quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dados mostram o excelente trabalho da Biblioteca Porto do Saber

"Edmilson Lelo

Os registros da movimentação na biblioteca Porto do Saber, correspondentes ao 3º trimestre desse ano (julho, agosto e setembro) mostram um aumento de 1.400% no empréstimo de livros em relação ao mesmo período do ano passado, quando a biblioteca municipal ocupava um antigo espaço, bem menor que o atual.

Enquanto a quantidade de livros emprestados foi de aproximadamente 350 no 3º trimestre do ano passado, esse ano o número saltou para 4.900.

Outros números também apontam a movimentação crescente que o Porto do Saber vem conquistando. O número de usuários que se cadastraram nos meses de julho, agosto e setembro desse ano, por exemplo, foi de aproximadamente 1.000 pessoas contra apenas 120 na antiga biblioteca, na mesma época do ano passado.

No terceiro trimestre de 2009, foram realizadas cerca de 1.400 visitas à biblioteca, enquanto que no terceiro trimestre desse ano o Porto do Saber recebeu 8.916 visitantes. Desse total, 1.343 utilizaram o Espaço Net (área com 20 computadores conectados à internet), 603 prestigiaram os eventos do Espaço Flex (área reservada para apresentações artísticas e palestras) e 1.110 fizeram parte de grupos escolares que utilizaram os vários espaços do complexo cultural.

Os demais (5.860 pessoas) utilizaram o setor de biblioteca, mostrando que essa ainda é a área que mais atrai os visitantes do complexo cultural.

De acordo com a bibliotecária Lucilena Benicco, o Porto do Saber é freqüentado por usuários de todas as idades e com diferentes perfis, desde universitários que utilizam o local para pesquisas até pessoas que estão estudando para concursos públicos, passando pelos grupos de estudantes que fazem trabalhos e os amantes da literatura.
Isso sem contar os que utilizam a internet.

“Existem também aqueles que vêm diariamente para ler o jornal e os que aproveitam o horário do almoço para dar uma relaxada lendo um livro”, comenta.

Características como espaço amplo, arejado e iluminado, clima agradável e boa localização explicam o movimento crescente. Isso sem contar o acervo de qualidade, composto por 25 mil títulos, que vão desde literatura brasileira e estrangeira a livros técnicos e didáticos, enciclopédias, revistas e gibis.

Os usuários elogiam o serviço. “O Porto do Saber é um espaço cultural maravilhoso, uma das melhores iniciativas criadas pela prefeitura de Praia Grande”, comenta Regina Ramazzina, que faz empréstimo de livros quinzenalmente.

A usuária Luciane Almeida Santana visita a biblioteca três vezes por semana. Ela aproveita para ler, enquanto sua filha Ellen, de 8 anos, faz aula de música no SuperEscola Cultural, próximo ao Porto do Saber.

“Enquanto espero minha filha, fico aqui nesse ambiente tranquilo, fresco e limpo, viajando o mundo inteiro pela leitura. Agora pouco estava em Roma”, diz.

Quando a aula de música acaba, luciane pega a filha e volta à biblioteca para que a garota utilize os jogos virtuais educativos do Espaço Net.

“Eu também levo livrinhos emprestados pra ler em casa”, conta a menina. Sua colega do SuperEscola, Marisol Bifani, 8 anos, também vai ao Porto do Saber todos os dias, depois da aula de música. Sua avó, Ana Maria da Conceição, a aguarda enquanto lê revistas e jornais.

“Esse é um espaço cultural muito importante e facilita a vida das pessoas que não tem condições de pagar uma Lan house”, comenta.

Visitando a biblioteca pela primeira vez, a universitária Sharyse Cristina Cimelli, destaca a qualidade do serviço prestado: “É muito bem organizado e o atendimento é ótimo”.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o Espaço Net funciona das 9 às 17 horas. A locação dos livros é gratuita, com prazo de devolução de 15 dias.

São disponibilizados dois livros por quinzena. A carteirinha de usuário pode ser feita até as 17 horas, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência.

O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). Mais informações no telefone 3496-5358."

1 comentários:

Anonymous disse...

Boa tarde,

O nome correto da bibliotecária responsável é Lucilena Maria Bragion de Micco