sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Biblioteconomia na Faculdade de Biblioteconomia PUC-Campinas

Objetivo: Preparar profissionais para atuarem como especialistas na organização da informação, visando sua máxima utilização; Oferecer formação adequada para o profissional atuar na área de informação, tornando-o apto a planejar, desenvolver e oferecer serviços de informação de forma autônoma, na modalidade de consultoria, ou vinculados a unidades de informação em diferentes contextos organizacionais.

Duração do curso: 8 semestres

Número de vagas: 60

Prazo para inscrição no processo seletivo: normalmente no segundo semestre de cada ano (entre setembro e outubro)

Diferencial do curso oferecido pela Instituição: a Faculdade de Biblioteconomia é responsável pela editoração da revista científica TransInformação, importante revista da área de Ciências Sociais que está indexada nas melhores bases de dados nacionais e internacionais.

A biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia possui material bibliográfico em constante atualização, oferecendo também acesso a bases de dados internacionais especializadas e espaço para desenvolvimento de estudos.

Por estar situado em região de grande desenvolvimento econômico, cultural e científico-tecnológico, os alunos têm a possibilidade de desenvolver estágio não obrigatório remunerado em instituições públicas e privadas da Região Metropolitana de Campinas de vários segmentos. As atividades de estágio não obrigatório e obrigatório colocam o aluno em contato com realidades distintas e com profissionais já formados.

A rápida inserção de nossos egressos no mercado de trabalho, desenvolvendo carreira profissional de destaque também é um dos pontos positivos de nosso curso.

Para mais informações
Telefone: 19 - 3343-7019
E-mail: biblio.cchsa@puc-campinas.edu.br
Site: http://www.puc-campinas.edu.br/graduacao/cursos/biblioteconomia

GRADUAÇÃO BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA FESPSP


O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP promove uma formação teórica e prática, com forte embasamento técnico e conhecimentos humanísticos, o que contribui para a formação de um profissional completo.

As principais disciplinas do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação são: Projetos Culturais; Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado; Normalização Documentária; Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação; Representação Descritiva; Linguagens Documentárias; Serviços de Referência e Informação; Introdução a Organização de Arquivos; Bibliotecas Virtuais e Repositórios Institucionais e Gestão de Serviços de Informação.

O projeto pedagógico do curso baseia-se em uma integração disciplinar voltada para a prática e dispõe de recursos de educação à distância em ambiente virtual de aprendizagem que proporciona um espaço para complementação teórica e prática das disciplinas, promovendo e impulsionando a competência informacional do aluno para as novas tecnologias da informação e comunicação.

O corpo docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP é formado por mestres e doutores com atuação acadêmica e aplicada.
Bibliotecários e Cientistas da Informação formados pela FESPSP estão capacitados para a atuação em bibliotecas, unidades, redes, serviços e sistemas de informação das mais diversas instituições públicas e privadas, exercendo atividades de pesquisa, recuperação, análise, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais.

O profissional da informação é um dos mais procurados no mercado, pois presta serviços de disponibilização sistemática de informações, assessoria, consultoria, atendimento, difusão informacional e cultural, bem como ações educativas relativas à mediação da informação e da leitura, além de diagnósticos e análises informacionais.

Duração do curso: 3 anos

Número de vagas: 300 vagas, sendo 150 para o período matutino e 150 para o período noturno.

Prazo para inscrição no processo seletivo: até 27/02/2013 para ingresso ainda no 1º semestre de 2013

Diferencial do curso oferecido pela Instituição: O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação acompanha a tradição da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Em 1936, Rubens Borba de Moraes organizou o primeiro curso de Biblioteconomia da cidade de São Paulo, com o objetivo de formar um corpo de profissionais qualificados para a Biblioteca Pública Municipal. O curso, que inicialmente funcionou com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, foi recebido pela FESPSP em 1940.


Logo depois de sua integração à FESPSP, o curso desenvolveu-se e foi fundada a Faculdade de Biblioteconomia que, com o apoio da American Library Association, passou a oferecer um currículo que se equiparava ao programa das escolas norteamericanas de Biblioteca, as library schools.


Ao longo de sua história, na busca pela melhoria de qualidade e diante das exigências técnicas cada vez mais especializadas da carreira de bibliotecário, o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação introduziu novas disciplinas em seu currículo, adequou seu curso de acordo com as solicitações do mercado de trabalho e adotou novas tecnologias, incorporando os modernos campos de estudo, pesquisa e metodologias para organização e difusão da informação.


Hoje, inserida em um contexto social e informacional distinto e mais complexo, a Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP é referência nacional de pioneirismo, tradição e qualidade. Tem como objetivo formar pessoas e profissionais capazes de atuarem de forma autônoma e responsável em uma sociedade dinâmica e em constante desenvolvimento. Para tanto, está constantemente revendo e redirecionando seu projeto pedagógico, no sentido de oferecer a seus alunos o melhor curso e, à sociedade e ao mercado, os melhores profissionais.


A atualidade e excelência de suas atividades estão expressas no alto grau de empregabilidade e respeitabilidade alcançadas por seus egressos e a constante busca por profissionais formados na Instituição. A demanda por profissionais da informação é tão intensa que, mesmo antes de se graduarem, quase a totalidade dos alunos da FESPSP estão empregados ou estagiando em atividades relacionadas à profissão.

Para mais informações:
Telefone: 3123-7800
e-mail:
atendimento@fespsp.org.br
http://www.fespsp.org.br/
Fachada da FESPSP

PÓS-GRADUAÇÃO NA FESPSP


PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

O objetivo geral do curso é formar especialistas para atuar em posições de liderança e chefia nas áreas de gestão da informação e do conhecimento, independente de sua área de formação básica (graduação – nível superior).

Seus objetivos específicos são:
• Aprimorar e desenvolver competências gerenciais ligadas à gestão da informação e do conhecimento, com ênfase nos aspectos humanos;
• Promover o acesso às novas tecnologias e conceitos administrativos contemporâneos relacionados à gestão de negócios e a inserção dos líderes nesse contexto;
• Favorecer a construção crítico-construtiva sobre o papel do líder nas Organizações.

Duração do curso: 18 MESES

Prazo para inscrição no processo seletivo: até 15 de março

Diferencial do curso oferecido pela Instituição: O ambiente empresarial tem sofrido profundas mudanças relacionadas diretamente ao avanço dos recursos de informação e comunicação, das novas relações com o mercado (clientes, fornecedores, concorrentes, parceiros e a própria comunidade) e a exigência de novas formas de conduta nos negócios. O novo modelo exige do profissional um entendimento macro de questões chave, relacionadas não somente à sua formação técnica, mas principalmente às competências, habilidades e atitudes pessoais para se integrar ao ambiente das Organizações. De maneira assertiva e ética, respeitando e se adaptando às diferenças de todos os níveis e garantindo sua própria empregabilidade e a melhoria de suas relações de trabalho, que tendem a repercutir diretamente em melhor qualidade de vida, os profissionais buscam a adaptação à nova realidade.


Nesse contexto, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Competências Gerenciais tem como meta inserir os profissionais que ocupam cargos de liderança e chefia em temas contemporâneos, buscando fornecer subsídios capazes de promover o avanço profissional, através do desenvolvimento de competências gerenciais, a partir de um ambiente de aprendizagem que valorize o compartilhamento de conhecimento, além do contato com forte embasamento teórico e experiência prática do corpo docente. O curso pretende impulsionar a realização de novas conexões, traduzidas em avanço pessoal, social e profissional.
 
PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ARQUIVÍSTICA

O objetivo geral do curso é formar especialistas em gestão arquivística, independente de sua área de formação básica (graduação – nível superior).

Seus objetivos específicos são:
• Aprimorar e desenvolver competências relacionadas à gestão arquivística, em especial para os alunos não graduados em Arquivologia;
• Dotar os profissionais de competências de planejamento e gestão de sistemas de informação arquivística de Organizações públicas e privadas;
• Discutir temas emergentes como aspectos legais e econômicos de guarda de documentos físicos e digitais, preservação digital e sistemas informatizados de gestão da informação e documentação;
• Favorecer a construção crítico-construtiva sobre o papel da gestão arquivística nas Organizações.


