domingo, 9 de outubro de 2011

Novo cadastro vai mapear todas as bibliotecas do País

"População, governo e instituições poderão consultar as informações

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), publicou na última sexta-feira (30), no Diário Oficial da União, o Edital de Convocação para as bibliotecas de todo o País aderirem ao novo Cadastro Nacional de Bibliotecas do Brasil. O objetivo do cadastro é mapear, de maneira abrangente, todas as bibliotecas, sejam elas públicas, comunitárias, escolares, universitárias, ou especializadas, levantando dados sobre a relação institucional, público, acervo, serviços, infraestrutura e gestão.

O cadastro é coordenado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), projeto realizado em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC).
O cadastramento, que poderá ser feito online, estará aberto para consulta de cidadãos, instituições públicas ou privadas, e, principalmente, para governos municipais e estaduais. O SNBP oferecerá informações atualizadas para o desenvolvimento de políticas locais de acesso à leitura e à informação e na construção de redes locais de bibliotecas.

De acordo com a coordenadora-geral do SNBP, Elisa Machado, por meio da consulta, os governos municipais podem mapear os equipamentos culturais com o objetivo de nortear os investimentos no setor.

IDH - Outra novidade é que, com a nova plataforma, o SNBP, assim como os órgãos governamentais responsáveis pelos investimentos em bibliotecas, poderão cruzar os dados com outras bases socioeconômicas e culturais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, será possível descobrir quais são as bibliotecas públicas existentes nas regiões de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ou mesmo as que estão localizadas em zonas rurais, ribeirinhas e urbanas. "
Publicado originalmente http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=76793

Acesse o cadastro aqui

0 comentários: