sexta-feira, 4 de março de 2011

Bibliotecas digitais exigem formação profissional específica

"Já imaginou conseguir ter acesso a todas as obras disponíveis na biblioteca da sua cidade com apenas um clique? Ou conseguir ler os livros didáticos da sua universidade no conforto da sua casa sem levá-los até lá? Coleções digitalizadas já existem no Brasil e tendem a crescer cada vez mais. As bibliotecas digitais tendem a substituir as prateleiras cheias de livros empoeirados. E é pensando nisso que bibliotecários e arquivistas têm buscado formação especializada em preservação digital.

Elisângela Alves de Moura, 31 anos, trabalha há anos na biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Acostumada a catálogos de títulos escritos à mão em fichas de papel e a livros em prateleiras, a bibliotecária viu sua carreira sofrer uma mudança drástica.

"Trabalho há anos em bibliotecas, mas agora estou tendo minha atuação direcionada para biblioteca digital. Quero aprender a técnica da informática e principalmente a parte de plataformas e protocolos digitais", diz a moradora de Natal.
Leia mais

0 comentários: