"Reportagem do iG teve acesso a algumas dessas obras protegidas sob forte esquema de segurança. Exposição marca data comemorativa.
Valmir Moratelli,
Quando D. João VI fugiu das tropas napoleônicas trouxe para o Brasil o rico acervo de livros pertencentes à Corte Real. Em 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional (então Real Biblioteca), que atualmente tem sede em um imponente palácio na praça da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Duzentos anos depois, comemorados nesta sexta-feira (29), parte destes exemplares, somados a muitos outros que foram sendo doados ao longo dos séculos, conferem à instituição o título de a mais importante biblioteca da América Latina, que a ela se somam hoje nove milhões de obras."
Leia mais
sábado, 30 de outubro de 2010
Biblioteca Nacional completa 200 anos com raridades longe dos olhos do público
Postado por crb8saopaulo às 09:18 0 comentários
Marcadores: Biblioteca Nacional
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
27 de outubro: é ou não o Dia Internacional da Biblioteca?
"Redação AgoraVale
São vários os contrapontos a respeito do Dia Internacional da Biblioteca. Em uma rápida vasculhada em alguns sites, o internauta se depara com datas que comemoram este dia tanto em 1° de julho, como no mês de outubro e aí, as controvérsias são ainda mais significativas.
Este ano, o Reino Unido lembrou-se da data no último dia 4, enquanto que em Portugal, as comemorações foram no dia 25. No Brasil, encontram-se solenidades tanto no dia 25, como também nos dias 27 e 28.
Porém, pelo fator histórico de surgimento da data, neste ano as comemorações ocorridas na última segunda-feira fazem mais sentido, já que pelo decreto da Associação Internacional das Bibliotecas de 1999, estipulou-se que o Dia internacional da Biblioteca seria a cada 4° segunda-feira de outubro.
Normalmente, o fato é celebrado através de exibições culturais, palestras e outros tipos de incentivos à leitura."
Leia mais
Postado por crb8saopaulo às 05:47 0 comentários
Marcadores: Dia Internacional da Biblioteca, Pindamonhangaba
domingo, 24 de outubro de 2010
Os segredos da Biblioteca
"A Nacional completa 200 anos com acervo em que uma só obra vale até R$ 9 milhões
Rio - Principal guardiã da memória do Brasil e zeladora de 9 milhões de obras, a Biblioteca Nacional comemora 200 anos na próxima sexta-feira com muita história e segredos a contar. Junto a manuscritos e documentos centenários — boa parte trazida pela Família Real, em 1808 —, a instituição guarda relíquias: cartas de D. Pedro I à amante, peças únicas no mundo e livros decorados com ouro. Todo o acervo é monitorado por criterioso esquema de segurança, capaz de visualizar até o que o visitante escreve."
Leia mais
Postado por crb8saopaulo às 02:50 0 comentários
Marcadores: Biblioteca Nacional