segunda-feira, 14 de maio de 2012

Biblioteca da Câmara facilita consulta a acervo

Depois de passar por uma reforma, concluída em dezembro do ano passado, a Biblioteca da Câmara ganhou novo mobiliário e teve as suas salas de leitura ampliadas e modernizadas. Entre as mudanças, está a nova sinalização das estantes, que permite ao usuário fazer consultas diretamente junto ao acervo.

A Biblioteca Pedro Aleixo, que integra o Centro de Documentação e Informação da Câmara (Cedi), guarda cerca de 200 mil volumes, a maioria sobre temas relacionados a Direito, Ciência Política, Economia e Administração Pública.

Mais em 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Unesp inaugura sua primeira biblioteca infantil


A Biblioteca Infantil de Prudente (BIP) é inaugurada no dia 3 de maio, às 8h30, no prédio do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil) da Unesp de Presidente Prudente, coordenado pela professora Renata Junqueira de Souza. O evento conta com a presença do vice-reitor no exercício da reitoria, Julio Cezar Durigan. 


Será a primeira biblioteca infantil da Unesp e colocará à disposição dos usuários cadastrados (alunos, professores, pesquisadores e interessados) cerca de 3 mil títulos infantis, além de textos teóricos sobre leitura, compreensão/interpretação e produção de textos.


Segundo Renata, coordenadora geral do CELLIJ, esses livros já estavam no CELLIJ, foram comprados, doados, mas eram utilizados somente pelos pesquisadores ligados ao nosso núcleo. “Agora, livros e textos podem ser retirados pelos alunos de Pedagogia, para prepararem aulas, pesquisadores e pelos alunos, por crianças ou adolescentes, das escolas da cidade, criando mais um espaço de mediação de leitura, especializado e que atenderá gratuitamente, mediante cadastro”, diz.


A BIP (Biblioteca Infantil de Prudente) funcionará como uma sub-biblioteca ligada, pela base Athena, à Biblioteca de Presidente Prudente (BPP), principal do Câmpus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp local.


Teresa Raquel Vanalli, bibliotecária, explica que todos os livros do CELLIJ foram cadastrados na base Athena, usada em toda a Unesp, e agora podem circular com controle. “Podemos emprestar, saber com quem estão e controlar a devolução”, conta.


A parceria entre o CELLIJ e a BPP foi para dar controle e suporte ao CELLIJ e aos projetos da professora Renata. Além disso, faz parte da função da biblioteca de uma universidade ajudar na formação e na cultura do cidadão, dar acesso para a população ao nosso acervo e fazê-lo circular”, comenta Teresa.


Renata Bianchui Prado, funcionária da BPP, atenderá os usuários da BIP, a partir de 3 de maio de 2012. O telefone direto da biblioteca infantil é (18) 3229-5836.


Como será feito o cadastro


Da Unesp - Os usuários (alunos, docentes e funcionários), mesmo com registro na BPP da universidade, precisam atualizar os dados na BIP do CELLIJ, trazendo os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de matrícula (para alunos). Quem não tem cadastro ainda na biblioteca do campus, precisa fazer o registro biométrico do dedo indicador.


De fora da Unesp - Para usuários externos, é preciso trazer: RG, CPF e comprovante de endereço de Presidente Prudente. Somente moradores da cidade poderão retirar livros na BIP.


Taxa - E é preciso pagar uma taxa de R$ 10,00, válida por dois anos sem atualização de dados. A renovação dentro deste prazo garante a continuidade do atendimento na BIP sem necessidade de recolhimento de nova taxa. Crianças que estiverem na cidade poderão retirar livros, mediante cadastro de adulto residente em Presidente Prudente.


Menores: o cadastro será feito em nome dos pais ou responsáveis. A criança fará registro do polegar. Assim que ela escolher o livro, pode retirá-lo mediante a leitura da sua digital, com liberdade e autonomia, desde que esteja registrada na BIP.


A biblioteca infantil funcionará às segundas-feiras, das 17h30 às 21h30; às terças, das 13h30 às 17h30; às quartas, das 8h às 12h; às quintas, das 13h30 às 17h30, e às sextas, das 13h30 às 17h30.


