terça-feira, 22 de março de 2011

Biblioteca Guita e José Mindlin ganha nova sede na USP

"Inauguração está prevista para 25 de janeiro de 2012. Acervo está temporariamente indisponível para visitas

A inauguração do prédio da Biblioteca Guita e José Mindlin na USP (Universidade de São Paulo) já tem data marcada. Segundo o coordenador do projeto Pedro Puntoni, conforme apurou a Agência Estado, o acervo do bibliófilo, falecido há um ano, será aberto ao público no dia 25 de janeiro de 2012, dia do aniversário da cidade de São Paulo.
A biblioteca, doada à USP em 2006, sairá da casa de Mindlin e ganhará um espaço próprio na universidade. Com a mudança, o espaço dedicado aos livros não tem mais poltronas ou mesas para receber visitantes.
A construção da nova sede já está em fase de acabamento. O prédio de 14 mil m² terá três andares revestidos de vidro, com auditório, espaço de exposições e um café. O espaço, posteriormente, também passará a ser sede do Instituto de Estudos Brasileiros e de sua biblioteca com mais de 140 mil volumes.
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abriga e integra a brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. São cerca de 17 mil títulos ou 40 mil volumes. Parte do acervo doado pertencia ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes, cuja biblioteca foi guardada por Guita e José Mindlin desde a sua morte."

Publicado originalmente http://noticias.universia.com.br/publicacoes/noticia/2011/03/09/799506/biblioteca-guita-e-jose-mindlin-ganha-nova-sede-na-usp.html

0 comentários: