblioteca Pública Municipal, somente em 18 de junho de 1974, através da lei nº 385, é que passou a ser denominada Biblioteca Pública Municipal "Comendador Nello Morganti", em homenagem ao usineiro de Ibaté, que muito contribuiu para o desenvolvimento da cidade, sendo inaugurada em 23 de Junho de 1974.
A primeira bibliotecária foi a Maria Christina Pistelli Rodrigues Fontes, que tinha como auxiliares a senhora Loreci Conceição de Arruda Camargo e Isolina Vieira Larocca.


Desde o ano 1993, Ana Maria Guaratini Ibelli é a bibliotecária que se dedica com responsabilidade e conta ajuda das funcionárias: Lúcia Helena Donatoni Buzo, Leonice Varanda Lopes, Elza Maria Pontelli de Ornellas, Maria Lúcia de Arruda Camargo Milhiorini, e pelas estagiárias: Niele Menezes Bispo e Débora Alves Queiroz.


Como toda biblioteca é guardiã de documentos públicos e privados, a biblioteca "Comendador Nello Morganti", também guarda tais documentos em seu acervo. Possui livros desde os infantis, dos romances, até livros que de conteúdos para pesquisas estudantis; dicionários, enciclopédias, coleções, folhetos, jornais históricos com fotos relativas à cidade, fotografias, textos variados, como por exemplo, sobre personagens públicas do município e pessoas simples, mas que contribuíram para o progresso e desenvolvimento de Ibaté.


Assim, a Biblioteca "Comendador Nello Morganti", cumpre seu papel de conservar a memória histórica e cultural do município, colaborar com a formação das crianças e jovens que buscam na leitura momentos de lazer e ainda os auxilia nos trabalhos escolares através dos livros e computadores que estão à disposição de quem necessitar.


Fonte: http://www.jornalpp.com.br/cidades/item/64046-biblioteca-municipal-de-ibate-comemora-40-anos