quinta-feira, 23 de setembro de 2010

V Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)


A Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) é em evento acadêmico que objetiva estimular e promover o espírito crítico em relação à formação e à atuação do bibliotecário; reunir a comunidade bibliotecária paulista, aproximando-a da principal universidade pública brasileira – a USP; e divulgar o curso de Biblioteconomia na ECA e na USP, mostrando a multiplicidade de atuações do bibliotecário e a interdisciplinaridade da carreira com outras áreas.

O evento é organizado por alunos do curso de Biblioteconomia da ECA/USP, sob a orientação do Professor Waldomiro Vergueiro e apoio do departamento de Biblioteconomia e documentação (CBD). Serão promovidas palestras e mesas-redondas com convidados e ex-alunos do próprio curso. As atividades ocorrerão entre 27de setembro a 01 de outubro de 2010.
Neste ano o tema da V Semana de Biblioteconomia será “As áreas de atuação do bibliotecário” e contará com mesas-redondas sobre Bibliotecas, Centros de Documentação, Centros de Memória, Consultorias, Arquitetura da Informação, Documentação Audiovisual, Área Acadêmica: pesquisa e docência e uma palestra sobre Bibliotecários no mundo: a experiência do profissional de outro país.

Veja a programação completa.

Bibliotecas de Cubatão recebem mais de 200 novos livros

"Bibliotecas Municipais de Cubatão têm novos livros à espera dos leitores"

"São quase 300 títulos diferentes, com destaque para Literatura Infantil. Os livros foram adquiridos com investimento do Governo Municipal e são, também, fruto de doações.
O tempo em que Biblioteca Municipal era sinônimo apenas de livros de pesquisa já passou. As bibliotecas se modernizaram e é possível encontrar nas prateleiras romances de autores contemporâneos, títulos que muitas vezes figuram no topo da lista dos mais vendidos em livrarias de todo o Brasil. Em Cubatão, essa história não é diferente. E a Biblioteca Central da cidade vai além: está disponibilizando só este mês 279 novos títulos, fruto de investimento do Governo Municipal e de doações recebidas da Secretaria de Cultura do Estado.
Destaque para a renovação do acervo infantil. São 90 livros de escritores importantes como Eva Furnari, Ana Maria Machado, clássicos como "Poemas para crianças" de Fernando Pessoa, "Lili inventa o mundo" de Mário Quintana, "O mistério do coelho pensante" de Clarice Lispector e "Zoo" de Guimarães Rosa. A remessa inclui, ainda, títulos juvenis e adultos de autores de primeira grandeza tais como Moacyr Scliar, Nelson Rodrigues, Nelson Mota, Alice Ruiz (que recentemente esteve na Biblioteca de Cubatão participando do projeto Viagem Literária).
Morgana Monteiro"
Leia mais

Encontro sobre Biblioteca Escolar

Já estão abertas as inscrições para o proximo encontros sobre Biblioteca Escolar. O tema será:

InfoQuest: pesquisa se aprende brincando
Palestrante
Rosana Formigoni Telles

Data
20 de novembro de 2010 – sábado

Local
Conselho Regional de Biblioteconomia

Horário
9:00 – 12:00

Objetivo
Apresentar o InfoQuest, método desenvolvido por Peggy S. Milam com objetivo de motivar os alunos a se tornarem detetives envolvendo-se, de forma eficaz e divertida, no processo de busca à informação.

Inscreva-se aqui

terça-feira, 21 de setembro de 2010

NOVO BOB NEWS

Novo BOB News publica matéria sobre as bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados, os CEUs.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SUSTENTABILIDADE DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS E COMBATE À CORRUPÇÃO EM DEBATE NO COLÉGIO DE PRESIDENTES

“Fortalecer os conselhos profissionais é proteger o trabalhador e a trabalhadora. É com esta visão que estou lutando para aprovação desse Projeto de Lei, que também favorece e gera segurança à sociedade civil.” Foi com essa declaração que o deputado federal Eudes Xavier (PT/CE) fez a defesa do Projeto de Lei 6.463/2009.