Mais informações:


Sobre o CELLIJ, a BIP e projetos de pesquisa: coordenadora Renata Junqueira de Souza: telefone CELLIJ (18) 3229-5462 ou celular (18) 9799-0705.


Sobre a Biblioteca (BPP) da Unesp de Presidente Prudente: Raquel Vanalli, telefone (18) 3229-5362 ou celular 9136-4572.


Fonte: Cris Campos, jornalista e pesquisadora do CELLIJ 


http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/26973-unesp-inaugura-sua-primeira-biblioteca-infantil

terça-feira, 3 de abril de 2012

Arte & Biblioteca – o Painel da Leitura no Brasil


A série Arte & Biblioteca realiza, no dia 4 de abril, seu primeiro debate no ano, sobre a situação da leitura no Brasil de hoje. A professora e pesquisadora Eliane Yunes – criadora do Programa Nacional de Leitura (Proler), para a Biblioteca Nacional, e membro de órgãos da ONU com trabalhos nessa área – apresenta um painel sobre o tema e conversa com os presentes.
O evento é organizado pelo Centro de Documentação e Referência Observatório Itaú Cultural.  Os encontros Arte & Biblioteca estrearam em maio de 2011. Foram promovidas discussões sobre música, arte e tecnologia, fotografia, cinema, gestão cultural e ensino da arte para crianças.

Arte & Biblioteca – o Painel da Leitura no Brasil
quarta 4 de abril
às 19h30
Sala Vermelha (70 lugares)
entrada franca  [ingressos distribuídos com meia hora de antecedência]
Eliana Yunes é assessora do Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc), órgão da Unesco, e diretora da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil. Pós-doutora em leitura pela Universidade de Colônia, trabalha nas áreas de educação, políticas públicas, administração cultural e teologia, com foco na formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Desenvolveu para a Biblioteca Nacional o Programa Nacional de Leitura (Proler). No seu currículo Lattes, você encontra mais informações.


Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 – Paraíso [próximo à Estação Brigadeiro do Metrô]
informações: 11 2168 1777 | youtube.com/itaucultural | twitter.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural |atendimento@itaucultural.org.br

quarta-feira, 28 de março de 2012

Seja conselheiro do Conselho Federal de Biblioteconomia

Caro Bibliotecário,



Às vésperas do pleito eleitoral do Conselho Federal de Biblioteconomia, informamos que ainda há vagas para bibliotecários que querem se candidatar conselheiros desta entidade.Sua participação nos projetos desenvolvidos pelo Sistema CFB/CRB é fundamental.As inscrições prosseguem até dia 3 de abril, próxima terça-feira.

Mais informações podem ser obtidas por e-mail: cfb@cfb.org.br e através do site http://www.cfb.org.br/eleicao2.php

 
A Diretoria
CRB-8

sexta-feira, 16 de março de 2012

Biblioteca Nacional abre inscrições para o I Encontro Nacional de Catalogadores.

Os interessados de todo o Brasil em inscreverem seus trabalhos têm até o dia 13 de abril

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Nacional de Catalogadores (ENACAT), que ocorre junto com o 3º Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação e é organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Os pesquisadores interessados devem registrar os seus trabalhos até o dia 13 de abril. O evento está marcado para os dias 17 e 18 de setembro deste ano, no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro.

Com o tema "Pensando a catalogação no Brasil", o I ENACAT tem como meta criar um ambiente de reflexão e troca de experiências sobre os progressos teóricos e práticos no campo da organização da informação, com enfoque especial no que se refere às bibliotecas brasileiras. "Normas e formatos de catalogação, Controle de autoridades e terminologia, gestão de catálogos, RFRB (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos) e cooperação em catalogação serão as temáticas discutidas nos encontros", afirma a Coordenadora de Serviços Bibliográficos da Biblioteca Nacional, e organizadora do evento, Luciana Grings.  

Os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos no I ENACAT devem enviar os resumos, até o dia 13 de abril, para o endereço eletrônico csb@bn.br. "Os arquivos devem ter de 250 a 500 palavras, estar acompanhados de palavras-chave e em arquivos de texto sem identificação. Num arquivo à parte, devem constar os seguintes dados: nomes dos autores, instituição, endereço, e-mail e título do trabalho", explica Luciana.

Já o envio dos trabalhos finais deve ser feito até o dia 17 de agosto. Eles devem ser apresentados em documento do Word com até 15 páginas escritas na fonte Times New Roman em corpo 12 e sem paginação. Nesse trabalho, deve constar um resumo com cerca de 100 palavras. Citações e referências devem estar de acordo com os padrões da ABNT. Informações de contato (nome, instituição, cargo, endereço, e-mail e telefone) devem estar presentes no documento.

I Encontro Nacional de Catalogadores e 3º Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação 
17 e 18 de setembro de 2012
Tema: "Pensando a catalogação no Brasil"
Envio de resumos até 13 de abril de 2012 para csb@bn.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

Vamos comemorar o Dia do Bibliotecário!

Confiram os eventos que acontecerão para comemorar o Dia do Bibliotecário:


Solenidade Oficial do CRB-8 ao Dia do Bibliotecário
16 de Março, sexta-feira, a partir das 13h
Programação:
13h Visita guiada à Biblioteca Mário de Andrade
14h Credenciamento
14h30min Cerimônia de Abertura
15h Apresentação Musical
16h Conferência "Conceitos inovadores em arquitetura clássica - a nova biblioteca pública de Stuttgart" com a diretora Christine Brunner
17h30min Coquetel de Confraternização
18h30min Visita guiada à Biblioteca Mário de Andrade
Local: São Paulo: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade: Rua da Consolação, 94
Informações e inscrições: www.crb8.org.br ou e-mail: crb8@crb8.org.br ou Tel. (11) 5082-1404

Palestra da presidente da American Library Association, Molly Raphael
9 de Março, sexta-feira, das 10 às 12h
Destaque da programação: Tema: Liderança em Bibliotecas para o século XXI
Local: São Paulo: Auditório União Cultural Brasil Estados Unidos (Paraíso)
Informações e inscrições: e-mail: adm@crb8.org.br - Inscrições Encerradas.

Palestra: Mediação de leitura em bibliotecas públicas e escolares
9 de Março, sexta-feira, das 13h às 16h
Destaque da programação: com Antônia Andréia de Souza, da Biblioteca Belmonte, e profa. Dra. Sueli Bortolin, da Universidade Estadual de Londrina.
Local: São Paulo: Biblioteca Hans Christian Andersen (Tatuapé)
tel. (11) 2295-3447

Seminário Regional de Bibliotecas Públicas FUNDART
10 de Março sábado, das 8h às 16h30min
Destaque da programação: Desenvolvimento de coleções; Redes sociais, automação e catalogação; Atividades culturais e a inclusão; Aspectos políticos e econômicos da informação + Manifesto UNESCO
Local: Ubatuba: FUNDART
Informações e inscrições: e-mail: fundart@fundart.com.br 

Palestra: Bibliotecas Acessíveis: a função social do profissional da informação para a inclusão de pessoas com deficiência
12 de Março segunda-feira, a partir das 10h
Destaque da programação: palestrantes: Ms. Ana Paula Meneses Alves, diretora Técnica do Serviço da Biblioteca da Unesp, e Uilian Donizeti Vigentim.
Local: Santos: Cineclube Lanterna Mágica
Informações e inscrições: Tel. (13) 3202-7100 ramal 147

Semana da Biblioteconomia 2012
De 12 a 16 de Março, das 9h às 16h
Destaque da programação: Palestras da conselheira Maria Lucia Rolim: Atuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª região e Atuação do bibliotecário na área jurídica
Local: Marília: UNESP
Informações e inscrições: e-mail: petbiblio@marilia.unesp.br - Entrada: 1k alimento não perecível

