quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Campanha Eu Quero Minha Biblioteca conquista espaço na mídia

Ouça entrevista de Cristine Fonteles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo, que defende parceria entre professores e bibliotecários também para a construção de estratégias de promoção de leitura.
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-total/2012/10/23/CAMPANHA-QUER-SENSIBILIZAR-PREFEITOS-ELEITOS-PARA-NECESSIDADE-DE-CUMPRIR-LEI-QUE-PREVE-UM.htm

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Site vai mapear iniciativas culturais e educativas em torno de 15 mil escolas públicas

Fonte: Portal Aprendiz, por Marjorie Ribeiro - 22/10/12

Se a formação de um indivíduo extrapola os limites da escola, como identificar os espaços culturais e educativos de uma comunidade para que eles se articulem, potencializando as práticas de educação formal? O CulturaEduca.cc nasce para ajudar a localizar e a integrar essas iniciativas.

A plataforma vai mapear os entornos de 15 mil unidades educacionais da rede pública que integram o programa Mais Educação, do governo federal, que apoia financeiramente as escolas que queiram ampliar não apenas o tempo de permanência dos alunos na sala de aula, mas as suas oportunidades de aprendizagem. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Lidas, em parceira com o Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Educação (MEC).

Leia íntegra em
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2012/10/22/site-vai-mapear-iniciativas-culturais-e-educativas-em-torno-de-15-mil-escolas-publicas/

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Todos estão convidados a participar da comemoração oficial da abertura da ABICEU

ABICEU = Associação dos Bibliotecários de CEUs


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Presidente do CRB-8 concede entrevista à Rádio Brasil Atual

Entidades da área de educação pedem mais bibliotecas nas cidades Segundo dados da Secretaria Municipal da Cultura nenhuma nova biblioteca foi inaugurada na cidade neste ano. Existem na capital paulista 52 bibliotecas públicas e apenas três foram reformadas. Entidades que lutam pela educação e pelo acesso à leitura lançaram a campanha “Eu quero minha biblioteca”. O objetivo é que a implantação desses equipamentos públicos seja prioridade do próximo prefeito de São Paulo. Reportagem Anelize Moreira.
http://www.redebrasilatual.com.br/radio/programas/jornal-brasil-atual/entidades-pedem-a-reducao-do-deficit-de-bibliotecas-em-sp

Como a biblioteca ajuda na formação de jovens leitores

A leitura para as crianças é importante para formar adultos leitores, com mais facilidade para escrever e se comunicar. Quase todos os brasileiros concordam com isso
Fonte: Jornal da Manhã, 21/10/2012
Por Carolina Linhares

A leitura para as crianças é importante para formar adultos leitores, com mais facilidade para escrever e se comunicar. Quase todos os brasileiros concordam com isso, mas apenas 37% costuma ler para as crianças, segundo pesquisa realizada pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha. Uma visita à biblioteca pode ajudar a mudar essa realidade.
http://www.jmnews.com.br/noticias/mix/12,26374,21,10,como-a-biblioteca-ajuda-na-formacao-de-jovens-leitores.shtml

Campanha quer zerar déficit de bibliotecas no Brasil

Fonte Portal Porvir 18/10/2012
por Vagner de Alencar

Imagine se 24 bibliotecas fossem instaladas diariamente no país até os próximos oito anos. O que seria considerado um sonho para as instituições de ensino é, na verdade, a conta que precisaria ser feita para atender à lei 12.244, sancionada há dois anos, que obriga todas as escolas públicas e privadas a implantarem bibliotecas até 2020. Para dar luz ao tema, o Instituto EcoFuturo em parceria com empresas privadas e organizações civis lançou recentemente a campanha Eu Quero Minha Biblioteca. A ideia é sensibilizar os candidatos e prefeitos eleitos pelas eleições municipais e, principalmente, mobilizar a população para exigir a efetividade deste direito.
Leia e íntegra em
http://porvir.org/porpensar/campanha-quer-zerar-deficit-de-bibliotecas-brasil/20121018

Seminário eDoc Rio: 22 e 22/11 no RJ