terça-feira, 19 de outubro de 2010

Homenagem a D. Carminda Nogueira

Através das palavras da colega Lourdes Moraes, o CRB8 presta uma homenagem à bibliotecária Carminda Nogueira, falecida dia 14.

"D. Carminda: uma educadora na fé.

Conheci D. Carminda em 1968 quando estava terminando meu curso de Magistério na Escola Estadual Jesuíno de Arruda. Jovem, com apenas 18 anos, tinha vontade de ir adiante com meus estudos. Porém, de família pobre não poderia cursar Pedagogia fora da cidade como fizeram alguns de meus colegas. Então, quase no final do ano, eis que aparece uma grande oportunidade, - um curso novo - biblioteconomia. Não sabia bem o que era, mas incentivada por duas professoras da Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos – Miriam Zambel e Carminda Nogueira de Castro Ferreira, prestei o vestibular. Não foi difícil, eu tinha uma sólida formação, mas também não foi fácil – tinha prova da língua francesa. Fiquei um pouco desanimada, pois não tinha tido oportunidade de estudar essa língua de pronuncia tão bonita, mas não de tão fácil entendimento e muito menos de escrita. Mas a D.Carminda com seu jeito alegre e sua sabedoria de gente que sabe o faz, disse – não fique preocupada é apenas um texto para interpretar, você vai conseguir – e eu, com a segura orientação desta senhora que seria minha grande e permanente professora, eu fiz a prova e todo o curso de biblioteconomia e documentação com grande entusiasmo e também grande sucesso. Foram tempos maravilhosos.
E, assim ao longo de todos esses anos, que não são poucos, tive o prazer e privilegio de conviver com a D. Carminda. No início como aluna, numa relação de respeito, admiração e preocupação. Suas disciplinas eram difíceis - para quem gostava mais das exatas como eu – francês, português, cultura literária e cultura artística. Depois de formada, uma relação de colegas de profissão – somos bibliotecárias – participando dos mesmos ideais da profissão, dos mesmos espaços e das mesmas discussões.
Porém, a D.Carminda nunca deixou de lado a sua missão de professora – sempre incentivando o nosso trabalho. Lembro bem em um Congresso Brasileiro de Biblioteconomia , quando fui dar uma olhada no meu trabalho na seção de pôster lá estava um bilhetinho muito bem redigido “Parabéns pelo trabalho, tenho muito orgulho de ser sua professora. Carminda”. Tenho este bilhete até hoje, faz parte do meu curriculum...
Além desta relação de paixão pela profissão, pela informação, pelo conhecimento e pela cultura, tínhamos também outra coisa em comum, muito maior e mais importante, a fé em Deus.
Todos os domingos quando participava da missa às dezoito horas da Igreja São Benedito, estava lá a D.Carminda. Fazia as leituras iniciais, olhava se tudo estava em ordem e depois se retirava, porque ia retornar para São Paulo, Mas nunca antes sem dar uma palavra, eu sempre acreditei que ela gostava muito de me encontrar lá na igreja, assim como na escola, na biblioteca, nos eventos. Eu sempre tive muito orgulho e prazer com estes encontros, eu pensava quando a via – ela vem falar comigo. E vinha....
Com este meu testemunho posso dizer que minha vida profissional e pessoal não foi bem sucedida por acaso. Tive grandes mestres e um deles foi a D. Carminda que me ensinou muito de tudo que sei.
- D.Carminda, a sua presença foi sempre marcante na minha vida, como uma educadora na fé – fé profissão, nos homens e, sobretudo, em Deus.
Obrigada por tudo. Que Deus a tenha em sua glória!

Lourdes de Souza Moraes
Secretária de Educação
Lourdes.moraes@saocarlos.sp.gov.br"

0 comentários: