sábado, 11 de setembro de 2010

Oito cidades arrasadas pelas chuvas terão seus equipamentos culturais reimplantados

"Equipe do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de Alagoas iniciou esta semana as visitas técnicas aos municípios alagoanos atingidos pelas chuvas em junho que precisarão ter suas bibliotecas públicas refeitas. Ao todo, serão oito cidades com construção do equipamento. Já foram visitadas as cidades de Murici e Branquinha. Na próxima segunda-feira (13 de setembro) será a vez de Rio Largo e, na quarta-feira (15 de setembro), Capela, Viçosa e Paulo Jacinto. Não foram agendadas ainda as idas a Santana do Mundaú e Quebrangulo.

Nas duas cidades já visitadas, as prefeituras já publicaram os decretos da desapropriação das áreas destinadas às novas implantações. A previsão é que ainda em setembro seja contratada a empresa responsável pelo projeto executivo. O MinC irá investir R$ 5,16 milhões, oriundos de Medida Provisória do Presidente da República, destinados tanto para a construção de novas bibliotecas no lugar daquelas que tiveram seus prédios destruídos quanto para a modernização das que foram afetadas pelas cheias, mas que preservaram seus prédios.

As bibliotecas a serem implantadas contemplam um novo modelo de equipamento cultural, do Programa Mais Cultura, em que o local tem um jardim de leitura integrado, um pequeno auditório, espaço para brincar e computadores conectados à internet. Cada nova biblioteca terá uma área construída de 310 m², com acervo inicial de dois mil livros. Serão investidos R$ 450 mil pelo MinC, em cada equipamento, incluindo a construção, acervo e mobiliário.

Como contrapartida, o município doa o terreno onde será instalada a biblioteca, se compromete a criá-la por lei e ter dotação orçamentária para mantê-la. Por sua vez, o governo do estado irá disponibilizar equipe para orientar a instalação, bem como capacitar os profissionais do município que irão trabalhar no equipamento."

Publicado originalmente em 10/09/2010- http://www.primeiraedicao.com.br/?pag=alagoas&cod=13692

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

I Seminário de Política de Informação e Memória da UFSCar

De 28 a 30 de setembro de 2010, a Biblioteca Comunitária e o Departamento de Ciência da Informação da UFSCar promovem o I Seminário de Política de Informação e Memória da UFSCar, com o objetivo de efetuar a troca de experiências profissionais e acadêmicas no âmbito das Bibliotecas Universitárias e suas peculiaridades; fomentar discussões e aprofundar conhecimento sobre arquivos, coleções especiais, informação no contexto contemporâneo, ensino de biblioteconomia e mercado de trabalho, visando refletir e planejar o futuro dos Sistemas de Bibliotecas e o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil.

Veja o programa e faça sua inscrição.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Biblioteca escolar virou problema nas escolas de SP

Deu no blog do Galeno

"Pegando o caso de Ribeirão Preto (SP), a Folha de S.Paulo mostra que biblioteca escolar virou problema e não solução nas escolas estaduais em São Paulo. Salas trancadas, livros empilhados, falta de profissionais para atender etc. Bibliotecários, então, nem pensar! São Paulo tem um índice baixíssimo, no Censo Escolar, de bibliotecas escolares na rede estadual. Não pode levar mais do que 4 anos para instalar uma biblioteca escolar em cada escola e abrir concurso para bibliotecários na rede. Leia a reportagem."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

VII SEMANA DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO

“Novos Desafios e Perspectivas para a Ciência da Informação”

A Semana de Estudos em Ciência da Informação é um evento realizado anualmente pelo curso de Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

A semana tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e idéias entre alunos de graduação, docentes, pesquisadores e outros profissionais da área de Ciências da Informação através de palestras, oficinas, mesas de debate e apresentações culturais. Assim, a cada nova edição, a SECID propõe a discussões de temáticas pertinentes para o campo da Ciência da Informação e suas áreas correlatas.
Em 2010, será realizada a VII Semanana de Estudos em Ciências da Informação: novos desafios e perspectivas para a Ciência da Informação, que acontecerá entre os dias 27 de Setembro a 1º de Outubro de 2010. O evento contará com importantes representantes da área para discutirem temas como espaço de trabalho, pesquisa e novas reflexões sobre a atuação do Profissional da Informação. A professora Concilia Teodósio, tesoureira do CRB8, será uma das palestrantes com o tema MARC21.

Além de palestras, o evento também promoverá apresentações culturais, minicursos e exposições.

Inscrições, Programação e outras informações no site: http://dfm.ffclrp.usp.br/secid/

III Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo



O CRB8 participou da mesa de abertura do III Encontro de Gestão da Informação e do Conhecimento em Acervos Esportivos no Estado de São Paulo, promovido pelo Centro de Documentação e Biblioteca da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
A vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Regina Celi de Souza também prestigiou o evento.

Veja as fotos abaixo, gentilmente cedidas pela colega Valéria Cordeiro


A vice-presidente do CFB, Regina Celi de Souza e a vice-presidente do CRB8, Maria das Mercês Apóstolo


A autora das fotos, Valéria Cordeiro e a vice-presidente do CRB8, Maria das Mercês Apóstolo