EDISON VEIGA O Estado de São Paulo, 29.9.2013, Caderno Metrópole, p. A-32
Algumas têm mais funcionários que usuários; 'Há mês que não vem ninguém', diz bibliotecária
Existem centenas de bibliotecas em São Paulo, de instituições públicas e privadas, cujo acesso é livre. Entretanto, muitas delas são praticamente desconhecidas da população - e permanecem quase vazias na maior parte do tempo.
É o caso da que funciona na Assembleia Legislativa, na frente do Parque do Ibirapuera. São 14 mil livros que ficam à disposição tanto dos funcionários e deputados quando da população em geral - o espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h. "Mas muito pouca gente vem", comenta a bibliotecária responsável, Patricia Ide.
Ela e outros nove funcionários trabalham ali. Mais do que os oito visitantes por dia que o local costuma receber, em média. "E a maioria dos visitantes vem para ler o jornal do dia", diz Patricia.
Outro exemplo de pouca frequência é a biblioteca mantida pela Academia Paulista de Letras, instituição fundada há 104 anos no centro de São Paulo. Tem um acervo riquíssimo. São cerca de 80 mil títulos, muitos deles em raras primeiras edições dos séculos 17 e 18 - o foco é a literatura brasileira.
"Na média, devemos receber umas oito pessoas por mês. Mas tem mês que chega a vir um por dia. Tem mês que não vem ninguém", comenta uma das duas funcionárias, a bibliotecária Maria Luiza Pereira de Souza Lima. A biblioteca fica no terceiro andar do prédio da Academia e funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h - exceto às quintas, quando só abre pela manhã.
"Os que nos procuram, em geral, são pesquisadores, acadêmicos que estão fazendo tese de mestrado ou doutorado, por exemplo", explica Maria Luiza. O acervo foi montado, ao longo das décadas, com base em doações - em geral, dos próprios membros da Academia. "Já é uma tradição não termos verba para adquirir novos livros", comenta a funcionária. Os móveis do ambiente, feitos pelo antigo Liceu de Artes e Ofícios, dão uma aura clássica ao espaço.
Prato cheio para quem gosta de pesquisar em livros de História, a biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo funciona de segunda a quinta, das 12h às 17h. Ali há 4,8 mil livros, principalmente sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. "Mas também sobre outras revoluções e sobre a História do Brasil e de São Paulo", apresenta a bibliotecária Ivone Cavalcanti Maciel.
Ivone afirma que são cerca de 150 visitantes por mês. "Entretanto, há um público sazonal, que surge todos os anos nas proximidades do feriado de 9 Julho, data em que se comemora a Revolução de 1932", explica a bibliotecária.
Acessível. Muito provavelmente pela localização, a biblioteca que funciona na Câmara Municipal não tem público tão pequeno. Diariamente, são cerca de 50 os que consultam o acervo da casa, formado por 22 mil títulos, das mais variadas áreas - neste mês, 14 títulos foram incorporados às estantes, entre eles o livro 28 Contos, de John Cheever, Afinado Desconcerto, de Florbela Espanca e 125 Contos, de Guy de Maupassant. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h30.
"Estamos no meio de um processo que, acreditamos, culminará com um aumento do número de visitantes", explica o secretário de Documentação da Câmara Municipal, Angelo Caio Monteiro da Cruz, cuja pasta é responsável pela biblioteca. "Na reforma do térreo está prevista a mudança da biblioteca para lá. Acredito que ali ficaremos mais acessíveis. Nosso público deve dobrar."
Municipais. Mais conhecidas pela população, há 56 bibliotecas públicas municipais espalhadas pelos bairros da capital. Elas recebem 85 mil pessoas por mês - gente interessada em mais de 4 milhões de livros dos acervos de toda a rede.
De todas as unidades, a que recebe menor público mensal é a Chácara do Castelo, no Jardim da Glória, com média de 401 visitantes por mês. Seguida de perto pela que fica no bairro do Limão, a Menotti Del Picchia, com uma média mensal de 456 visitantes.
Na outra ponta, as recordistas de público são a Mário de Andrade, por onde passam mais de 32 mil pessoas por mês, e a biblioteca do Centro Cultural São Paulo, com 24 mil usuários por mês.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: AV. PEDRO ÁLVARES CABRAL, 201, 3º ANDAR.
ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS: LG. DO AROUCHE, 312.
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO: R. BENJAMIM CONSTANT, 158.
CÂMARA: VD. JACAREÍ, 100, 2.º ANDAR.
CHÁCARA DO CASTELO: R. BRÁS LOURENÇO, 333.
MENOTTI DEL PICCHIA: R. SÃO ROMUALDO, 382.
MÁRIO DE ANDRADE: R. DA CONSOLAÇÃO, 94.
CENTRO CULTURAL SP: R. VERGUEIRO, 1.000.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,bibliotecas-publicas-a-espera-de-leitores,1079988,0.htm
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Bibliotecas públicas à espera de leitores
Postado por crb8saopaulo às 08:25 0 comentários
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Curso de Normalização de Trabalhos Científicos, segundo a ABNT - a distância
DATA DO EVENTO: 07/10/2013 a 11/11/2013
LOCAL: A distância via Eureka.
PARTICIPANTES: Alunos, professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos com publicação científica e normalização bibliográfica.
DATA DE INSCRIÇÃO: 14/09/2013 a 30/09/2013 www.pucpr.br/extensao
Mais informações e inscrições:
https://wwws.pucpr.br/sistemas_s/pucpr/academico/InscricaoExtensao/index.php?eve=11199&ehinternacional=N&idioma=105
Postado por crb8saopaulo às 06:31 0 comentários
terça-feira, 24 de setembro de 2013
6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva)
Seminário tem nova data e local
A Secretaria de Estado da Cultura definiu nova data para a realização do 6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva). O evento acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2013, no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina.
Os temas dessa edição são: Acessibilidade, Bibliotecas como espaços além da leitura, Iniciativas para o público jovem, Interação entre bibliotecas e escolas, Leitura nas diversas mídias, Novos serviços para públicos específicos, Soluções inovadoras e criativas para ambientes em bibliotecas, Sustentabilidade. A participação é gratuita e aberta a todos os profissionais que atuam em bibliotecas e para estudantes da área. Nos próximos dias, será divulgada a programação e abertas as inscrições.
Inscreva seu projeto
Até o dia 6 de outubro, a comissão organizadora receberá inscrições de interessados em expor seus projetos em painéis do evento. Basta enviar email para bibliotecaseleitura@sp.gov.br, com as seguintes informações: nome do projeto, nomes dos profissionais envolvidos, nome da instituição, contatos (e-mails e telefones) e um resumo da ação com até 300 palavras. As propostas selecionadas serão divulgadas no blog da Unidade de Bibliotecas e Leitura e no site www.bibliotecaviva.org.br
Postado por crb8saopaulo às 11:55 0 comentários
Novos cursos na programação!
Curso: “Impactos de e-books em bibliotecas”, com Liliana Giusti Serra (INSCRIÇÕES ABERTAS)
Palestrante: Liliana Giusti SerraData: 19 de outubro de 2013 (sábado).
Horário: das 8:30h às 18h.
Local: FESPSP - Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Vagas limitadas. Os participantes receberão certificado.
Valor: R$ 150,00.
Informações e inscrições: http://www.fespsp.org.br/extensao/matriculas-abertas/impactos-de-e-books-em-bibliotecas
_____________________________________________________________________
Curso: “Organização e funcionamento de uma Biblioteca Escolar”, com Gladis Maria Schmidt (INSCRIÇÕES ABERTAS)
Palestrante: Gladis Maria SchmidtData: 26 de outubro de 2013 (sábado).
Horário: das 8:30h às 18h.
Local: FESPSP - Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Vagas limitadas. Os participantes receberão certificado.
Valor: R$ 130,00.
Informações e inscrições: http://paloma-altran.blogspot.com.br/2013/09/curso-organizacao-e-funcionamento-de.html
_____________________________________________________________________
Curso: “Organização de acervos documentais jurídicos”, com Roseli Miranda (INSCRIÇÕES ABERTAS)
Palestrante: Roseli MirandaData: 09 de novembro de 2013 (sábado).
Horário: das 8:30h às 18h.
Local: FESPSP - Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Vagas limitadas. Os participantes receberão certificado.
Valor: R$ 140,00.
Informações e inscrições: http://paloma-altran.blogspot.com.br/2013/09/curso-organizacao-de-acervos.html
_____________________________________________________________________
Curso: “Pesquisa e Recuperação das Fontes de Informação Jurídica”, com Andréia Gonçalves Silva (INSCRIÇÕES ABERTAS)
Palestrante: Andréia Gonçalves SilvaData: 30 de novembro de 2013 (sábado).
Horário: das 8:30h às 18h.
Local: FESPSP - Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Vagas limitadas. Os participantes receberão certificado.
Valor: R$ 140,00.
Informações e inscrições: http://paloma-altran.blogspot.com.br/2013/09/curso-pesquisa-e-recuperacao-das-fontes.html
_____________________________________________________________________
Curso: “Planejamento de bibliotecas digitais”, com Liliana Giusti Serra (INSCRIÇÕES ABERTAS)
Palestrante: Liliana Giusti SerraData: 07 de dezembro de 2013 (sábado).
Horário: das 8:30h às 18h.
Local: FESPSP - Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo/SP - Próximo às estações de metrô Santa Cecília e República.
Vagas limitadas. Os participantes receberão certificado.
Valor: R$ 150,00.
Informações e inscrições: http://paloma-altran.blogspot.com.br/2013/09/curso-planejamento-de-bibliotecas.html
_____________________________________________________________________
Lembrando que os cursos organizados e promovidos por Paloma Altran, agora são realizados em parceria com a FESPSP, reconhecida instituição de ensino que possui tradição na área de Biblioteconomia!
Essa importante parceria proporciona novos benefícios aos participantes dos cursos, confira:
- Emissão de Nota Fiscal ou Nota de Empenho: Muitas empresas e instituições oferecem como benefício aos seus funcionários/colaboradores o custeio de cursos de extensão para o aperfeiçoamento e atualização profissional. Agora, os cursos organizados por Paloma Altran, por meio da parceria fechada com a FESPSP podem fornecer a Nota Fiscal ou Nota de Empenho necessária para as empresas;
- Facilidade no pagamento: inscrições realizadas pelo site serão pagas via boleto bancário (que será enviado por e-mail em até 2 dias úteis) ou é possível fazer a inscrição diretamente na secretaria da FESPSP e realizar o pagamento com cartão de crédito ou de débito;
- Os cursos serão realizados na FESPSP: que possui uma ótima estrutura com instalações modernas. Seu prédio recém-inaugurado disponibiliza salas, auditório e laboratório novos e confortáveis;
- Certificado com a chancela FESPSP: instituição de ensino com 80 anos de tradição e reconhecimento.
Mais informações, escreva para paloma.altran@gmail.com
Postado por crb8saopaulo às 06:48 0 comentários
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Série "Em Pauta" Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: Convergências
A ABRAINFO dá início à Série “EM PAUTA”, um conjunto de debates referentes às questões que transitam pelo campo da informação para promover a reflexão entre os profissionais, assim como promover um ambiente profícuo para o desenvolvimento de questões pertinentes à área de Ciência da Informação de modo a estimular seu constante desenvolvimento.
A abertura da Série será feita pelo tema: Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: Convergências.
Data: 30 de setembro de 2013.
Horário: às 20h.
Local: Itaú Cultural – Sala Vermelha.
Endereço: Av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo/SP.
Associados ABRAINFO: participação gratuita.
Não associados: R$ 10,00.
Participantes receberão certificados (envio por e-mail após o evento).
Vagas limitadas.
Confira as informações completas no cartaz.
Inscrições clique aqui.
Postado por crb8saopaulo às 08:32 0 comentários
Maior biblioteca pública da Europa tem 10 andares, jardim suspenso e wi-fi
Esqueça a imagem de livros de páginas amareladas, acumulados em prateleiras poeirentas. Combinando arquitetura, inovações e raridades shakespearianas, a maior biblioteca pública da Europa em número de visitantes redefine o conceito de local de conhecimento.
Leia a notícia na íntegra em
http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/18/maior-biblioteca-publica-da-europa-tem-10-andares-jardim-suspenso-e-wi-fi.htm#fotoNav=6
Postado por crb8saopaulo às 08:30 0 comentários
segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Workshop de Gestão do Conhecimento em Escritórios de Advocacia: sua aplicação enquanto ferramenta para a vantagem competitiva
Objetivos:
• Apresentar a gestão do conhecimento como uma ferramenta indicada para a administração de um dos principais recursos internos da organização: a informação. Além disso, buscar compreender o seu impacto para a sustentação da vantagem competitiva em escritórios de advocacia.
• Discutir conceitos relacionados à gestão do conhecimento, a vantagem competitiva e traçar as contribuições que o bibliotecário pode dar para o desenvolvimento de programas e políticas voltados à essa área.
Público-alvo: Profissionais que atuam em unidades de informação e documentação jurídica ou interessados em iniciar na área.
Cronograma:
09:00 – Abertura/Credenciamento
11:00 – Coffe Break
13:00 – Encerramento do evento.
Conteúdo do Workshop:
1. Apresentação
2. Escritórios de advocacia: a transformação de sua estrutura organizacional diante da sociedade do conhecimento e sua tendência de atuação no mercado competitivo
3. Geração do conhecimento: a teoria da criação do conhecimento aplicada aos escritórios jurídicos
4. O conhecimento como recurso estratégico no ambiente jurídico
5. Mapeando as fontes e recursos de conhecimento tácito e explícito
6. A implantação do programa de gestão do conhecimento em escritórios de advocacia
7. Conclusões
Palestrantes:
Daniela Brene Pires
Mestranda em Ciência da Informação pela ECA/USP. Especialista em Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas pela FIA/USP e Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela FESPSP. Bacharela em Biblioteconomia pela UNESP.
Janaina Lopes
Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela FESPSP. Bacharela em Biblioteconomia FESPSP.
Valéria Martin Valls
Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação e Bibliotecária pela ECA/USP. Docente e coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP e da Escola Pós-Graduada (Núcleo de Informação) da FESPSP. Palestrante e consultora nos temas ligados a gestão da qualidade, da informação e do conhecimento.
Data: 28 de Setembro de 2013 (sábado)
Horário: 9:00 às 13:00
Local: Faculdade de Direito da USP - Térreo
Largo São Francisco, 95, Centro – São Paulo, SP.
Vagas Limitadas: 70
Inscrições: Preencha o formulário abaixo e envie para crb8@crb8.org.br
Formulário: Clique aqui
Evento gratuito.
Postado por crb8saopaulo às 06:20 0 comentários