Comemoração ao Dia do Bibliotecário
Dia 12 de março, segunda-feira, a partir das 19h15min
Tema da palestra: CRB-8
Destaque: Palestras dos conselheiros do CRB-8 Corina Gomes Camizão e Francisco Lopes de Aguiar
Local: Santo André: FAINC
Informações e inscrições: e-mail: joaobosco@fainc.com.br ou tel. (11) 4433-7477

Comemoração ao Dia do Bibliotecário
14 de Março quarta-feira, a partir das 19h30min
Palestra: Bibliotecas Públicas e Sensibilização na formação de leitore
Palestrante: Rosane Fagotti Voss, diretora da Biblioteca São Paulo
Local: Santo André: FAINC
Informações e inscrições: e-mail: joaobosco@fainc.com.br ou tel. (11) 4433-7477

Seminário Palestra "Conceitos inovadores em arquitetura clássica - a nova biblioteca pública de Stuttgart"
15 de Março, quinta-feira, das 9h30 às 12h
Destaque da programação: Palestrante: Christine Brunner, diretora da Biblioteca
Local: Campinas: UNICAMP
Informações e inscrições: e-mail: ednacol@unicamp.br ou tel. (19) 3521-6502

sexta-feira, 2 de março de 2012

Compartilhar: conheça a 16ª gestão do CRB-8 (2012-2014)


A 16ª gestão do CRB-8 (2012-2014) está dando continuidade às atividades desenvolvidas pela gestão anterior, priorizando os trabalhos de Fiscalização, Ética e Eventos, que formam os pilares de uma gestão pautada na profissão de Bibliotecário, criando estrutura para a realização de todas as ações e metas do Conselho.

Saiba quem são os novos conselheiros.
Presidente: Cristiane Camizão Rokicki CRB-8 6256
Formada pela Fainc – Santo André (1995), possui especialização em Gerenciamento de Sistemas e Serviços de Informação pela FESPSP e é mestre em Moda, Cultura e Arte. Participou da 13ª Gestão do CRB-8 e da diretoria do evento IV Senabraille. Coordenadora geral da Rede de Bibliotecas do Senac SP.

Vice-presidente: Daniela Pereira de Sousa CRB-8 7174
Formada pela UNESP/Marília/2003, bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho (2009), especializando em Gestão de Negócios pelo Senac. É responsável pela biblioteca da unidade Nove de Julho do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

1º. Secretário: Djair Rodrigues de Souza CRB-8 6639
Bibliotecário concursado na Universidade Federal de São Paulo, exerceu cargos de coordenação no CEU e na FESPSP, onde se formou. Pós-graduado em Socio-Psicologia, e é o único bibliotecário a integrar o Júri do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. É editor do blog

2ª. Secretária: Rosana Aparecida Ribeiro Camillo CRB-8 7554
Graduada pela FESPSP (2004) e técnica em Biblioteconomia (Senac/2000), trabalha como bibliotecária no Centro Universitário Senac, onde desde 2007 coordena o setor de Aquisição para todas unidades do Senac São Paulo.

Tesoureiro: Roberto Julio Gava CRB-8 6620
Formado pela FESPSP, com especialização em Arquivística, é bibliotecário da PUC, onde é responsável pelos Acervos do Dr. Helio Pereira Bicudo.

COMISSÃO DE ÉTICA
Coordenação/Efetivo: Camila Rodrigues Garcia CRB-8 8047
Formada pela ECA/USP, pós-graduada em Gestão Estratégica do Conhecimento pelo Senac, atuou em grandes empresas. Hoje apoia projetos e programas de gestão de conhecimento através de consultores da área.

Efetivo: Maria Ludmilla Oviedo Licas CRB-8 8484
Formada pela UNESP/Marília/2003, iniciou sua carreira em uma instituição que atendia o público escolar e universitário. Há cinco anos trabalha em multinacional sueca.

Suplente: Maria Lucia de Borba Rolim: CRB-8 5891
Formada pela UNESP (1994), conselheira nas gestões 1997-1999 e 2000-2002 do CRB-8. Foi coordenadora do GIDJ/SP - Grupo de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (2007-2011), fez trabalhos em consultorias, universidades e na área escolar. É bibliotecária do Escritório Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal Advogados.


COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO
Coordenação/Efetivo: Maria Edite de Souza Bispo CRB-8 5439
Formada pela FESPSP, pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação pela FAINC, é pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP. Atua na área de projetos sociais e de educação desde 1990, é bibliotecária efetiva da Câmara Municipal de São Paulo e atual coordenadora da Comissão de Fiscalização do CRB-8.

Efetivo: Anderson Matias Marques CRB-8 7120
Formado pela UNESP/Marília, trabalhou em bibliotecas públicas e universitárias e hoje atua nos Centros Educacionais Unificados (CEU) na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Suplente: Francisco Lopes de Aguiar CRB-8 7856
Bacharel pela FESPSP, mestre em Ciência da Informação pela PUC/Campinas, é docente na FAINC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, utilizando-se do diálogo interdisciplinar entre Biblioteconomia, Arquivologia, Documentação e Tecnologias da Informação.


COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO
I - Núcleo de Eventos: Coordenação/Efetivo: Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro CRB-8 3743
Bacharel pela FESPSP (1976), atuou como diretora da biblioteca de diversos escritórios de advocacia. Desde 2001, é diretora da biblioteca do Goethe-Institut São Paulo. É responsável pela organização de seminários, congressos, palestras entre outros; e pelo intercâmbio de profissionais.

Efetivo: Dolores Biruel CRB-8 7029
Formada pela FESPSP (2002), é gestora de programação cultural na Poiesis, coordenadora das bibliotecas das Fábricas de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura, e coordenadora do Centro de Estudos de Imigração e Cultura Árabe no Brasil.

Suplente: Luciana da Silva Meira CRB-8 8731
Graduada pela ECA/USP, atua desde 2005 numa indústria farmacêutica onde coordena os programas de Educação em Saúde e de recuperação da informação.

II - Núcleo de Comunicação
Coordenação/Efetivo: Ana Teresa Vianna de Figueiredo Sannazzaro CRB-8 3743
Assessoria Jornalística: Cristina Thimm Mirara (Arbeit Factory Editora e Comunicação Ltda.)


COMISSÃO DE LICITAÇÃO
Coordenação/Efetivo: Maria Ludmilla Oviedo Licas CRB-8/8484
Efetivo: Dolores Augusta Biruel CRB-8 7029
Funcionária: Lucy Clélia Araújo Castor CRB-8/6026


COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS
Coordenação/Efetivo: Wanderson Scapechi CRB-8 7172
Graduado pela UNESP (2001), com especialização em Educação: Novas Competências Aplicadas à Educação, pelo Senac (2006) e mestrado em Ciência da Informação pela ECA/USP (2009).
É docente no curso técnico em Biblioteconomia do Senac.

Suplente: Corina Gomes Camizão CRB-8 7220
Formada pela FATEA (2001), tem experiência em biblioteca universitária e centro de pesquisa hospitalar. Atuou na UNIP e Hospital Sírio Libanês. Coordena a biblioteca de moda/design do Istituto Europeo di Design - São Paulo.

Assessoria Contábil: Convir


COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS
Coordenação/Efetivo: Roberto Julio Gava CRB-8 6620

Suplente: Marcos Rogério Gonçalves CRB-8 6564
Bacharel pela FESPSP (1998), pós-graduado em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, e em Gestão de Documentos e Arquivos (FESPSP). É membro-fundador do GIDJ/SP e foi membro da Comissão de Documentação Jurídica do CRB-8. É bibliotecário-chefe do KLA-Koury Lopes Advogados.

Suplente: Elza Itsuko Kawara Velasque CRB-8 5532
Formada pela FESPSP (1992) e em Pedagogia (PUCCAMP), atua na área jurídica desde 1984. Trabalhou na UNIFIEO e em escritórios renomados de São Paulo. Atua no escritório Pinhão e Koiffman Advogados, e membro do GIDJ/SP, e já participou da gestão do CRB-8 (1999-2002).

Assessoria Jurídica: Dras. Iracema E. Sakamoto e Aparecida B. Linhares