quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mensagem do colega André Araujo

"Caros amigos e colegas
Recentemente participei do Projeto Sino Azul, da Fundação Telefônica, que teve como um de seus objetivos a disponibilização, via Internet, dos conteúdos da Revista Sino Azul, publicada pela antiga Companhia Telefônica Brasileira a partir da década de 20A Revista é parte da documentação arquivística, bibliográfica e museólogica que hoje é mantida pela Fundação Telefônica e trata de temas diversos que transitam entre ciência, tecnologia, cotidiano, história das telecomunicações, cultura, etc.
Ao ser convidado pela Audoc.con (http://www.audoc.com.br/), tive a oportunidade de coordenar o projeto específico de catalogação, indexação (atribuição de palavras-chave ou assuntos) e disponibilização, em formato digital, de cada um dos fascículos que compõem a Coleção Sino Azul.
O Projeto, desenvolvido junto a uma equipe multidisciplinar composta por bibliotecários e profissionais de Tecnologia da Informação, é resultado de uma profunda reflexão informacional e histórica acerca da Revista Sino Azul que sem dúvida é uma fonte para diferentes tipos de interesses e de pesquisas.
Gostaria de compartilhar com vocês este momento indicando os três links abaixo:
1) Matéria sobre o Projeto Sino Azul: "Telefônica lança versão digital da revista histórica Sino Azul":
http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4437126-EI3615,00.html

2) Vídeo sobre a exposição e sobre o Projeto Sino Azul (com pequena entrevista feita comigo ao final):
http://terratv.terra.com.br/Noticias/Brasil/4194-303050/Telefonica-digitaliza-revistas-historicas-e-lanca-site.htm

3) Link para acesso ao catálogo completo da Revista Sino Azul:
www.colecaosinoazul.org.br
Nesta versão on-line do catálogo ainda há alguns ajustes a serem feitos, seja em relação às estratégias e resultados de pesquisa ou mesmo na exibição do Formato Marc 21, mas gostaria de divulgar o Projeto desde já.

Conto com suas sugestões e/ou opiniões.
Espero que gostem e divulguem!
Um abraço,
André de Araújo - Bibliotecário (CRB-8: 6831)"

2 comentários:

Anonymous disse...

Queridos colegas do CRB-8, quero agradecer a divulgação do "Projeto Sino Azul" no Blog do Conselho! Parabéns pelo uso de mais este recurso para ampliar as ações do Conselho. Forte abraço, André de Araújo - Bibliotecário (CRB-8: 6831)

Anonymous disse...

Deixo aqui meu elogio e lembrança que esse projeto não é somente útil aos bibliotecários, mas também aos profissionais da Paedagogia e áreas afins, pois são esses profissionais que direcionam esse tipo de leitura para pesquisas. Acho que esse projeto como tantos outros deveriam ser sempre divulgados em outros meios também.
Obrigada
Luis Felipe