quarta-feira, 25 de agosto de 2010

COLOQUIO ENTRE COORDENADORES DE CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA


Com 100% de adesão, a iniciativa do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), de reunir os coordenadores e professores das instituições de ensino superior e representantes das entidades de Biblioteconomia para debater sobre os termos da Lei federal 12.244/2010 e o conteúdo do Projeto Mobilizador do Sistema CFB/CRB, suas congruências, implicações e conseqüências, ocorreu dia 20 de agosto, na sede do CRB-8.

No período da manhã, a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nemora Rodrigues, falou sobre o trabalho de divulgação do Projeto Mobilizador entre as diversas esferas do poder em Brasília, e dificuldades para despertar o interesse de parlamentares para a inclusão e manutenção da biblioteca escolar na pauta legislativa, que culminou no esforço para a aprovação da Lei federal 12.244, a qual dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do Brasil respeitada a profissão de Bibliotecário, sancionada em 24 de maio pelo presidente da República.

Uma das conseqüências dessa nova lei será um provável “boom” no mercado e valorização do profissional. Sobre o cenário futuro, destacou: “Teremos que formar 175 mil bibliotecários em dez anos, sendo que os cursos atuais preparam 1.500 profissionais ao ano. Isso sem contar que até 2020, 30% dos bibliotecários ativos estarão aposentados”.

Uma dessas aposentadas será a bibliotecária e professora Iara Conceição Bitencourt Neves, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também ministrou palestra no Colóquio sobre sua trajetória profissional como bibliotecária e docente.

Ao falar sobre o perfil desejável do bibliotecário à luz do Manifesto da Unesco, ela sugeriu uma alteração do texto original: “Temos de reconhecer as funções da Biblioteca Escolar como base ao desenvolvimento do currículo, formadora do gosto pela leitura e fonte de informação da comunidade. O Manifesto fala em apoio ao desenvolvimento..., mas eu acredito que a BE seja a base do processo ensino- aprendizagem”.

No período da tarde, houve palestra das bibliotecárias Juliana Souza e Telma de Carvalho sugerindo a criação de Biblioteca Virtual em Ciência da Informação, e a formação de três grupos de trabalho para propor estratégias de ação. Eis a síntese de cada equipe.

0 comentários: