quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Oportunidades para bibliotecários vão além do trabalho tradicional Biblioteconomia

Fonte: Estadão 3/fev/2013
Por Leandro Costa
Atuar em qualquer organização onde existam atividades ligadas a armazenamento e à organização de informações (tanto no ambiente físico quanto no virtual), como empresas de comunicação, provedores de internet, arquivos, museus e, é claro, bibliotecas. Essas são algumas das possibilidades para quem se forma bacharel em biblioteconomia, segundo a coordenadora do curso oferecido pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Vânia Alves Lima.
"Um segmento em expansão é o das assessorias de serviços de informação. Depois de formados, os profissionais podem atuar de forma autônoma, inclusive pela constituição de empresas especializadas para a prestação desse serviço", diz.
O mercado tradicional também deve oferecer muitas oportunidades para os graduados, dado que uma lei federal prevê que até 2020 o Brasil precisará zerar um déficit de 130 mil bibliotecas nas instituições de ensino públicas e particulares.
Vânia diz que a atuação do bibliotecário tem sofrido alterações com o emprego de novas tecnologias.
"Além das informações que já nascem no ambiente virtual, existe grande demanda para a digitalização dos acervos, o que tornou necessário o domínio de softwares e equipamentos para esse fim", afirma.
Salário inicial: R$ 2 mil
Duração do curso: Até 5 anos
Disciplinas
Fundamentos em biblioteconomia e documentação, geração e uso da informação, análise documentária, informática documentária.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,oportunidades-para-bibliotecarios--vao-alem-do-trabalho-tradicional-biblioteconomia-,992435,0.htm

0 comentários: