quarta-feira, 7 de julho de 2010

Acervos culturais são destruídos em enchentes

"Assessoria Uneal
Parte do acervo não tem como ser recuperado
A pró-reitora de Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e presidente da Associação Alagoana de Profissionais de Biblioteconomia (AAPB), Wilma Nóbrega, visitou municípios do interior de Alagoas para verificar os danos aos acervos das Bibliotecas Públicas atingidas pelas enchentes.

Motivados pela comoção nacional diante da notícia da perda dos acervos da Biblioteca Pública Graciliano Ramos, na cidade de Quebrangulo, profissionais e estudantes de Biblioteconomia colocaram-se à disposição para auxiliar nos procedimentos básicos de conservação preventiva. “Todos ficamos muito sensibilizados e recebemos o apoio de colegas da região Sul que também sofreram catástrofes semelhantes”, explica Nóbrega.

Sob a coordenação das bibliotecárias Wilma Nóbrega e Maria Luiza Russo (coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas) o grupo colocou o pé na estrada e contou com o apoio de entidades significativas na área.

“A Federação Brasileira de Associação dos Profissionais Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) mobilizou instituições e órgãos nacionais e internacionais para subsidiarem informações acerca dos procedimentos emergenciais. Além de iniciar uma campanha de doação de obras de Graciliano Ramos para as Bibliotecas Públicas Municipais dos municípios atingidos”, explica Wilma Nóbrega.

As chuvas também trouxeram prejuízos culturais para os municípios atingidos. Ao desembarcarem nos locais, as equipes ficaram impressionadas com a destruição. “Em Quebrangulo, deparamos-nos com um quadro lamentável. Restaram apenas cerca de 100 livros de um total de 5.000 volumes. Das obras do Mestre Graça, apenas um título, das mais recentes edições”, relata a bibliotecária.

Mesmo diante das perdas, as coordenadoras orientaram os profissionais que atuam nas bibliotecas para a adoção de medidas emergenciais para recuperação dos livros. Segundo Wilma Nóbrega, muitas obras estavam encharcadas e já apresentavam sinais de fungos. Para secá-los, seria necessário o uso de um desumidificador. No entanto, falta energia elétrica no prédio. “Constatamos, portanto, a perda total de equipamentos, mobiliários e verificamos profundas e longas rachaduras nas paredes”, disse.

A equipe lamentou os danos encontrados nas bibliotecas, no entanto afirmam que manterão o compromisso com a reconstrução dos espaços. “Continuaremos apoiando e mobilizando a sociedade para a renovação dos acervos nos municípios atingidos”, afirmou a presidente da AAPB.

Diante da calamidade, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, já está negociando com o Ministério da Cultura para garantir o apoio federal na recuperação das bibliotecas do interior de Alagoas. A previsão é que, em breve, sejam disponibilizados recursos para reconstruir os acervos.

“A Uneal e a AAPB reafirmam seu compromisso social, apoiando iniciativas e mobilizando profissionais qualificados para salvaguardar os acervos arquivísticos, bibliográficos e audiovisuais dos equipamentos culturais do Estado, visando especialmente à preservação e o resgate da memória alagoana”, ressalta Wilma Nóbrega."

Fonte: Agência Alagoas
Publicado originalmente: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Cultura&vCod=88415

Leia no novo BOB NEWS

Bibliotecário que sofreu grave acidente com pólvora hoje é campeão paulista de jiu-jítsu.
A sugestão de publicar esta matéria foi enviada pelo bibliotecário Sadrac Leite Silva: "Com muita garra, ele desafiou as dificuldades e se tornou campeão", justifica.
Aproveite para revelar o seu hobby e seus assuntos de interesse, além da Biblioteconomia. Aqui você também tem notícias em primeira mão!

terça-feira, 6 de julho de 2010

PALESTRA sobre Desenvolvimento de coleções em acervos juridicos

AINDA DÁ TEMPO DE SE INSCREVER, ULTIMAS VAGAS

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras para Bibliotecas Jurídicas, o Grupo de Informação de Documentação Jurídica de São Paulo – GIDJ, em parceria com o CRB8, promove no dia 24/07/2010 a palestra sobre Desenvolvimento de acervos juridicos.

Data: 24 de Julho de 2010. (sábado)
Horário: 9:00 às 13:00
Local: Conselho Regional de Biblioteconomia
Rua Maracajú, Nº 58 – Vila Mariana – São Paulo.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

Confira aqui a programação.

Faça aqui sua inscrição

Do gabinete do avô à biblioteca

Colegas que tiverem material proprio ou alheio sobre figuras inesquecíveis do nosso meio, construtores do nosso saber e formadores de nossa profissão, enviem para cá. Vamos organizar e registrar a memória da Biblioteconomia Paulista.

Fica aqui o desafio e o mote dado pela bela reflexão da colega Sandra Martins da Rosa, sobre a vocação de bibliotecário.
Apreciem.

BOB NEWS de cara nova

Leia aqui o novo número do BOB NEWS.

Confira abaixo o bibliotecário Claudio Hideo Matsumoto, de Araçatuba, recebendo uma TV LCD por ter vencido concurso cultural de frases promovido pela Folha da Região, jornal de Araçatuba.






Saiba mais

BIBLIOTECAS CREDENCIAM PROFISSIONAIS PARA ATIVIDADES NA REDE MUNICIPAL

Data: 20 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000


A coordenadoria do Sistema de Bibliotecas recebe até o próximo dia 20 de julho as inscrições para seleção de interessados em apresentar propostas de oficinas, contação de histórias e RPG para a programação cultural desses equipamentos. O objetivo é estimular o desenvolvimento de ações de promoção de leitura, difusão e formação cultural. O cadastramento será feito nas modalidades de oficinas livres; oficinas do projeto "a hora e a vez do vestibular; projeto "fanzines nas zonas de sampa"; contação de histórias; e RPG, entre outras. Cada proponente poderá inscrever até três projetos diferentes. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

As bibliotecas e os bibliotecários são espécies ameaçadas: o que você pode fazer para ajudar.

"Em abril minha mãe me ligou para dizer que um movimento de corte de custos ameaçava fechar a biblioteca local da minha cidade natal. O conselho da cidade de Cedar Grove, New Jersey achava necessário cortar o orçamento em US $ 600.000, e demitir os funcionários da biblioteca municipal era a maneira mais fácil.

In April my mother called to say a cost-cutting move threatened to close my hometown's local library. The town council of Cedar Grove, New Jersey needed to trim the budget by $600,000, and by eliminating library funding council members thought they saw an easy cut. There were no unions to deal with, and the library line item in the budget of $490,000 for the remainder of 2010 was large enough that it could wipe out a huge chunk of the budget deficit. As one councilman noted, the surrounding towns had libraries; people could use those.

Leia mais

Fonte: http://www.huffingtonpost.com