domingo, 23 de outubro de 2011

A construção de uma Brasiliana e outros contos

por   

Há quase seis anos, tapumes verdes no início da Av. Professor Luciano Gualberto fazem parte da paisagem do campus. Por trás está a Brasiliana USP, uma enorme construção de 20 mil metros quadrados que abrigará um auditório, a nova sede do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), o departamento técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e o célebre acervo de Guita e José Mindlin.
Quem acompanhou de longe a ascensão da estrutura levaria um susto ao adentrar a obra: sua conclusão está enfim próxima. Segundo o arquiteto e gerente técnico do projeto, Rodrigo Mindlin Loeb, a inauguração, diversas vezes adiada, deve acontecer em 2012. A data exata será escolhida pela Reitoria.
Em 1999, sete anos antes de oficializar a doação de parte de sua coleção à universidade, José Mindlin chamou o neto Rodrigo e pediu que fizesse o projeto da biblioteca junto com o também arquiteto Eduardo de Almeida. A terceira versão vingou, mas não sem sofrer ajustes como a mudança do IEB, acertada após o início das obras.
Leia mais

0 comentários: