terça-feira, 18 de maio de 2010

Cidade se destaca em número de bibliotecas no país

Santos ocupa o 11º lugar no ranking dos municípios brasileiros com maior número de bibliotecas (índice de 1,67 para cada grupo de 100 mil habitantes), de acordo com pesquisa feita em 5.565 cidades, divulgada na semana passada pelo Minc (Ministério da Cultura). No Estado, Santos está em 4º lugar. Em âmbito nacional, a classificação santista superou importantes capitais, como São Paulo, Belo Horizonte e Recife.

No total a cidade tem sete bibliotecas espalhadas pelo Centro Histórico, Aparecida, Zona Noroeste, Caruara (área continental) e Morro do São Bento. Juntas, elas disponibilizam 84.600 exemplares para consultas ou empréstimos. O município ainda dispõe de gibiteca, no Boqueirão, e hemeroteca, na Vila Mathias.

A Biblioteca Municipal Alberto Sousa, no Centro Histórico, mantém a maior quantidade de publicações, com acervo de 32 mil livros. Só em 2009, os visitantes realizaram 4.878 empréstimos. Além disso, diversos projetos e atividades voltadas à literatura são realizados em praças e espaços públicos.

Segundo a pesquisa, existem 4.763 bibliotecas públicas em 4.413 municípios. O levantamento, feito pela Fundação Getulio Vargas, ocorreu entre setembro e novembro do ano passado. O Sul é a região com mais bibliotecas por 100 mil habitantes (4,06), seguida do Centro-Oeste (2,93), Nordeste (2,23), Sudeste (2,12) e Norte (2,01).

O município com maior número de bibliotecas é Barueri (4,07 por 100 mil habitantes), seguido por Curitiba (2,97) e Santa Rita, na Paraíba (2,36).

Extraído de: Prefeitura Municipal de Santos - 04 de Maio de 2010

3 comentários:

Anonymous disse...

Faltou perguntar quantos bibliotecários têm trabalhando nestas bibliotecas. Acho que a área de fiscalização do CRB deveria visitar mais a cidade que se orgulha de seus equipamentos que se restringem a coleções de livros velhos e empoeirados, em geral guardadas por um funcionário atrás de uma mesa!

Sidney disse...

Muito bem lembrado. Será que o Conselho já fiscalizou alguma destas bibliotecas? Tem até analfabeto trabalhando ali, e com cargo de chefia.

Sandra disse...

Concordo totalmente. Ali não se sabe nem o que é, nem o que faz um bibliotecário. São bibliotecas e mais bibliotecas nas mãos de leigos.