sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A Biblioteca Mario de Andrade convida

para um debate sobre DIREITO À INFORMAÇÃO a se realizar no dia 28 outubro, quinta-feira, das 18h00 às 20h00, na Biblioteca Mário de Andrade.

O evento consistirá de uma mesa-redonda seguida de debates e contará com a participação de:

Eugênio Bucci: colunista do jornal "O Estado de S. Paulo" e do site "Observatório da Imprensa". Integrou o Conselho Curador da TV Cultura de São Paulo de 2007 a 2010. Foi presidente da Radiobrás entre 2003 e 2007. Na Editora Abril, foi diretor de redação de revistas mensais e Secretário Editorial. É Professor Doutor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Luís Francisco Carvalho Filho: advogado criminalista, colunista do jornal "Folha de S. Paulo" e ex-diretor da Biblioteca Mário de Andrade.

Matias Molina: diretor de Análise de Informações Internacionais da CDN (Companhia de Notícias). Trabalhou na "Folha de S. Paulo" como redator internacional e editor de economia, na Editora Abril, onde lançou a revista Exame, e na Gazeta Mercantil.

O número de vagas é limitado e as inscrições devem ser feitas por email - bma@prefeitura.sp.gov.br

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

XIII Semana do Livro e da Biblioteca

"De 23 a 29 de outubro, é comemorada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto Lei nº 84.631 e, também, no dia 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro, de acordo com a Lei nº 5.1912.

Na Universidade de São Paulo (USP), a referida semana é promovida pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi),focado na disseminação do conhecimento pela gestão da informação. Por sua vez, o SIBi orienta suas Unidades, entre elas a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ).

Para acompanhar o assunto sugerido para este ano, "Para onde caminha o acesso aberto na USP?", a Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD) da ESALQ promoverá, de 25 a 27 de outubro e de 3 a 5 de novembro, a XIII Semana do Livro e da Biblioteca, sob o tema "A biblioteca de ontem, hoje e amanhã.

A programação do evento envolverá palestras e exposição que enfocarão a vivência da instituição diante das pesquisas que desenvolve, além do próprio cotidiano do serviço.

As inscrições para palestras, que são gratuitas, podem ser feitas pelo site www.esalq.usp.br/biblioteca , ou na Biblioteca Central da ESALQ. Informações pelo telefone (19) 3429-4240 ramais 201 e 205, ou pelo e-mail biblio@esalq.usp.br .

As palestras serão também transmitidas pelo sistema IPTV/USP, cujo link será indicado no mesmo site da biblioteca.

Programação

25 de outubro
09h00 - abertura oficial da XIII Semana do Livro e da Biblioteca
10h00 - abertura das exposições: A Biblioteca de ontem: vídeo com a diretora da DIBD, de 1947 a 1977, Dina Moretti, painéis com fotos e museu da biblioteca antes de 1999 |
A Biblioteca de hoje: vídeo com a atual diretora da DIBD, Márcia Regina Migliorato Saad,exposição de painéis sobre produtos e serviços oferecidos à comunidade desde 1999 |
A Biblioteca de amanhã: vídeo e exposição de painéis sobre tendências da informação |
Demonstração de produtos/equipamentos 3M sobre biblioteca 26 de outubro
09h00 - O livro na era digital, com Ednei Procópio, especialista em livros eletrônicos e membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Local:
Auditório da Biblioteca Central

27 de outubro
09h00 - Visão Geral sobre o Twitter, com Fernando Souza, publicitário, diretor de arte e fundador do blog Twitter Brasil. Local: Pavilhão de Economia e Sociologia, no Auditório BM&F, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da ESALQ
14h00 - Google Marketing, com Conrado Adolpho, escritor, consultor e estrategista de Marketing Digital. Local: Auditório BM&F do LES

03 de novembro
09h00 - Serviços informacionais em tempos de Web 2.0, com Renata Landshoff, professora de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Local: Auditório da BM&F do LES
14h00 - A Biblioteca do futuro na visão do usuário: "navegar na Internet" ou "andar nas nuvens?", com Suely de Brito Clemente Soares, bibliotecária aposentada da UNESP e professora de Ensino a Distância (EaD). Local: Auditório da BM&F do LES

04 de novembro
09h00 - Redes Sociais, com Wagner Fontoura, empresário e sócio da Coworkers Mídias Sociais. Local: Auditório da BM&F do LES
14h00 - Usabilidade e acessibilidade à informação em meio digital: a contribuição das novas TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicação), com José Oscar Fontanini de Carvalho, professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC de Campinas). Local:Auditório da BM&F do LES

05 de novembro
10h00 - O estado da biblioteconomia, com Moreno Barros, graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Local: Auditório BM&F do LES.
Texto: Alicia Nascimento Aguiar
19/10/10"

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Homenagem a D. Carminda Nogueira

Através das palavras da colega Lourdes Moraes, o CRB8 presta uma homenagem à bibliotecária Carminda Nogueira, falecida dia 14.

"D. Carminda: uma educadora na fé.

Conheci D. Carminda em 1968 quando estava terminando meu curso de Magistério na Escola Estadual Jesuíno de Arruda. Jovem, com apenas 18 anos, tinha vontade de ir adiante com meus estudos. Porém, de família pobre não poderia cursar Pedagogia fora da cidade como fizeram alguns de meus colegas. Então, quase no final do ano, eis que aparece uma grande oportunidade, - um curso novo - biblioteconomia. Não sabia bem o que era, mas incentivada por duas professoras da Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos – Miriam Zambel e Carminda Nogueira de Castro Ferreira, prestei o vestibular. Não foi difícil, eu tinha uma sólida formação, mas também não foi fácil – tinha prova da língua francesa. Fiquei um pouco desanimada, pois não tinha tido oportunidade de estudar essa língua de pronuncia tão bonita, mas não de tão fácil entendimento e muito menos de escrita. Mas a D.Carminda com seu jeito alegre e sua sabedoria de gente que sabe o faz, disse – não fique preocupada é apenas um texto para interpretar, você vai conseguir – e eu, com a segura orientação desta senhora que seria minha grande e permanente professora, eu fiz a prova e todo o curso de biblioteconomia e documentação com grande entusiasmo e também grande sucesso. Foram tempos maravilhosos.
E, assim ao longo de todos esses anos, que não são poucos, tive o prazer e privilegio de conviver com a D. Carminda. No início como aluna, numa relação de respeito, admiração e preocupação. Suas disciplinas eram difíceis - para quem gostava mais das exatas como eu – francês, português, cultura literária e cultura artística. Depois de formada, uma relação de colegas de profissão – somos bibliotecárias – participando dos mesmos ideais da profissão, dos mesmos espaços e das mesmas discussões.
Porém, a D.Carminda nunca deixou de lado a sua missão de professora – sempre incentivando o nosso trabalho. Lembro bem em um Congresso Brasileiro de Biblioteconomia , quando fui dar uma olhada no meu trabalho na seção de pôster lá estava um bilhetinho muito bem redigido “Parabéns pelo trabalho, tenho muito orgulho de ser sua professora. Carminda”. Tenho este bilhete até hoje, faz parte do meu curriculum...
Além desta relação de paixão pela profissão, pela informação, pelo conhecimento e pela cultura, tínhamos também outra coisa em comum, muito maior e mais importante, a fé em Deus.
Todos os domingos quando participava da missa às dezoito horas da Igreja São Benedito, estava lá a D.Carminda. Fazia as leituras iniciais, olhava se tudo estava em ordem e depois se retirava, porque ia retornar para São Paulo, Mas nunca antes sem dar uma palavra, eu sempre acreditei que ela gostava muito de me encontrar lá na igreja, assim como na escola, na biblioteca, nos eventos. Eu sempre tive muito orgulho e prazer com estes encontros, eu pensava quando a via – ela vem falar comigo. E vinha....
Com este meu testemunho posso dizer que minha vida profissional e pessoal não foi bem sucedida por acaso. Tive grandes mestres e um deles foi a D. Carminda que me ensinou muito de tudo que sei.
- D.Carminda, a sua presença foi sempre marcante na minha vida, como uma educadora na fé – fé profissão, nos homens e, sobretudo, em Deus.
Obrigada por tudo. Que Deus a tenha em sua glória!

Lourdes de Souza Moraes
Secretária de Educação
Lourdes.moraes@saocarlos.sp.gov.br"

Fundação Memorial da América Latina

convida para a mesa redonda “Maria Estela Guedes e a Literatura Portuguesa Contemporânea”

Esse encontro tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos literários, lingüísticos e estéticos da produção mais recente da escritora portuguesa Maria Estela Guedes , destacando seu livro “Chão de Papel”, que aborda suas memórias da Guiné-Bissau, e tendo como parâmetro a poesia contemporânea lusa num diálogo com a poesia brasileira contemporânea. A produção dessa instigante e intrigante poeta portuguesa será avaliada numa perspectiva crítica, sendo destacadas suas habilidades voltadas para o suporte virtual em sua excelente revista cultural Triplo V. O evento tem a coordenação acadêmica de Ana Maria Haddad Baptista, Márcia Fusaro, Maurício da Silva e Rita Couto.

25 e 26 de outubro de 2010 - 19h30 às 22h (segunda e terça)

Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada Franca
Informações e programação completa:
www.memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo - SP

Divisão de Produção de Eventos
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Tel.: (55-11) 3823-4780 / Fax.: (55-11) 3823-4798
email: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

domingo, 17 de outubro de 2010

Catálogo reúne preciosidades

"Desde 1945, pesquisadores mapeiam anualmente a produção de livros dedicados ao público jovem
Edison Veiga - O Estado de S.Paulo
Para as formiguinhas que trabalham na Biblioteca Monteiro Lobato - a mais antiga infanto-juvenil do País -, cada página é um torrão de açúcar, cada livro é uma vida inteira de sonhos. E não são poucas páginas, não são poucos livros. Cada membro da equipe dos resenhistas profissionais que lá atuam devora 80 páginas por dia - para dar conta de toda a produção brasileira do segmento, que varia de 800 a mil títulos por ano.
Leia mais

BookCrossing já tem 2 mil adeptos em São Paulo

Prática consiste em trocar livros em locais públicos.
Movimento, criado em 2001 nos EUA, abriga 7 mil participantes no Brasil.
Criado com o objetivo de transformar o mundo em uma grande biblioteca, o BookCrossing nasceu da ideia de praticar o desapego material e estimular a cultura. E a prática vem ganhando adeptos: já são 2 mil em São Paulo.
O BookCrossing consiste em deixar um livro em um local público para que outra pessoa o encontre, leia e faça o mesmo processo. O lema do movimento é: ler, registrar e libertar. Leia um bom livro, registre o exemplar no site para adquirir um número de identificação e o liberte.

Leia mais