quinta-feira, 23 de maio de 2013

Workshop Competência em Informação

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Lançamento da Biblioteca Digital de Santo André

terça-feira, 21 de maio de 2013

O conto de fadas: do clássico ao contemporâneo

O curso acontecerá no início de junho em Miguelópolis, Sertãozinho e Bocaina

Perpetuados pela tradição oral dos mais diversos povos, os contos de fadas ganham cada vez mais espaço na literatura contemporânea ocidental, encantando crianças e jovens de todas as idades. Explorar a riqueza e potencialidade desse gênero literário, sob seus aspectos culturais, históricos e imaginários, e analisá-lo ao longo de seus vários ciclos e períodos, é o objetivo do curso ministrado pela educadora e especialista em literatura infantojuvenil Rebeca Gelse Rodrigues.


Realizado com sucesso em São Paulo, Americana e Guararema, o evento acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de junho em Miguelópolis, Sertãozinho e Bocaina. Como aconteceu na primeira etapa, as vagas deverão se esgotar rapidamente. Garanta já a sua inscrição!

Saiba mais 

novo curso.png

Últimas vagas: curso Comprometimento e trabalho em equipe

Franca, Catanduva e Bauru sediarão as próximas capacitações destinadas a bibliotecários, gestores e profissionais que lideram equipes de trabalho em suas unidades. O curso é focado nas competências e habilidades pessoais como recurso para fortalecer o espírito de equipe e melhorar o desempenho da organização. O conteúdo trata de temas como aprender a aprender, individualidade e individualismo, estilos de comportamento, conhecimento explícito x conhecimento tácito, além de empregar dinâmicas de grupo que facilitam os processos de integração das equipes.
A professora Ilíada de Castro, do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe), que irá ministrá-lo a convite do SisEB, assegura que "essa estratégia, além de melhorar a autoestima dos colaboradores, melhora o relacionamento do grupo e facilita o cumprimento das metas".  Faça sua inscrição gratuita e participe.

Saiba mais



Inscrições abertas: Criatividade e inovação em serviços públicos
Estão abertas as inscrições para a segunda etapa da oficina que vem sendo ministrada por profissionais do Instituto Tellus, a convite do SisEB e da SP Leituras. As oficinas acontecerão entre os dias 18 e 27 de junho nos municípios de Penápolis, Bauru, Ourinhos, Presidente Epitácio, Araçatuba e Monte Aprazível. Veja a programação completa e faça sua inscrição aqui.
O evento já foi realizado em São Paulo, Praia Grande e Limeira, atraindo grande número de dirigentes e profissionais de bibliotecas públicas, e gestores municipais de cultura da região. Além da parte teórica, onde são apresentadas técnicas para estimular a cocriação de programas inovadores que incentivam a parceria entre cidadão-sociedade civil-instituições públicas de cultura, é analisado o Programa +60, que resultou da parceria entre o Instituto Tellus, SP Leituras e Biblioteca de São Paulo.

Saiba mais

Segundas Intenções: Marcelo Rubens Paiva na BSP
O escritor, jornalista, roteirista, dramaturgo, blogueiro e tuiteiro Marcelo Rubens Paiva estará no dia 25 de maio, às 11 horas, em um bate-papo com seus leitores no programa Segundas Intenções que acontece regularmente na Biblioteca de São Paulo. Marcelo é um dos mais conhecidos escritores brasileiros, autor de livros como Feliz ano velho, Blecaute, Bala na agulha, Não és tu, Brasil, Malu de bicicleta e A segunda vez que te conheci, entre outros. Segundas Intenções tem curadoria de Manuel da Costa Pinto, jornalista e crítico literário, editor do Guia Folha - Livros, Discos, FilmesInscrições: agenda@bsp.org.br

Calendário SisEB 2013

Confira palestras, cursos e oficinas programadas para 40 municípios

Capacitar as equipes que atuam nas bibliotecas públicas e comunitárias do Estado de São Paulo com o objetivo de melhorar o serviço e ampliar o número de leitores são metas permanentes do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB).
 A programação de 2013 é multidisciplinar para atender as demandas apontadas pelas bibliotecas municipais que integram o SisEB: reparos em material bibliográfico, literatura infantojuvenil, criatividade e inovação em serviços culturais públicos, histórias com origamis, novas linguagens para a contação de histórias, leitura e literatura, a criação de espaços lúdicos de leitura, o protagonismo cultural e a importância da biblioteca pública, entre outros.
Mantenha-se atualizado sobre as capacitações oferecidas pelo SisEB visitando regularmente o portal www.aprendersempre.com.br. As vagas são abertas com 30 dias de antecedência e encerradas quando o limite de inscrições é atingido. Os participantes das capacitações recebem certificados.
Para conhecer a programação completa, cidades, datas e locais, clique aqui.
 
novo curso.png

Comprometimento e trabalho em equipe
Vagas em Franca, Catanduva e Bauru.  Inscrições encerradas em São Paulo


As vagas para Capital foram preenchidas em poucos dias. Ainda restam oportunidades para participar em três cidades do Interior, onde o curso será realizado nos dias 27, 28 e 29 de maio. O objetivo da ação é mobilizar as competências e habilidades individuais para elevar a autoestima e promover o espírito de equipe.
Segundo a professora Ilíada de Castro, do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe), que irá ministrá-lo a convite do SisEB e da SP Leituras, "essa estratégia, além de melhorar a autoestima dos colaboradores, facilita o cumprimento das metas e melhora o desempenho das organizações". Veja a programação completa e faça a sua inscrição gratuita, clicando aqui.

nova palestra.png

Existe algo de novo na arte de contar histórias?

Mito ou verdade: a TV, videogames e internet afastam as crianças e jovens de ouvirem histórias e lerem livros?  Os pais e professores devem proibir ignorar ou encontrar conexões entre as tradicionais e as novas linguagens? A palestra O tradicional e o novo ao contar histórias vai tratar desses temas, provocar reflexões e indicar algumas soluções para essas questões.

O autor e contador de histórias Fábio Lisboa vai falar sobre novas maneiras e novos recursos para contar e ouvir histórias. Como a milenar tradição oral pode se aliar aos modernos suportes audiovisuais e de hipermídia. Como empregar a contação de histórias para estimular a criação e a produção literária. Como despertar crianças e adolescentes para a leitura pela arte de contar histórias. 
A palestra acontecerá em São Paulo e Barueri (17/05), Suzano (21/05) e Diadema (22/05).
Clique aqui para ver o currículo do palestrante, a programação completa e para fazer a sua inscrição gratuita.

O SisEB pede a sua opinião: pesquisa tem alto retorno
A pesquisa de avaliação, encomendada ao Instituto Fonte e realizada no início de 2013, para conhecer a opinião dos profissionais sobre as atividades desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) encontrou ampla receptividade.
 Ao todo, foram recebidos 708 questionários preenchidos, o que representa uma taxa de resposta de 35,4%, índice considerado alto tanto pela SP Leituras como pelo instituto de pesquisa que realiza estudos para diversas organizações públicas e privadas.
Segundo Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, “esse retorno indica o crescente interesse dos profissionais das bibliotecas municipais em contribuir para o aprimoramento dos serviços prestados pelo SisEB. Os dados coletados estão sendo tabulados e analisados. As conclusões serão divulgadas em breve, pois queremos compartilhar os resultados com todos”.
Agradecemos a todos os colegas que colaboraram enviando questionários preenchidos com respostas, críticas e sugestões.
 
Você conhece?

Missão do SisEB
Promover, estimular e apoiar as Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, contribuindo para a democratização do acesso à informação, ao livro e à leitura.


Visão do SisEB
Ser referência na promoção e incentivo à leitura no cenário nacional em 2020.


Valores do SisEB
Ter compromisso com a ampliação do acesso à informação, ao livro e à leitura respeitando a ética e os valores humanos.

Conferência: "Livraria de São Bento: uma biblioteca trans-medieval em São Paulo?"

 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Palestra "Biblioteca pessoal: a arte de colecionar"

Sistema Integrado de Bibliotecas promove a Exposição Conhecimento: custódia e acesso na Feira Educar Educador

Entre os dias 22 e 25 de maio de 2013, a exposição Conhecimento: custódia e acesso estará novamente aberta ao público, desta vez na Feira Educar Educador, que será sediada no Centro de Exposições Imigrantes e tem como tema a Educação 3.0. A Escola do Futuro chegou?

Realizada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP), sob coordenação da professora Sueli Mara Ferreira, e curadoria do professor Marcos Galindo, a exposição Conhecimento: custódia e acesso se encaixa perfeitamente no contexto da Educação ao abordar o conhecimento do ponto de vista de seu resgate, preservação e acesso, assinalando a tensão suscitada pelas excepcionais mudanças que as novas tecnologias de informação e comunicação vêm produzindo na sociedade contemporânea.

Ao longo da história, coube às bibliotecas abrigar o legado do conhecimento da humanidade. Hoje, dada a crescente democratização do acesso à informação e ao conhecimento, é preciso repensar esse papel. Em vista disso, a mostra busca “discutir o papel das bibliotecas, na construção do fenômeno social do conhecimento e motivar a reflexão sobre os instrumentos técnicos e práticas sociais que permitiram tornar a informação acessível e fortalecê-la como matéria-prima básica para a construção de novas formas de conhecimento”, elucida Sueli Mara Ferreira.

Mais do que instituições guardiãs, é preciso compreender as bibliotecas como organizações que realizam a gestão da informação e do conhecimento, a partir da convergência de elementos técnicos, lógicos (tecno+lógicos) e humanos que concorrem para o cumprimento de sua função social, em consonância com sua época.

Aberta ao público em geral, a mostra é gratuita e destinada, sobretudo, a alunos de ensino médio, universitários e pós-graduandos, pesquisadores, professores e profissionais interessados em produção do conhecimento, recursos de acesso e recuperação de informação, acervos e bibliotecas memoriais.

Ainda segundo Sueli Mara Ferreira, a exposição busca resgatar a memória da informação científica e tecnológica, procurando recuperar uma perspectiva crítica da ação do SIBiUSP, destacando a função social das bibliotecas de maneira geral e, em particular, das bibliotecas universitárias”.

Os módulos da exposição

A mostra busca discutir o papel das bibliotecas na construção do fenômeno social do conhecimento

Partindo do conceito tradicional de biblioteca, a exposição se propõe a identificar as mudanças fundamentais e conceituais nela ocorrida perante o desenvolvimento tecnológico e sua permanente inserção educacional, cultural e educacional, independentemente da época ou localização.

 
O primeiro módulo apresenta-se como um panorama sobre as formas de entendimento do conhecimento principiado pelos mitos criacionistas ocidentais, desde os primórdios onde o conhecimento se ligava ao “pecado original” e após, por mandato divino, passa a ser responsabilidade de religiosos. Essa perspectiva evidencia a sacralidade do conhecimento, em contraposição ao mundo laico ou profano.

Na sequência, a exposição trata da evolução dos instrumentos técnicos de registro e preservação do conhecimento, alistando desde as formas primitivas de escrita, passando pela a invenção da prensa de tipos móveis e indo até as modernas tecnologias de informação e comunicação, bem como seu impacto sobre a ordenação da vida social.
Como desfecho, uma linha do tempo evidencia os principais eventos relacionados à produção, registro e acesso ao conhecimento, desde a Antiguidade até a atualidade.




 No segundo módulo, especial destaque é dado às figuras ligadas ao movimento modernista e à Semana de Arte Moderna de 1922, dentre os quais se destacam os intelectuais Rubens Borba de Morais, Paulo Duarte, Sérgio Milliet que, sob a coordenação de Mário de Andrade, participaram da criação, em 1935, do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura de São Paulo. Aqui é pertinente a lembrança da atuação do bibliotecário Borba de Morais na modernização da Biblioteca Pública Municipal, a organização da rede de bibliotecas da cidade e sua ação em 1936, com Adelpha de Figueiredo, no Mackenzie College, organizando o curso de Biblioteconomia do Departamento de Cultura.



O terceiro módulo fundamenta-se na experiência e desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação para questionar o visitante sobre como será a biblioteca do futuro. A intenção é mostrar as interfaces dessa biblioteca a ser criada com a que já existe no presente, porque a biblioteca do futuro estará sempre no imaginário social.

Paralela e simultaneamente a um tradicional catálogo de fichas (modelo de recuperação da informação tradicionalmente utilizado pelas bibliotecas), a exposição contará com equipamentos para consulta ao Portal de Busca Integrada - um sistema de descoberta e acesso a conteúdos científicos – considerado como um recurso dos mais inovadores e sofisticados  disponíveis no mercado.

“A exposição é como uma biblioteca da USP: todos os recursos (documentos, imagens, vídeos) que o usuário poderia acessar estando no campus, também poderá acessar na exposição utilizando o Portal de Busca Integrada, que é a primeira e a maior instalação do inovador sistema de descoberta e princípios de web semântica”, esclarece a professora Sueli.

A mostra dispõe de seis computadores com telas touch screen, que permitirão o acesso a mais de dois milhões de livros, 10 mil títulos de periódicos eletrônicos, 100 mil teses defendidas na USP, 594 mil itens de produção USP e 264 mil e-books.

Destaques da exposição

A exposição disponibiliza ao visitante o acesso a entrevistas com ilustres ex-alunos da USP — Fernando Henrique Cardoso, Flávio Fava de Moraes, Ruy Laurenti, Marcelo Tas, Mayana Zatz e Demi Getscko — com depoimentos sobre o mundo dos livros, das bibliotecas e do conhecimento.

Além disso, o processo de digitalização de obras raras, realizado pela Oficina de Digitalização do SIBiUSP é apresentado em vídeo.

A mostra também conta com projetores suspensos que exibem imagens sobre a evolução da informação e do conhecimento ao longo dos séculos. Obras raras também se encontram expostas, inclusive um livro atingido por uma bala disparada durante a Revolução de 1932.



Acima, painel de obras raras e embaixo, a Revista Klaxon, símbolo da Semana de 22.

No decorrer da mostra, ícones QRCode oferecerão outras dicas de pesquisa em bases de dados e materiais disponíveis para os visitantes. Aqueles que apresentam baixa visão, dislexos, cegos e surdos cegos poderão recorrer a computadores especialmente preparados para leitura em braille e áudio dos textos referentes aos painéis e à própria exposição.

Neste primeiro semestre de 2013, a exposição Conhecimento: custódia e acesso estará na Feira e Congresso Educar Educador, onde milhares de profissionais diretamente ligados ao segmento educacional terão acesso a uma centena de atividades e a uma grande variedade de produtos e serviços voltados para a Educação.

A exposição esteve presente no Museu da Língua Portuguesa, na Feira de Ribeirão Preto e na 22ª Bienal do Livro, em agosto de 2012, tendo reunido mais de 38 mil visitantes.

SERVIÇO:  EXPOSIÇÃO  CONHECIMENTO:  CUSTÓDIA E ACESSO
Período: 22 a 25 de maio de 2013
22 maio 2013 – 12:00 às 20:00
23 maio 2013 – 08:30 às 19:00
24 maio 2013 – 08:30 às 19:00
25 maio 2013 – 08:00 às 18:00
Público-alvo: docentes,  pós-doutorandos, estudantes e bibliotecários
Local: 20º  Educar  Educador
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – CEP 04329-100 – São Paulo - SP
Evento gratuito para visitantes
Forma de inscrição: http://www.futuroeventos.com.br/educar/visitantes/
Programação: http://www.futuroeventos.com.br/educar/evento-2013/
Telefone e e-mail de contato: (11) 3091-1560 - eventos@sibi.usp.br
Site do evento: http://www.futuroeventos.com.br/educar/evento-2013/