“Tratei a tramitação desse projeto no ano passado da melhor forma possível, mas ainda não encontramos um consenso. Penso que existe ainda um caminho de mediação. Devemos aprovar na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e depois focar onde está o mérito da matéria, que é a Comissão de Finanças. Pedi uma ponderação de alguns deputados sobre a importância dessa matéria”, afirmou o deputado.

Histórico PL – A sustentabilidade econômica dos 29 conselhos de profissões regulamentadas existentes aguarda a tramitação de projeto de lei que garanta a sustentabilidade das suas ações. O Projeto de Lei 3.507/2008, apensado ao Projeto de Lei 6.463, de 2009, que define entre o mínimo de R$ 20 e o máximo de R$ 500 o valor das anuidades, e trata ainda de taxas e multas cobradas pelos conselhos é o foco da articulação dos conselhos. O PL também define como parâmetro de reajustes o INPC, índice oficial do governo. De iniciativa do poder Executivo, o PL tramitava em fevereiro, quando o Sistema Confea/Crea organizou uma grande ação parlamentar, em regime de urgência na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados, tendo como relator o deputado federal Eudes Xavier.

Para o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, “todos os conselhos de profissões regulamentadas dependem dessa legislação para continuar fiscalizando a presença de profissionais habilitados na prestação de diversos serviços à sociedade”, disse. Opinião compartilhada pelo presidente do Crea-RN, Francisco Adalberto: “Se o Sistema parar de fiscalizar, quem vai sofrer é a sociedade brasileira”.

Corrupção – o engenheiro civil Wagner Rosa Silva, diretor de Infraestrutura da Controladoria-Geral da União (CGU) – da Secretaria Federal de Controle Interno, fez palestra sobre as Fraudes em licitações e contratos administrativos de obras públicas. “O estudo de viabilidade, a análise da solução técnica e um projeto básico adequado são elementos essenciais para evoluirmos no combate à corrupção”, defendeu Wagner.

Durante a palestra apresentou um mapeamento com as fraudes devido ao direcionamento e dimensionamento das licitações, o parcelamento indevido do objeto e a indivisão do objeto com o intuito de restringir o universo de licitantes. Ele ainda falou das fraudes na elaboração do projeto básico, principalmente quando é descaracterizado, da vinculação do autor do projeto com as empresas participantes da licitação e de projetos básicos direcionados para determinadas empresas.

Como exemplo real, falou de uma fraude detectada durante a Operação Navalha – onde o projeto básico foi descentralizado e gerou muitos problemas, como a prospecção de solo, por exemplo. Nessa ação, que contou com a participação da CGU, foram identificadas empresas envolvidas em práticas de atos ilícitos que, além de objetivarem frustrar os princípios licitatórios, atentam contra a necessária idoneidade das empresas para contratações públicas, nos termos da Lei de Licitações (8.666/93).

“A capacitação e a conscientização dos setores e da sociedade é o caminho. Precisamos socializar as informações, buscando os grupos profissionais para reagirmos contra práticas corruptas e formações de cartéis”, finalizou Wagner Rosa Silva.

O presidente do Confea lembrou aos presidentes do Creas a necessidade do engajamento de todos para a diminuição da corrupção no país. “Temos que mapear os processos de corrupção e agir contra eles, principalmente nos editais, nos contratos e na execução desses contratos. Esse combate permitirá que tenhamos processos transparentes, nos impulsionando para alcançarmos a posição de quinta economia do mundo. É necessário e urgente que seja mapeado os caminhos de fragilidade, agir de forma dura e levar o debate para a sociedade. Precisamos ter no Brasil posturas mais rígidas de combate à corrupção”.

Publicado originalmente em 13/09/2010 - http://creama.tempsite.ws/?p=682