terça-feira, 19 de março de 2013

Dia do Bibliotecário: dia de comemoração e de reivindicações

Os bibliotecários e as bibliotecas cumprem um papel fundamental para o crescimento sustentável do País, defendeu o deputado federal José Stédile (PSB-RS), em mensagem enviada a todos os bibliotecários do País, por ocasião da nossa data comemorativa. A presidente do sistema CFB/CRB, Regina Céli de Sousa, em mensagem também a todos os profissionais do Brasil, ressaltou a importância dos bibliotecários para o perfeito funcionamento dos espaços físicos e virtuais das bibliotecas. Os bibliotecários “são agentes promotores da sociabilização do conhecimento, facilitando o acesso e a democratização da informação”.
Stédile, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Bibliotecários e das Bibliotecas Públicas no Congresso, acompanhou a presidente do sistema CFB/CRB em audiência recente com a ministra da Cultura, Marta Suplicy. O deputado federal reforçou a reivindicação feita pelo sistema CFB/CRB, no sentido de mais investimentos para o setor, lembrando que “a cada quatro brasileiros, três não sabem ler ou não conseguem compreender o que leem; e 80% do restante que leem leram um livro quando estavam na escola”.
Para mudar essa situação, Regina Céli de Sousa defendeu junto a Marta Suplicy a criação de um programa de qualificação para os bibliotecários e a modernização dos espaços, mobiliários e acervos. “A ministra ficou sensibilizada com os nossos argumentos”, disse Regina. Stédile reivindicou também que as bibliotecas públicas permanecessem abertas à noite, facilitando a vida de quem trabalha e não tem tempo durante o dia para frequentar esses espaços.
Acompanhe as mensagens gravadas em:


1 - Deputado José Stédile, em:
https://soundcloud.com/contato-2-6/mensagem-bibliotecario

2 - Presidenta do sistema CFB/CRB, em:
https://soundcloud.com/tags/bibliotecario

3 - Entrevista divulgada para a imprensa, após a reunião com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, em:
https://soundcloud.com/contato-2-6/ministra-da-cultura-recebe-o

0 comentários: