quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ausência de bibliotecas afeta 67% das escolas em Campinas

Fonte: Destak Campinas, 05/fev/2013
Diretoria de ensino regional afirma que escolas estaduais têm acervo, mas só 39% têm biblioteca

Um estudo feito pela ONG Todos pela Educação aponta défict de 67% de bibliotecas e espaços para leitura nas escolas públicas e particulares da cidade.
Os dados são de 2011 e incluem escolas municipais, estaduais e particulares. Das 723 instituições da cidade, 485 não tinham estrutura para leitura.
A pesquisa foi baseada no Censo Escolar e ainda aponta que o défict é maior em escolas de ensino infantil, em que o índice chega à 69%. Já em escolas de ensino fundamental, cai para 63% e, em escolas de ensino médio, para 58%.
De acordo com Isabela Furtado, analista da ONG, os dados são graves. "É preocupante só um terço das escolas ter biblioteca", disse.
A diretoria de ensino regional afirmou que todas as escolas estaduais possuem acervo de livros. Mas só 39% tem biblioteca. E de acordo com o município, só as unidades de ensino de adultos e jovens não têm bibliotecas.
Para José Augusto Lourenço, vice-presidente do Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo), as escolas particulares são orientadas quanto ao cumprimento da Lei Federal nº 12.244/10, que exige das escolas estrutura para leitura. "Eu acho que é uma obrigação e que as escolas tem que ter biblioteca", comentou.
Segundo a pedagoga Cristina Tempesta, a falta de incentivo à leitura reflete na formação do aluno. "Gera desde um défict na compreensão do que é lido até empobrecimento na produção do texto e do vocabulário".

http://www.destakjornal.com.br/noticias/campinas/ausencia-de-bibliotecas-afeta-67-das-escolas-179105/

0 comentários: