terça-feira, 16 de agosto de 2011

II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar


Fórum discutirá as mudanças no ambiente da Educação e a importância da biblioteca escolarPesquisas internacionais comprovam o impacto positivo da biblioteca escolar na aprendizagemPara analisar as mudanças provocadas pelas novas tecnologias no ambiente educacional, incentivar e divulgar a pesquisa em Biblioteconomia e estimular o intercâmbio, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) e a Associação Internacional de Biblioteconomia Escolar (IASL) organizam o II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar, entre os dias 18 e 21 de outubro, na Fundação Prefeito Faria Lima, em São Paulo. Dirigido a bibliotecários, professores, educadores, políticos e estudantes de Biblioteconomia e Educação, o evento terá como foco "A Prática em Evidência" estimulando pesquisas na área e uma maior aproximação entre os campos teórico e prático. Estão confirmadas as presenças de especialistas de diversos países: Dra. Nancy Everhart, ex-presidente da Associação Americana de Bibliotecas Escolares; Dr. Albert Boekhorst, coordenador da Unesco e especialista em Competências Informacionais da Holanda; Ana Bela Pereira Martins, do gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal; Dra. Aurora de la Vega, professora da Universidad Catolica do Peru e conhecedora da realidade da América Latina, que contrasta com a dos Estados Unidos e Europa, e Dr. Diljit Singh, presidente da IASL e professor da Universidade da Malásia.
Segundo o Manifesto IFLA/UNESCO*, "está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação". Essa relação direta entre a existência da biblioteca escolar e o melhor desempenho dos estudantes continua sendo corroborada por pesquisas realizadas no mundo todo. Na sociedade contemporânea em que a informação é matéria-prima para geração de novos conhecimentos, a capacidade e habilidade para acessar, selecionar, avaliar e fazer uso crítico e ético da informação são competências necessárias para a formação dos estudantes e sua transformação em cidadãos autônomos. Essa capacidade, chamada de competência informacional, é estimulada pelo bibliotecário educador, que atua nas bibliotecas escolares em parceria com os professores. Por isso, a implantação da Lei federal 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino, com respeito à profissão de bibliotecário, se faz necessária e urgente com o objetivo efetivo de melhorar a qualidade da Educação. * O Manifesto foi preparado pela IFLA - Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Instituições, e aprovado pela UNESCO em sua conferência geral em novembro de 1999.
II Fórum Internacional de Biblioteconomia Escolar e V Seminário Biblioteca Escolar
De 18 a 21 de outubro
Fundação Prefeito Faria Lima em São Paulo
Mais informações em  www.fibe2011.com.br

0 comentários: