sexta-feira, 4 de março de 2011

Taubaté, Capital Nacional da Literatura Infantil

LEI Nº12.388, DE 3 DE MARÇO DE 2011 confere ao Município de Taubaté, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional
da Literatura Infantil.

BOB NEWS Especial

Caro Colega, parabéns pelo Dia do Bibliotecário, 12 de março!
Por motivo de força maior, vamos celebrar nosso dia e a entrega do X Prêmio de Biblioteconomia Paulista Laura Russo no auditório do MASP em data a ser divulgada.
De qualquer maneira, não vamos deixar passar esse momento em branco. Nossa melhor homenagem aos bibliotecários no seu dia é mostrar o trabalho que estamos realizando em prol da classe e da profissão.
Preparamos uma edição especial de 18 páginas do boletim eletrônico BOB News prestando contas detalhadas de nossas ações em 2010.
Queremos compartilhar as conquistas, pedir sua participação nas ações e eventos, solicitar sua opinião, sua notícia (que queremos ajudar a divulgar!), e convidá-lo a visitar a sede do CRB-8.

Bibliotecas digitais exigem formação profissional específica

"Já imaginou conseguir ter acesso a todas as obras disponíveis na biblioteca da sua cidade com apenas um clique? Ou conseguir ler os livros didáticos da sua universidade no conforto da sua casa sem levá-los até lá? Coleções digitalizadas já existem no Brasil e tendem a crescer cada vez mais. As bibliotecas digitais tendem a substituir as prateleiras cheias de livros empoeirados. E é pensando nisso que bibliotecários e arquivistas têm buscado formação especializada em preservação digital.

Elisângela Alves de Moura, 31 anos, trabalha há anos na biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Acostumada a catálogos de títulos escritos à mão em fichas de papel e a livros em prateleiras, a bibliotecária viu sua carreira sofrer uma mudança drástica.

"Trabalho há anos em bibliotecas, mas agora estou tendo minha atuação direcionada para biblioteca digital. Quero aprender a técnica da informática e principalmente a parte de plataformas e protocolos digitais", diz a moradora de Natal.
Leia mais

quinta-feira, 3 de março de 2011

Bibliotecários visitam a Câmara de Guarulhos

"assessoria de imprensa
A vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, Maria das Mercês Apóstolo, esteve na Câmara Municipal, nessa terça-feira, 1º de março, para destacar o trabalho dos bibliotecários e reivindicar que o dia 12 de março seja incorporado ao calendário da cidade como data comemorativa de sua categoria.

Leia mais

Nosso blog já recebeu 10.695 visitas

Brasil 10.695
Estados Unidos 827
Portugal 117
Canadá 43
Rússia 31
Alemanha 17
Reino Unido 15
Japão 13
Argélia 11
França 9

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cursos online

A Content Mind está oferecendo cursos online com preços especiais para matriculas até o final do mês.
Até 31 de março, todos os cursos com até 30% de desconto.
Cursos oferecidos:
Boas práticas na preservação de documentos e informações digitais
Humberto Innarelli

Projeto de Memória Institucional: do planejamento à divulgação na web 2.0
Eliana Almeida de Souza Rezende

OJS/SEER: oficina modular na web para editoração eletrônica de publicações periódicas
Suely de Brito Clemente Soares

Sinergia na equipe de trabalho: superando conflitos e tensões
Maria Aparecida Pardini (Cidinha)

Web 2.0 e o que é "Ser 2.0": conceitos fundamentais, principais ferramentas e aplicações
Renate Landshoff e Suely de Brito Clemente Soares

Fone 11 5087-8953 | Fax 11 5087-8810
content@contentdigital.com.br
www.contentmind.com.br

O cursos aceitam inscrições individuais, que estão abertas em fluxo contínuo, são 100% on-line e podem ser iniciados a qualquer momento, sem a necessidade de formação de turma.

Bolsas no Reino Unido

"Agência FAPESP – O Ministério das Relações Exteriores Britânico abriu nesta segunda-feira (28/2) as inscrições para o Programa Chevening, que oferece bolsas para cursos de pós-graduação (especialização ou mestrado) em mais de 130 universidades do Reino Unido. O prazo para as candidaturas vai até o dia 31 de março.

Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve ser brasileiro, morar e trabalhar no Brasil, ter curso superior completo, pelo menos dois anos de experiência profissional e domínio da língua inglesa. Pede-se também que o candidato tenha se destacado na sua área de atuação e deseje estabelecer vínculos com o Reino Unido.

O programa oferece auxílios de até 12 mil libras esterlinas para cobrir as taxas do curso ou os custos de manutenção do bolsista – o que não inclui despesas com a família do estudante. As passagens aéreas não são pagas pelo Chevening, apenas em casos especiais selecionados a critério do programa.

O candidato à bolsa assumirá a responsabilidade por conseguir uma vaga na universidade britânica. O British Council disponibiliza uma lista completa com os endereços das páginas das instituições britânicas.

As áreas de estudo priorizadas na seleção dos candidatos são: “Mudança climática, desenvolvimento sustentável e energia”, “Finanças e economia”, “Políticas e administração esportiva”, “Ciências e inovação”, “Relações internacionais e desenvolvimento”, “Resolução de conflitos e segurança” e áreas do direito relacionadas a todos esses setores.

Mais informações: www.chevening.fco.gov.uk"

Bendito aquele que semeia livros

Wanda Camargo*

Vemos com tristeza que um dos bons programas do governo ameaça naufragar, a proposta generosa, útil e necessária de dotar todos os municípios brasileiros com bibliotecas públicas. A ideia central era a distribuição de kits com mobiliário e um acervo inicial, aos municípios cabendo prover as instalações e pelo menos um funcionário para seu funcionamento.

Das prefeituras que receberam os kits, apenas uma pequena parte implantou de fato suas bibliotecas; os motivos alegados pelas que não o fizeram são principalmente referentes a custos: faltariam imóveis, as despesas com água e energia elétrica seriam muito altas, o pagamento do funcionário pesaria demais, além da inexistência de bibliotecários formados no município.

A falta de profissionais pode ser contornada temporariamente com a ajuda de servidores experientes, enquanto a própria demanda por bibliotecários poderia gerar interesse de jovens estudantes por esta profissão.

As questões de custo dizem muito respeito ao que tem sido chamado nos últimos anos de “vontade política”. Todos nós que administramos um orçamento pequeno ou grande, de uma família ou de um país, sabemos que os recursos nunca são suficientes para todas as necessidades e desejos, o gestor deve ter bom senso e sangue frio para determinar prioridades e cortes. Dentre as prioridades dos municípios estão a Educação, a Saúde, os Transportes; com algum discernimento é possível incluir uma biblioteca pública pequena e simples na rubrica da Educação, talvez reduzindo algum supérfluo em outra área, seria um enorme começo.

Doações de livros são frequentes hoje, não sendo difícil consegui-las de pessoas que, apreciando seus livros e tendo pouco espaço em casa, gostariam de disponibiliza-los, ao mesmo tempo em que os preservam. Para os que os amam, os livros são quase entes vivos. Exalam quando novos o perfume da novidade, velhos algo que remete à primeira vez que foram lidos, são confortadores, bonitos, companheiros.

Vistos de outra forma, livros são, como as inscrições rúnicas, papiros, pergaminhos, códices, que os precederam, meros objetos funcionais. Blocos de papel impresso, gravados com tudo o que vale a pena saber no mundo. Como objetos funcionais, já estão praticamente superados por “tablets”, áudio-books e outros, tornando os computadores recursos valiosos para as bibliotecas hoje, pois representam fontes de consulta, acesso aos grandes acervos de consulta livre, estado da arte de grande parte das pesquisas mundiais.

Neste tempo caberia a questão da relevância de bibliotecas, mas bibliotecas não são depósitos de livros, são centros de conservação, aquisição e propagação de conhecimento. Bibliotecas são locais de pesquisa, ponto de encontro daqueles que reconhecem o estudo como fundamental na vida de qualquer ser humano, e o conhecimento como indispensável à cidadania. Independente da forma, da mídia, da época, o essencial é o conteúdo, e o conteúdo sempre será mais importante que seu continente.

*Wanda Camargo é professora, pesquisadora na área de Educação e integrante da comissão de processo seletivo das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil).
Publicado originalmente http://agoraparana.uol.com.br/index.php/artigos/3225-artigo.html

BIBLIOTECA-VITRINE: UMA PARCERIA PARA SER VISTA

O Projeto Biblioteca-Vitrine, que já conseguiu formar uma rede inédita de profissionais para compartilhar conhecimento, continua de vento em popa!

O calendário para agendamento de visitas do primeiro semestre deste ano foi definido (veja abaixo no site www.crb8.org.br) e os grupos estão sendo formados de três a seis pessoas, de acordo com a ordem de chegada das inscrições.

Encontro com bibliotecários de Guarulhos

A convite dos bibliotecários de Guarulhos e do vereador Edmilson Souza a vice presidente do CRB8, Maria das Mercês Apóstolo, falou dia 01 de março, na tribuna livre da Camara de Vereadores de Guarulhos sobre a importancia do bibliotecário e a necessidade de o seu trabalho e as bibliotecas serem mais valorizados e apoiados pelo poder público.
Confira aqui a integra do discurso

Prima Informática promove Road Show SophiA em Sorocaba

Primeiro evento itinerante do ano reunirá usuários do software e profissionais da área de biblioteconomia.

Destinado ao público de biblioteconomia e áreas afins, o evento que acontecerá no dia 31 de março em Sorocaba, permitirá ao participante ter acesso a um conteúdo de qualidade e direcionado à sua área de atuação.

Com foco na construção de bibliotecas digitais, o Road Show Sophia Sorocaba contará com a palestra “Biblioteca Digital”, ministrada pela bibliotecária Liliana Giusti Serra, na qual serão apresentados conceitos, ações e ferramentas utilizadas para a construção deste tipo específico de biblioteca, além de orientações sobre sua implantação e apresentação dos seus benefícios.

Os interessados em participar devem se cadastrar no site www.sophia.com.br/sorocababiblioteca. Ao final das atividades todos participantes receberão certificado. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Para saber mais sobre a promotora do evento, acesse www.primasoft.com.br.

Programação Road Show SophiA Biblioteca - Sorocaba
08h30 – Credenciamento
09h00 – Abertura
09h10 – Palestra “Biblioteca Digital” – Parte 1 (por Liliana G. Serra)
10h30 – Coffee break
11h00 – Palestra “Biblioteca Digital” – Parte 2 (por Liliana G. Serra)
12h00 – Encerramento


˃ Sobre a Palestrante
Formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e com especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela mesma instituição, Liliana Giusti Serra é uma profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão de acervos documentais, musicais e fotográficos, estruturação de banco de dados, padronização de registros, especificação de metadados, digitalização de documentos, gerenciamento de documentação eletrônica, arquitetura da informação em projetos web e bibliotecas digitais. Formação em planejamento e soluções em digitalização em:
- ECM (Enterprise Content Management) Practitioner, reconhecida pela AIIM (Association for Information and Image Management);
- CDIA (Certified Document Imaging Architect) reconhecida pela CompTIA (Computing Technology Industry Association).
Profissional da Informação da empresa Prima Informática e professora de Representação Descritiva do Centro Universitário Assunção (UNIFAI).


SERVIÇO


Informações à Imprensa
Prima Informática
Débora Bianco
Assessoria de Imprensa e Eventos Corporativos
imprensa@primasoft.com.br(12) 2136-7200