sábado, 24 de setembro de 2011

Livros na nuvem


"Leitores poderão emprestar obras digitais da biblioteca do bairro para ler no Kindle

por Guilherme Rosa

Os diretores da Overdrive, uma empresa americana que fornece conteúdo e livros digitais para bibliotecas públicas dos Estados Unidos, cansaram de receber reclamações de bibliotecários preocupados com o Kindle. O e-reader (leitor de textos digitais) que permite ao usuário comprar mais de 700 mil livros da internet estaria esvaziando as bibliotecas e ameaçando seus empregos.

A solução da Overdrive foi unir os “inimigos”. Numa iniciativa chamada Kindle Library Lending, eles anunciaram que, até o final do ano, os donos do e-reader poderão baixar os livros digitais das 11 mil bibliotecas que têm parceria com a empresa nos Estados Unidos — de qualquer computador e de graça. Funciona assim: cada instituição possui um quantidade limitada de obras em formato digital e os usuários podem pegar emprestado os arquivos (que têm proteção anticópia) durante um tempo determinado. “Só precisa confirmar que é sócio”, diz Stephanie Mantello, diretora de relações- públicas do Kindle.

Depois da leitura, o associado devolve o documento, que poderá ser emprestado a outra pessoa. Se é totalmente proibido rabiscar nas obras comuns, não há nenhum problema em fazer anotações nos livros digitais. Com o novo sistema, todas as notas feitas pelo usuário no Kindle serão recuperadas se ele resolver pegar emprestado o livro uma segunda vez. "

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236589-17933,00-LIVROS+NA+NUVEM.html

0 comentários: