terça-feira, 15 de maio de 2012

Avançam reformas de equipamentos culturais na Zona Sul


Prefeito vistoriou nesta segunda-feira reformas na Biblioteca Prestes Maia e no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro
 
    Foto de Fábio Arantes/Secom

    Kassab vistoria reformas do Teatro Paulo Eiró
 
 O prefeito Gilberto Kassab vistoriou nesta segunda-feira (14) as reformas da Biblioteca Prestes Maia e do Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, na Zona Sul. Na ocasião, o prefeito falou da importância dos investimentos da administração municipal nos equipamentos, cujas obras têm conclusão prevista para este ano.

“Os trabalhos na Biblioteca Prestes Maia integram um volume de outras obras de recuperação das nossas bibliotecas. Queremos requalificá-las, reformá-las, restaurá-las” afirmou o prefeito. “Quanto ao Teatro, o ‘Paulo Eiró’ é uma das casas mais importantes de São Paulo, um dos principais equipamentos de cultura da Zona Sul. Em pouco tempo será dotado de uma linha de metrô em suas proximidades, oferecendo conforto para aqueles que vierem aqui assistir as peças. Portanto, saio muito tranquilo destas vistorias”, destacou.

A biblioteca reformada contará com dispositivos de acessibilidade. Receberá ainda telecentro, café, varanda de leitura e salas temáticas de arquitetura, além de colocar à disposição seu acervo de 51 mil exemplares. O auditório está sendo transformado em um teatro com capacidade para 118 pessoas com novas poltronas, cenotecnia e sistema acústico. As obras, que tiveram início em maio de 2011, devem ser concluídas até o final de 2012. O investimento é de R$ 7,9 milhões.

A cidade passa por um programa de recuperação de suas bibliotecas. Ao total, já foram reformadas 37 unidades em diversas regiões da cidade, com investimento aproximado de R$ 45 milhões. A prefeitura ampliou os pontos de leitura - espaços para consulta e empréstimo de livro - em regiões como Cidade Tiradentes, Grajaú e São Miguel Paulista, e o projeto Ônibus-biblioteca, que passou de dois para 12 veículos que chegam a mais de 70 pontos de toda a cidade.

Teatro Paulo Eiró

Iniciadas em outubro de 2011, as adequações no Teatro Paulo Eiró têm previsão de serem concluídas em dezembro de 2012. As intervenções compreendem a reforma geral do teatro, requalificação dos sistemas de cenotecnia e das instalações prediais com a inclusão de sistema de ar-condicionado, acessibilidade completa e novos camarins. A caixa cênica também será remodelada e o elevador do fosso da orquestra, reativado. Além disso, a praça em que ele está instalado receberá novo paisagismo. O Teatro Paulo Eiró tem capacidade para 480 lugares e receberá produções de teatro, dança e concertos.

Programa da prefeitura prevê a entrega de nove teatros reformados ainda neste ano – deste total, quatro obras já foram concluídas. O projeto também inclui dois novos equipamentos: Zanoni Ferrite, na Vila Formosa, Zona Leste, entregue em 2010, e Leopoldo Froes, este último, da Biblioteca Prestes Maia. As Salas Jardel Filho, Paulo Emílio Salles Gomes e Espaço Ademar Guerra, do Centro Cultural São Paulo, atualmente passam por obras. E o Centro de Formação de Cidade Tiradentes, em construção, também contará com uma sala de teatro, ampliando o acesso a este tipo de equipamento na cidade. “Nas próximas semanas assinaremos o contrato para a recuperação do Teatro Artur Azevedo, na Mooca”, finalizou o secretário-adjunto de Infraestrutura e Obras, Luiz Ricardo Santoro.

FOTOS
Os arquivos ficarão disponíveis para download durante 1 mês. O crédito da foto deve ser Fábio Arantes/Secom.

Foto 1: Prefeito inspeciona reforma do espaço que abrigará o novo teatro da Biblioteca Prestes Maia

Foto 2: Prefeito visita a revitalização da Biblioteca Prestes Maia que contará com novo acervo temático de arquitetura

Foto 3: A Biblioteca Prestes Maia está localizada na avenida Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro

Foto 4: Kassab visita o Teatro Paulo Eiró; obras serão concluías neste ano

Foto 5: Prefeito observa planta da reforma do Teatro Paulo Eiró acompanhado do secretário Ronaldo Camargo (Coordenação das Subprefeituras) e do secretário-adjunto Luiz Ricardo Santoro (Siurb)

VÍDEO
Arquivo de vídeo (em formato .wmv) deste evento

ÁUDIO
Arquivo de áudio (em .mp3) deste evento



SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo  Coordenação de Imprensa
fones: 3113-8835/ 3113-8831/ fax: 3113-8847
www.prefeitura.sp.gov.br 

0 comentários: