quinta-feira, 21 de junho de 2012

Inscrições abertas para Pós-Graduação em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO na UNESP/Marília

O Programa tem como linha mestra o estudo crítico das metodologias utilizadas para tornar a informação disponível e acessível, mormente com o uso das tecnologias que propiciem a construção do conhecimento científico, tecnológico e social na atualidade, com especial ênfase ao papel da gestão, organização, produção, representação, mediação e uso da informação como matéria-prima para o desenvolvimento do conhecimento.

Avaliação CAPES
Mestrado Acadêmico: 5
Doutorado: 5

Inscrições até 13 de Julho de 2012
http://e.fundepe.com/preview_htm.php?id_cmp=580853&idem=55652&iu=1038
Mais em
www.marilia.unesp.br/posci

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sinbiesp promove Assembléia Geral Extraordinária e coquetel de inauguração da nova sede

Dia 29/06, sexta-feira às 16h (primeira chamada)
LOCAL: Nova sede do SINBIESP: AV. NOVE DE JULHO, 40 — 7º ANDAR conj. CJ7G CENTRO - São Paulo (SP)
Confirme sua presença por e-mail:
secretaria@sinbiesp.org.br ou tel. (11) 3242-0911
Mais em
http://www.sinbiesp.org.br/ 
Convite: http://migre.me/9zzIf

SESI-SP abre processo seletivo para bibliotecários para Araraquara e Matão

Inscrições até dia 22 de junho em www.sesisp.org.br/trabalheconosco
Edital: http://www.crb8.org.br/UserFiles/File/EditalBibliotecarioSESI.pdf

terça-feira, 19 de junho de 2012

Anhanguera abre curso de Biblioteconomia

O curso forma profissionais para o trabalho em unidades de informação, desde as tradicionais bibliotecas públicas e privadas, escolares e universitárias, até os centros de informação empresariais. O estudante aprenderá sobre o conjunto de organismos, operações técnicas e princípios que dão aos documentos gráficos e não gráficos o máximo de utilidade possível, ou ainda, a ciência que se ocupa do conjunto de conhecimentos teóricos e técnicos indispensáveis para armazenar, recuperar e disseminar informações em qualquer tipo de veículo ou formato, de maneira ágil, eficaz e dinâmica.
As aulas valorizam a característica multidisciplinar da profissão, o que garante ao aluno um amplo campo de trabalho, não apenas em relação às áreas de atuação mais tradicionais, mas também nas empresas privadas.

Duração: 4 anos
Tipo de formação: Bacharelado
Tipo de curso: Presencial

Mais informações em
http://www.anhanguera.com/graduacao/cursos/Bibli_.php

Dilma assina decreto que reestrutura a FBN

Fonte: Ascom FBN - 12/06/2012
Foi publicado no último dia 8/6 o decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff com a reestruturação da Fundação Biblioteca Nacional. Entre as novidades, está a transferência da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) da estrutura interna do Ministério da Cultura para a FBN.
A nova diretoria, que funcionará no histórico Edifício Capanema, no Rio, teve sua equipe ampliada. Também foi criado o Centro de Pesquisa e Editoração, que aumentará, em 2012, o número de bolsas de pesquisa e a publicação de livros a partir do acervo da Biblioteca Nacional.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Criado o Centro Internacional do Livro

Fonte: Ascom FBN - 12/06/2012
Entre as boas notícias trazidas pelo decreto presidencial que reestruturou a FBN, inclusive trazendo cargos de direção que estavam em Brasília, um dos destaques é a criação do Centro Internacional do Livro, que terá a incumbência de fortalecer as ações de internacionalização do livro e da literatura brasileira.
O novo centro tem na direção Moema Salgado, responsável, entre outros, pela organização da participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt, em 2013.