quarta-feira, 9 de março de 2011

Bibliotecas da região têm obras preciosas

"Kelly Zucatelli - Do Diário do Grande ABC

Quando pensamos em fazer uma pesquisa, automaticamente digitamos www no computador. A internet domina a cabeça das pessoas, a ponto de a maioria se esquecer que as bibliotecas ainda guardam materiais preciosos que sempre serão referência e, inclusive, são até mais confiáveis que muitas informações que captamos on-line.
Deixando de lado o advento da mídia digital, é importante chamar a atenção para as joias literárias que temos em nossas bibliotecas e muitas vezes nem sabemos que existem. O Diário visitou quatro bibliotecas nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema e relacionou junto com seus coordenadores alguns títulos que podem ajudar no conhecimento de todas as faixas etárias, sem que seja frequentemente necessário se deslocar para unidades maiores da Capital, como a Biblioteca Mário de Andrade ou o Centro Cultural São Paulo.
O curioso nessa viagem pelas bibliotecas foi encontrar particularidades em cada uma delas, como na municipal de Santo André, que tem valiosos títulos sobre a história do Brasil, contados nos 386 volumes da coleção Brasiliana, a única completa em uma biblioteca pública no Brasil. Os diversos poemas de artistas regionais dividem, com livros de Paulo Coelho, por exemplo, as prateleiras e a escolha do público de São Caetano. E as literaturas antigas de Machado de Assis misturadas às novas aquisições da biblioteca de Diadema, que comemora as doações de livros de variados gêneros, recebidas no ano passado da Biblioteca Nacional.
Leia mais

0 comentários: