domingo, 15 de agosto de 2010

Futuro do livro é digital, gostemos ou não

Ethevaldo Siqueira - Coluna de domingo, 15-08-2010, do Estadão

"Não tenho dúvida: o futuro do livro é digital. Minha convicção está ainda mais reforçada depois de participar do Fórum Internacional do Livro Digital, que antecedeu a abertura da Bienal do Livro de São Paulo, na semana passada. Com base na visão dos três palestrantes – o norte-americano Mike Shatzkin, o inglês John B. Thompson e o brasileiro Jean Paul Jacob – descrevo, por minha exclusiva responsabilidade, o que poderá ser, em 2025, a mais famosa enciclopédia virtual do mundo, a UniPaedia (Universal Encyclopaedia), acessável por meio do SmartPad, o e-reader do futuro. Essa enciclopédia conterá algo equivalente a 100 vezes mais informação do que o volume atual da Wikipedia que hoje conhecemos, escrita em mais de 200 idiomas."

Saiba mais

1 comentários:

Anonymous disse...

Oi Mercês, esta é uma velha discussão e ainda não chegou ao final: o futuro do livro.
Hoje na Folha, cad. Ilustríssima, p.3, Josélia Aguiar escreveu sobre livros perdidos e encalhados, não sei se voce leu; de fato, é mais sobre livros perdidos pois sobre encalhe os editores são empre reticentes acerca do que fazer. Nós sabemos que destino dar. Claro que não sem um programa de governo muito bem elaborado, a quem seriam vendidas as obras a um custo baixo para que a distribuição pudesse beneficiar de modo equânime o maior número possível de bibliotecas mas, não é assim que funciona . Desculpe o grande parêntese para falar sobre livro, sempre ele, e não sei por quanto tempo, a cho que ainda por muito.
Na Flip, Robert Darnton não falou no fim do livro, ao contrário, mas que publica-se anualmente cada vez mais. No ano passado foram um milhão de títulos com milhares de exemplares cada um.
Pessoalmente imagino ser possivel a coexistência pacífica - por que não - dos e-algo com o livro impresso.
Quanto ao fato de serem perdidos um número cada vez maior, e ninguém volta para procurar, será que talvez não seja um indicador de que voce está querendo partilhar sua experiência com mais alguém? Afinal ninguém costuma jogar livros fora, apenas descarta-os, não é mesmo?
Abraço

Sandra