quinta-feira, 27 de maio de 2010

Parabéns aos bibliotecários de Alagoas

Curso de Biblioteconomia comemora 12 anos

Para comemorar o décimo segundo ano de atividades do Curso de Biblioteconomia, a Coordenação de Curso e o Centro Acadêmico continuam nesta terça-feira, 25, a partir das 19h, a realização de palestras e mesarredonda no auditório do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (NPM), mais conhecido como Severinão.

O objetivo é reunir discentes, docentes e profissionais, além de interessados, para trocar informações e experiências. “As palestras e mesarredonda oferecem um panorama interdisciplinar da sociedade atual, tida como a sociedade da informação, bem como permitir a compreensão da evolução do curso por via das vivências acumuladas”, afirma Zayr Claúdio, um dos organizadores do evento.

A palestra de abertura na segunda-feira, 24, está definida para às 19 horas e será proferida pela bibliotecária e pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Silvia Regina Cardeal e tem como tema "As Origens do Curso de Biblioteconomia”. Em seguida, os docentes do curso Edivanio de Souza, Francisca Mota e Maria de Lourdes Lima vão ser os debatedores da mesarredonda sobre “Desenvolvimento e Perspectivas do Curso de Biblioteconomia”.

A programação da primeira noite se encerra com homenagens. Na terça-feira, 25, a programação do evento será marcada pela palestra “Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas”, apresentada pela bibliotecária e coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Ilce Milet.

O curso de Biblioteconomia

O Projeto de implantação do atual Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, aprovado em 1998, representa o esforço das bibliotecárias Sueli Maria Goulart Silva e Sílvia Regina Cardeal - Pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho tendo como aliada a Associação dos Bibliotecários de Alagoas.

Vale ressaltar – diz Zayr Cláudio – o empenho dos professores e profissionais da área de Informação participantes do Curso de Especialização em Administração e Gerência de Serviços de Informação implantada na Ufal, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Ensino Superior (Capes) e da Comissão Técnica designada pela Pró-reitoria de Graduação.

A formação do profissional em Biblioteconomia da Ufal visa atender as exigências e necessidades do contexto dinâmico da Sociedade da Informação e do Conhecimento do Estado de Alagoas e da região Nordeste. Integrado ao Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), o dinamismo de suas atividades busca cada vez mais uma formação acadêmica de qualidade conscientizando do importante papel que desempenha na sociedade.

por Ascom / Ufal
Originalmente no jornal online "Alagoas em Tempo Real" em 25/05/2010 http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=educacao&cod=3374

0 comentários: