sábado, 9 de julho de 2011

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FAZ PARCERIA COM SciELO

"E CRIA BIBLIOTECA ONLINE EXCLUSIVA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Batizado de Educ@, site é pioneiro na América Latina e traz na íntegra o conteúdo de publicações e artigos científicos para download gratuito.

São Paulo, julho de 2011 – A partir desta segunda-feira, 4 de julho, estará disponível para consulta na internet o site Educ@. Fruto de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o SciELO (Scientific Electronic Library Online), o Educ@ é voltado exclusivamente para a disseminação de periódicos científicos na área de Educação.

Pioneiro na América Latina, o site utiliza a metodologia desenvolvida pelo SciELO, em que os periódicos são analisados, classificados e catalogados por um comitê científico altamente qualificado da área de Educação, de forma a permitir o uso direto dos interessados – cidadãos em geral, sociedade acadêmica e profissionais ligados à área - , que podem fazer download gratuito de publicações na íntegra ou de artigos específicos.

Os periódicos disponibilizados vêm sendo classificados há pouco mais de um ano pela equipe de bibliotecários do Educ@. De fácil usabilidade, o Educ@ permite que a busca pelos artigos seja feita por critérios como título, conteúdo, data, autor, nomes das instituições publicadoras ou local de publicação. Além do download, é possível também realizar facilmente o envio do material por e-mail. De acordo com a professora Clarilza Prado de Sousa, coordenadora de Educação da CAPES “ é fundamental que a Área de Educação tenha um sistema de qualificação específico de periódicos científicos que oriente pesquisadores e alunos de pós graduação em suas pesquisas na área.”

A pesquisa pode ser feita em três idiomas: português, inglês e espanhol. Há, ainda, uma ferramenta de tradução para facilitar a compreensão do texto. O Educ@ pode ser acessado pelo endereço http://educa.fcc.org.br%22/

0 comentários: