domingo, 20 de novembro de 2011

Prof. Luis Milanesi fará palestra sobre biblioteca pública

Caro bibliotecário,
" Este é um convite muito simples, ainda que pleno de significados. Em 1982 foi implantado na Secretaria de Estado da Cultura o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo. Isso ocorreu depois de mobilização de bibliotecários que viviam o clima da abertura política depois dos tortuosos anos de chumbo. A iniciativa teve um forte impacto porque trazia propostas que iam muito além do perfil tradicional das bibliotecas públicas. Tive o privilégio de, em uma década, interagir com mais de 400 bibliotecas, prefeitos, secretários municipais de Cultura, leis, decretos, tradições, burocracia, mas sobretudo um notável desejo de superação das precárias condições da informação pública. Dividi essa tarefa com o trabalho de ensino na USP onde continuei formando bibliotecários, mestres e doutores. Em uma década foram tomadas iniciativas que fizeram do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo um modelo que se espalhou pelo país. Tanto assim que foram criadas organizações semelhantes em quase todos Estados brasileiros. Sem dúvida, vivemos aquele tempo como  um momento de inflexão que permitiu olhar não para a “informação especializada” do topo da pirâmide, mas para o direito à informação das classes sociais da base da pirâmide.

Hoje, quase três décadas depois, observo que o modelo que existia antes de 1982 ainda não foi totalmente superado. Ao contrário, percebo esforços para reforçá-lo. No entanto, mais uma vez fomos atropelados pelo tempo e temos pela frente um fenômeno com ares de esfinge: a internet que ameaça devorar tudo o que foi construído - antes e depois de 1982.  Por esse motivo, entendi que seria útil fazer uma revisão do papel e das funções da biblioteca pública na vida das cidades no cenário contemporâneo. Isso antes que os apocalípticos nos garantam que perdemos o bonde da história ou que os integrados de sempre, como avestruzes, digam que tudo vai bem, obrigado, com as bibliotecas públicas.

Para dar início a este esforço, próprio da missão universitária, farei no próximo dia 25 de novembro, na USP-Escola de Comunicações e Artes, Auditório Paulo Emílio, no segundo andar do prédio central da ECA, entre 9:30 e 12:00 horas uma apresentação prospectiva e indicativa dos novos rumos das bibliotecas municipais. E, certamente, com muito debate. Creio que existem extraordinárias possibilidades de atuação – desde que estejamos seguros das novas tarefas que temos pela frente.

Foi criado recentemente na USP/eca o Laboratório de Cultura, Informação e Público - LACIP. Esse grupo de estudo e ação deseja realizar uma série de atividades de interesse para as bibliotecas públicas/centros de Cultura. Para isso, muito além dessa palestra, serão criados grupos de trabalhos para procurar novas formas de atuação na esfera da Informação Pública, bem como instituídos cursos de atualização profissional para o campo público e escolar.

A sua presença, as suas ideias serão bem-vindas. Para confirmar, por favor, clique aqui  http://goo.gl/5Os3l e preencha o pequeno formulário.
Prof. Luis Milanesi "