terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Convite para ser signatário da Declaração de Lyon

Colegas gestores de Bibliotecas Universitárias,

No início de dezembro, estamos orgulhosos de anunciar que mais de 450 organizações já assinaram a Declaração de Lyon e contribuíram ativamente com o esforço da IFLA em garantir que o acesso à informação seja incorporado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, pós 2015. Das organizações, cerca de 73% são da comunidade bibliotecária e estamos muito felizes de ver uma grande e entusiasta aceitação da Declaração de Lyon em toda a comunidade. Os restantes 27% são de fora do setor da biblioteca que mostra um amplo apoio para o acesso à informação a partir de uma ampla gama de setores.

Quais são os próximos passos?

A IFLA e todas as outras organizações e os Estados membros envolvidos na Agenda de Desenvolvimento da ONU pós-2015 estão esperando o relatório de síntese do Secretário-Geral. Este relatório irá delinear as prioridades e os principais objetivos da Agenda de Desenvolvimento.

Assim que publicado, a IFLA irá fornecer uma análise do relatório, mapeando-o os nossos objetivos através da Agenda de Desenvolvimento (estes incluem: acesso à informação, cultura, educação e TICs). Algumas das seções profissionais da IFLA nos forneceram contribuições muito úteis que dispõe sobre a necessidade de as metas da Declaração do Lyon para a profissão. Esses resumos vão nos ajudar ainda mais para responder ao relatório de síntese e de promover o acesso à informação.

O que você pode fazer para ajudar?

• Você pode incentivar a Biblioteca e a sua instituição a assinar a Declaração de Lyon e adicionar a sua voz ao apelo nas Nações Unidas.
• Você pode incentivar outras pessoas e entidades para assinar a Declaração de Lyon.
• Você pode promover os princípios da Declaração de Lyon em toda a rede e garantir que a mensagem se espalhe tão amplamente quanto possível.

A Declaração de Lyon sobre Acesso à Informação e Desenvolvimento exorta os Estados-Membros das Nações Unidas para assumirem um compromisso internacional através da agenda de desenvolvimento pós-2015 para garantir que todos tenham acesso a, e sejam capazes de entender, usar e compartilhar as informações que são necessárias para promover o desenvolvimento sustentável e as sociedades democráticas. Foi preparada pela IFLA e uma série de parceiros estratégicos nas comunidades de bibliotecas e de desenvolvimento.

Veja a versão web em: http://www.ifla.org/node/9241 e conheça as entidades/organizações que já são signatárias da Declaração de Lyon e sinta-se convidado a participar, incluindo a entidade que representa nessa relação, ampliando assim também, a participação do Brasil e América Latina nesse contexto.

Versão em português:
http://www.lyondeclaration.org/content/pages/lyon-declaration-pt.pdf

Estamos à disposição para esclarecimentos e informações adicionais.

Cordial abraço,

Sigrid Karin Weiss Dutra
Presidente IFLA/LAC

0 comentários: