quinta-feira, 20 de junho de 2013

Acesso de alunos a bibliotecas difere conforme regiões, diz IBGE

Por Alessandra Saraiva e Diogo Martins | Valor

RIO - O acesso de alunos a bibliotecas no país é diferenciado por região. A conclusão é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que anunciou hoje a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense).
Considerando uma amostra de 132.123 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com 15 anos ou mais, dentro de um universo estimado de 3,15 milhões de estudantes nessa categoria, o instituto atestou que 86,7% desses estudantes tinham acesso a bibliotecas. No entanto, é possível perceber que essa fatia diminui ou aumenta de acordo com as grandes regiões do país. Enquanto no Sul e no Sudeste essas participações são de 97,6% e de 86,3% respectivamente, no Nordeste e no Centro-Oeste essas fatias foram de 82,8% e de 81,5%.
Entre as regiões mais pobres do país, a região Norte se encontra melhor do que a do Nordeste, com 86,5% dos estudantes na categoria pesquisada pelo instituto com acesso a biblioteca.
O cenário também é diferenciado quando se avalia escolas públicas e privadas. Entre os alunos de ensino privado, 89,9% tinham acesso a biblioteca, em comparação com percentual de 86% dos estudantes do ensino público.
A diferenciação também ocorre no âmbito regional. No Centro-Oeste, 78,7% dos alunos do ensino público tinham acesso a bibliotecas, o menor percentual entre as regiões, para estudantes da rede pública. Em contrapartida, 97,3% dos alunos de ensino público da região Sul contavam com acesso a esse serviço, o maior entre as grandes regiões.
No que concerne a uso de equipamentos de informática, não houve grandes diferenças entre as redes de ensino público e privado. Do total analisado pelo instituto, 88,9% tinham acesso a esse serviço, sendo que essa fatia era de 88,3% entre os alunos do ensino público; e de 85,3% nas de ensino privado.


Leia mais em:http://www.valor.com.br/brasil/3166946/acesso-de-alunos-bibliotecas-difere-conforme-regioes-diz-ibge#ixzz2Wl1cfTyl

0 comentários: