sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quem é o aprendiz do século 21 e quais competências lhe são exigidas?

Para que possamos compreender quem é o aprendiz deste século, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) acaba de traduzir para a língua portuguesa o documento “Standards for the 21st – Century Learner” ou “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, elaborado pela American Association of School Librarians – AASL (Associação Americana de Bibliotecários Escolares), e publicado pela American Library Associarion – ALA (Associação Americana de Bibliotecas).
O documento, de oito páginas, define as competências informacionais indispensáveis ao aprendiz do nosso século, propõe a transformação da aprendizagem passiva para a ativa, e estabelece que é na biblioteca da escola – por oferecer acesso democrático aos recursos e ferramentas necessários para a aprendizagem –, onde podemos aprender a lidar melhor com a informação: matéria-prima para a criação de novos conhecimentos. Por outro lado, tradicionalmente reconhecida como o espaço da leitura por excelência, a biblioteca precisa ir além de ações meramente de incentivo à leitura para desempenhar plenamente sua função.
De acordo com os “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, a noção de capacitação informacional evoluiu da simples definição “uso de fontes de referência para localizar informação”. Competências múltiplas, inclusive a digital, a visual, a textual e a tecnológica somaram-se à capacitação informacional como cruciais para o aprendiz do nosso século.
Capacitação informacional é o conjunto de competências necessárias para acessar, interpretar, selecionar e utilizar a informação de forma ética e criativa. É o que dará condição ao estudante de aprender ao longo da vida e de enfrentar novas situações e desafios num mundo de mudanças tão rápidas e impactantes como o atual.
Aprender a aprender
A rapidez e o volume com que as informações são geradas hoje são responsáveis pela rápida obsolescência do conhecimento e, portanto, dos conteúdos curriculares. O estudante precisa ser motivado a se envolver num processo de aprendizagem continuada, ou seja, a aprender a aprender, ser capaz de avaliar o seu próprio desempenho e adquirir as competências que possibilitarão a autonomia informacional necessária para ser bem sucedido em sua vida pessoal, social e profissional. O aprendiz do século 21 ou “nativo digital” precisa saber:
Reconhecer quando a informação é necessária e ser capaz de localizá-la, avaliá-la, transformá-la e compartilhá-la; ler, raciocinar e escrever com precisão e clareza, interagindo com outros, desenvolvendo e comunicando ideias e informação; realizar pesquisa séria e responsável sobre perguntas de relevância, escolhas e assuntos de sua época; investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento; tirar conclusões, tomar decisões embasadas, aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e gerar novos conhecimentos; compartilhar conhecimento e atuar de modo ético e produtivo; buscar aprimoramento pessoal e estético.
Neste novo modelo de aprendizagem, segundo Rosana Telles, coordenadora da Comissão de Educação do CRB-8 e tradutora do documento, “caberá ao bibliotecário assumir seu papel de educador e, em parceria com os professores, desenvolver programas específicos de pesquisa, liderando o processo de ensino-aprendizagem de competências informacionais no âmbito da escola”. Na opinião de Lúcia Paranhos, membro da Comissão de Educação do CRB-8 e responsável pela revisão do documento, “sob a direção de um bibliotecário graduado e atualizado, a biblioteca escolar deve atuar como agência educadora integrada ao programa pedagógico da instituição de ensino, contribuindo para a formação global do estudante como cidadão do mundo”.
Anexo documento “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”.

Mais subsídios no filme "Visions" – Visões:
http://www.youtube.com/watch?v=G9V4NS1DGZE
Assessoria de Imprensa
Cristina Thimm Mirara (Mtb. 18.176)
Celular: (11) 7553-2313
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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pirataria literária preocupa indústria de livros na Argentina

"Marcia Carmo - De Buenos Aires para a BBC Brasil

As cópias falsas estão cada vez mais sofisticadas na Argentina
O aumento do número de casos de pirataria literária na Argentina, com cópias cada vez mais sofisticadas, preocupa a indústria de livros do país.

"É um fenômeno que está crescendo. Talvez não seja tão visível como é no Peru, onde a economia informal é intensa. Mas a pirataria de livros está crescendo na Argentina e também no Chile", disse à BBC Brasil o porta-voz da editora Santillana, Augusto di Marco.

Segundo ele, os falsificadores estariam explorando brechas nas leis argentinas e chilenas – mais duras com a pirataria do que as de outros países sul-americanos – para ampliar seus negócios.

Especula-se no setor editorial que esta produção regional poderia chegar a 10% ou 15do volume da indústria de livros."

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Arquiteta explica quais são os cuidados que se deve tomar ao montar uma biblioteca em casa

"Jornal O Globo-
RIO - Se você está com planos de criar uma biblioteca em casa, fique atento às dicas da arquiteta Carla Chy.

Como deve ser a disposição de uma biblioteca?

Tudo depende do objetivo do proprietário. Se a intenção for somente armazenar livros, muitos livros, é preciso aproveitar ao máximo o espaço. Neste caso, o ideal é ocupar cada centímetro das paredes e deixar a circulação no centro (nem sempre é possível, depende de vários fatores, entre eles, o tamanho do ambiente).

Se a intenção é, além de armazenar livros, usar o ambiente para leitura, o importante é criar um clima aconchegante e delimitar as áreas. Se o morador for colocar livros por toda parte, o ambiente pode ficar caótico, dificultando a concentração, além de não ser funcional. Quando se delimita os espaços, além de conseguir uma organização visual e funcional melhor, cria-se um ambiente mais agradável."
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terça-feira, 9 de novembro de 2010

Entrevista da presidente

A presidente Evanda Paulino concedeu entrevista ao jornal "Prosa" da rede de bibliotecas comunitárias. Confira aqui

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nota de esclarecimento

Em 30 de setembro foi divulgada no BSF em post do Moreno, uma nota chamada "Chapa Quente para o CRB"
http://bsf.org.br/2010/09/30/chapa-quente-pro-crb/, na qual se dá destaque às denuncias de uma profissional alegando cobranças indevidas do CRB8. No intuito de estabelecer a correção dos fatos publicamos a integra da nota pública de esclarecimento divulgada pelo CRB8.