quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Biblioteca de São Paulo completa um ano de atividades

"Zulmira Felicio

são paulo - Aproximadamente 309 mil pessoas passaram pela Biblioteca de São Paulo, em Santana, zona norte, durante o primeiro ano de vida da instituição. Nesse período, a biblioteca emprestou mais de 153 mil livros para 30 mil usuários cadastrados; e foi responsável pela promoção de 402 atividades culturais. Somente por esses números, o espaço se constitui uma instituição do governo paulista de sucesso. Em média, cerca de 30 mil pessoas por mês, de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011.

"Em um ano de atividades, a Biblioteca de São Paulo já foi incorporada ao cotidiano da cidade. As pessoas sabem que ali elas têm acesso disponível à internet e muitos livros ao alcance das mãos, dos clássicos aos best-sellers, além de periódicos", afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. "É um projeto que deu certo, uma ideia que deve ser replicada e que amplia o acesso a cultura de qualidade para a população." Inspirada nos serviços e programas da Biblioteca Pública de Santiago, no Chile, a Biblioteca de São Paulo possui cinco áreas de atividades, divididas por faixas etárias. Os últimos lançamentos do mercado editorial dividem espaço com periódicos, computadores com acesso à internet (94 computadores disponíveis para o público) e recursos multimídia. Os usuários têm à disposição um auditório, área para exposições temporárias e permanentes, atividades de incentivo à leitura e um café.


Diversidade

Com um perfil de público eclético há um grupo composto por 80 pessoas assíduas, sendo cerca de 20 portadores de deficiência visual. Esses usuários retiram emprestado o material apropriado do acervo e usufruem da programação educativo-cultural. O espaço também recebe visitas agendadas e monitoradas por instituições que atendem pessoas com deficiência. O horário de funcionamento para portadores de necessidades especiais também é um diferencial: de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.

Ocupando uma área de 4.257 m² no Parque da Juventude, a Biblioteca de São Paulo, fica na Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Santana (acesso pelo Metrô Carandiru). Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h. Entrada gratuita. Telefone: (11) 2089-0800.
Publicado originalmente http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=362413

0 comentários: