César Obeid convida para sua oficina virtual sobre cordel
"Quero que todos os participantes façam, ao menos, uma estrofe!"
Dia 10/11- quarta – Às 20h.
O encontro será virtual via Skype (faça a busca por césar.obeid e o adicione)
E´necessário ter o programa instalado no computador. www.skype.com
César Obeid
www.teatrodecordel.com.br
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Oficina Virtual: Sextilhas de cordel
Postado por crb8saopaulo às 10:55 0 comentários
Marcadores: César Obeid, Oficina de cordel
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
O bibliotecário na gestão da informação e do conhecimento no escritório jurídico
Dando continuidade às palestras sobre bibliotecas na área jurídica o Ciclo de Palestras CRB-8 & GIDJ, convidam para a palestra : “O bibliotecário na gestão da informação e do conhecimento no escritório jurídico” dia 06/11/2010 .
As vagas são limitadas e a inscrição, gratuita, deverá ser feita pelo email: crb8@crb8.org.br, apresentando nome completo, nº de crb-8 e telefone para contato.
Palestrante: Regina Céli de Sousa
Bibliotecária, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista, MBA em Gestão Empresarial, pelo Instituto Trevisan, especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Ex-presidente: Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB-8 (3 gestões), Associação Paulista de Bibliotecários, Comissão Brasileira de Documentação Jurídica – CBIDJ. Foi coordenadora do Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo. Organizadora de congressos, cursos e palestras na área de informação e documentação jurídica.
Atual: vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia e Gerente de Conhecimento e de Informações de Machado Meyer Advogados.
Objetivo: Apresentar diretrizes para o planejamento e elaboração da política de desenvolvimento de coleções no âmbito da informação jurídica.
Público-alvo:Bibliotecários iniciantes em unidades de informação e documentação jurídica e interessados na área.
Cronograma:
09:00 – Abertura/Credenciamento
10:30 – Coffe Break
13:00- Encerramento do evento.
Conteúdo
1 - Introdução
2 – Estrutura organizacional do escritório jurídico
3 – Perfil da clientela no ambiente jurídico
4 – Perfil do bibliotecário jurídico
5 - Organização do serviço de informação
6 - Diagnóstico para implantação de serviço de Informação
7 - Relacionamento e fidelização com o cliente
8 - Motivação da equipe
9 - Avaliação de desempenho, metas
10- Troca de experiências
Postado por crb8saopaulo às 05:05 0 comentários
Marcadores: GIDJ. Bibliotecas Juridicas, Palestras, Regina Celi
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Lançamento de livro
As autoras, Sueli Mara Soares Pinto Ferreira e Maria das Graças Targino têm o prazer de divulgar o lançamento do terceiro livro na série sobre revistas científicas em parceria com o SENAC e CENGAGE: Acessibilidade e Visibilidade de Revistas Científicas Eletrônicas, ISBN 13: 978-85-221-0990-6;ISBN 10: 85-221-0990-7;Número de páginas: 354
Conheça o sumário do livro
Postado por crb8saopaulo às 06:09 0 comentários
Marcadores: Maria das Graças Targino, Sueli Mara
Festa no CEU Pera Marmelo
O CEU Pera Marmelo convida para a solenidade de comemoração do 7º aniversário de sua inauguração:
Dia 05 de novembro de 2010, às 13hs, no Teatro Plinio Marcos
Rua Pera Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia - Jaraguá
Confira abaixo a programação do evento
Postado por crb8saopaulo às 06:03 0 comentários
Marcadores: CEU Pera Marmelo
domingo, 31 de outubro de 2010
Cultura só repassará verbas a municípios com bibliotecas
"Ministério quer garantir que prefeitos invistam na manutenção das bibliotecas
Agência Brasil
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirmou que somente municípios que mantenham bibliotecas públicas terão direito de receber verbas do ministério. A medida será detalhada por meio de portaria ministerial a ser editada ainda este ano e objetiva garantir que os prefeitos invistam na manutenção das bibliotecas.
“O Brasil já zerou o número de municípios sem bibliotecas, mas elas acabam fechadas, porque os prefeitos não acham relevante pagar duas bibliotecárias e três funcionários”, disse o ministro. Por isso, segundo ele, o governo vai elaborar uma portaria que exigirá que os municípios tenham um biblioteca pública, caso contrário não terão direito a recursos federais.
“Já zeramos o déficit de bibliotecas por duas vezes, mas quando pesquisamos vimos que há mais de 100 municípios que fecharam os espaços”, destacou o ministro, durante a solenidade de comemoração dos 200 anos da Biblioteca Nacional no Rio.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, afirmou que só nos últimos quatro anos foram implantadas 1.856 bibliotecas em municípios brasileiros, cada uma com 2 mil livros, além de computador e programa específico.
Muniz comemorou o repasse de R$ 31,7 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos no centenário prédio da biblioteca – construído no centro do Rio 100 anos depois de sua fundação -, incluindo elevadores, cobertura e loja temática.
Também será reformado um imóvel na região portuária, onde funcionará a hemeroteca, setor dedicado ao arquivamento e consulta de jornais, documentos e revistas. No local, que abrigará 3,5 milhões de documentos, haverá uma biblioteca popular para os moradores dos bairros da Saúde e da Gamboa.
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, fez um aporte de outros R$ 6 milhões para aumentar a capacidade de digitalização de documentos da Biblioteca Nacional, permitindo o acesso remoto às informações em qualquer parte do país e do mundo a estudantes e pesquisadores.
“A grande questão é a democratização da cultura. A biblioteca tem se aberto por meio da digitalização, que gera mais de um milhão de acessos por mês, enquanto que o número de visitantes mensais ao prédio é de 15 mil. A ideia é tornar isso aqui num centro de atração no Rio de Janeiro, não só com livros, mas também com vídeos, computadores e imagens”, afirmou Muniz.
A Biblioteca Nacional foi criada com a vinda da família real, em 1808, a partir de um acervo de 60 mil peças. Funcionou incialmente em uma sala do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na atual Rua Primeiro de Março. Em 29 de outubro de 1810, um decreto do Príncipe Regente determinou que o local acomodasse a Real Biblioteca, aberta ao público em 1814.
Exatamente 100 anos depois, em 29 de outubro de 1910, foi inaugurado o atual prédio da Biblioteca Nacional, que hoje possui um acervo de nove milhões de obras, sendo considerada a oitava instituição no mundo em número de documentos.
Publicado originalmente http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/cultura+so+repassara+verbas+a+municipios+com+bibliotecas/n1237815492082.html
Postado por crb8saopaulo às 17:23 0 comentários
Marcadores: Bibliotecas Públicas