Duração do curso: 18 MESES

Prazo para inscrição no processo seletivo: até 15 de março

Diferencial do curso oferecido pela Instituição: Os arquivos, por meio dos seus documentos, certificam os processos cotidianos e a memória histórica de pessoas e Organizações. São repositórios milenares de informações vitais para a tomada de decisão, pois armazenam todo o ciclo de existência dos entes que lhes deram origem, dando testemunho e prova das ações realizadas e dos eventos ocorridos. Entretanto, para que os arquivos cumpram com o seu papel fundamental de dar fé e comprovar a existência dos fatos, é necessário que seus documentos sejam organizados e conservados por meio de uma gestão arquivística, realizada com métodos específicos segundo as mais recentes normas da arquivologia e da Ciência da Informação.

Nesse contexto, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Arquivística tem como objetivo principal fornecer aos gestores uma visão abrangente dos principais temas a serem considerados em um projeto de gestão documental, tanto em Organizações tradicionais como nas que transitam para a mídia digital, contribuindo diretamente para a Gestão do Conhecimento Institucional.

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL


O objetivo geral do curso é formar especialistas em gestão da informação digital, independente de sua área de formação básica (graduação – nível superior).

Seus objetivos específicos são:
• Aprimorar e desenvolver competências relacionadas à gestão da informação digital por meio de uma abordagem sistêmica;
• Promover o acesso às novas tecnologias;
• Compreender e reconhecer as tecnologias que se adaptam à necessidade da Organização;
• Favorecer a construção crítico-construtiva sobre o papel da informação e do conhecimento nas Organizações.


Duração do curso: 18 MESES

Prazo para inscrição no processo seletivo: até 15 de março

Diferencial do curso oferecido pela Instituição: A informação e o conhecimento são considerados recursos das Organizações modernas e nas últimas décadas vem sendo gerenciados como recursos estratégicos, tendo impacto direto na sustentabilidade das Organizações, independente da sua área de atuação. Com o advento da internet e dos inúmeros desdobramentos sociais e econômicos que a informação digital vem causando, há necessidade de capacitar os profissionais para o perfeito entendimento do complexo processo de gestão da informação, da geração ao uso, em todas as suas etapas, incluindo um entendimento claro do papel das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Nesse contexto, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão da Informação Digital tem como objetivo principal fornecer suporte conceitual e prático para que o aluno possa planejar e implantar sistemas de informação capazes de gerenciar de maneira eficaz a informação digital, considerando todos os seus aspectos e elementos essenciais.

Para mais informações:
Telefone: 3123-7800
E-mail:
atendimento@fespsp.org.br
http://www.fespsp.org.br/

Facha da FESPSP

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Solenidade de entrega do XI Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo será dia 12 de março no Centro Cultural São Paulo

No dia 12 de março, data em que se comemora o Dia do Bibliotecário, o CRB-8 também irá celebrar a ocasião fazendo a entrega do XI Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo cujo tema foi "Bibliotecas e centros de informação no séc. XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios".

Criado em 1998, o Prêmio é resultado de um esforço contínuo e combinado das várias gestões do Conselho Regional de Biblioteconomia, para dar visibilidade à profissão e tornar conhecido o trabalho de bibliotecários, educadores, parceiros, apoiadores e simpatizantes da causa das bibliotecas, da educação e da leitura.

Serviço
XI Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo

Tema: Bibliotecas e centros de informação no séc. XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios
Data: 12 de março de 2013, terça-feira, às 19h
Local: Sala Adoniran Barbosa, no Centro Cultural São Paulo

Não é necessária inscrição prévia.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Leitores criticam falta de bibliotecários e elogiam José Mindlin

Fonte: Folha de São Paulo, Painel do Leitor, 18/fev/2013
http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/1232232-leitores-criticam-falta-de-bibliotecarios-e-elogiam-jose-mindlin.shtml

Reunião - Associação de Bibliotecários



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Biblioteca Mário de Andrade promove o ciclo de palestras Romance de Formação: caminhos e descaminhos do herói

O tema da “formação” do indivíduo e do desenvolvimento de suas potencialidades sempre exerceu extraordinário fascínio sobre os romancistas. Constituiu-se uma tendência universal na literatura colocar em cena personagens em processo de amadurecimento, aperfeiçoamento, aprendizagem, educação, não importando se o “caminho de formação” narrado conflui para um desfecho positivo ou se fracassa inteiramente.
Este ciclo de palestras se propõe a discutir o “romance de formação” a partir de uma perspectiva histórica e literária. As palestras enfocam os mais significativos títulos da literatura universal, oferecendo aos participantes a possibilidade de um contato aprofundado com obras-primas do gênero.
Na opinião do professor e curador Murilo Marcondes de Moura, os romances de formação “trabalham com as questões fundamentais do ser humano, com a ideia de destino e de transformação de experiências vividas”.


Composto por dezesseis palestras e com duração de quatro meses, o ciclo apresenta um panorama das manifestações mais expressivas do romance de formação nas várias literaturas, enfocando obras como Grandes esperanças, de Charles Dickens; Crime e castigo, de Dostoievski; A educação sentimental, de Flaubert; A montanha mágica, de Thomas Mann; Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; e Dom Quixote,  de Cervantes.

O primeiro encontro será no dia  02 de março, com a palestra do professor e também curador, Marcus Vinícius Mazzari, sobre a obra Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1795), de Johann Wolfgang Von Goethe.

Todas as obras a serem discutidas estão disponíveis na Biblioteca Mário de Andrade - na Coleção Geral (para consulta local)  e na Circulante (para empréstimo). Outras bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura também disponibilizam essas obras – buscar no site
http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/

Serviço:
Romance de Formação: caminhos e descaminhos do herói

Curadoria: Prof. Dr Murilo Marcondes de Moura e Marcus Vinícius Mazzari
De março a junho de 2013 - Sábados, das 10h às 12h
Auditório do edifício principal da Biblioteca Mário de Andrade
Entrada gratuita.

Biblioteca Mário de Andrade – Edifício principal
Endereço: Rua da Consolação, 94
Horário de funcionamento aos sábados: 10h às 17h.
Próximo às estações do Metrô Anhangabaú e República
Telefone: 11 3775-0002
E-mail:
bma@prefeitura.sp.gov.br
Site:
www.bma.sp.gov.br
Facebook: http://www.facebook.com/BibliotecaMariodeAndrade
Twitter: @bibliotecabma

Programação completa do ciclo:

02/mar
autor: Johann Wolfgang Von Goethe
obra: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister
palestra de Marcus Vinícius Mazzari

09/mar
autor: Miguel de Cervantes
obra: Dom Quixote
palestra de Maria Augusta da Costa Vieira

16/mar
autor: Charles Dickens
obra: Grandes esperanças
palestra de Sandra Vasconcelos

23/mar
autor: Victor Hugo
obra: Os miseráveis
palestra de Walnice Galvão

06/abr
autor: Machado de Assis
obra: Dom Casmurro
palestra de Alcides Villaça

13/abr
autor: Alfred Döblin
obra: Berlim Alexanderplatz
palestra de Willi Bolle

20/abr
autor: Gustave Flaubert
obra: A educação sentimental
palestra de Samuel Titan Jr.

27/abr
autor: Dostoiévski
obra: Crime e castigo
palestra de Paulo Bezerra

04/mai
autor: Ítalo Svevo
obra: A consciência de Zeno
palestra de Fábio de Souza Andrade

11/mai
autor: James Joyce
obra: Retrato do artista quando jovem
palestra de Munira Mutran

18/mai
autor: José María Arguedas
obra: Os Rios profundos
palestra de Marcos Piason Natali

25/mai
autor: Graciliano Ramos
obra: São Bernardo
palestra de Erwin Torralbo Gimenez

08/jun
autor: Proust
obra: Em busca do tempo perdido
palestra de Franklin Leopoldo e Silva

15/jun
autor: Thomas Mann
obra: A montanha mágica
palestra de Jorge de Almeida

22/jun
autor: Guimarães Rosa
obra: Grande sertão: Veredas
palestra de Davi Arrigucci

29/jun
autor: Milton Hatoum
obra: Dois irmãos
palestra de Milton Hatoum

Palestra BIBLIOTECA PÚBLICA COMO INSTRUMENTO DE CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIA

Dia: 12 de março
Horário: 14h
Local: Biblioteca Hans Christian Andersen
Endereço: Av. Celso Garcia, 4142 Tatuapé SP
Telefone: 2295-3447
Inscrições a partir do dia 4 de março
+
http://bibliotecacontosdefadas.wordpress.com/

Dos enciclopedistas aos bibliotecários

O acervo digital dos EUA vem aí
Por Lucas Ferraz, Folha de São Payulo, 17/fev/2013

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/94161-dos-enciclopedistas-aos-bibliotecarios.shtml