quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dados mostram o excelente trabalho da Biblioteca Porto do Saber

"Edmilson Lelo

Os registros da movimentação na biblioteca Porto do Saber, correspondentes ao 3º trimestre desse ano (julho, agosto e setembro) mostram um aumento de 1.400% no empréstimo de livros em relação ao mesmo período do ano passado, quando a biblioteca municipal ocupava um antigo espaço, bem menor que o atual.

Enquanto a quantidade de livros emprestados foi de aproximadamente 350 no 3º trimestre do ano passado, esse ano o número saltou para 4.900.

Outros números também apontam a movimentação crescente que o Porto do Saber vem conquistando. O número de usuários que se cadastraram nos meses de julho, agosto e setembro desse ano, por exemplo, foi de aproximadamente 1.000 pessoas contra apenas 120 na antiga biblioteca, na mesma época do ano passado.

No terceiro trimestre de 2009, foram realizadas cerca de 1.400 visitas à biblioteca, enquanto que no terceiro trimestre desse ano o Porto do Saber recebeu 8.916 visitantes. Desse total, 1.343 utilizaram o Espaço Net (área com 20 computadores conectados à internet), 603 prestigiaram os eventos do Espaço Flex (área reservada para apresentações artísticas e palestras) e 1.110 fizeram parte de grupos escolares que utilizaram os vários espaços do complexo cultural.

Os demais (5.860 pessoas) utilizaram o setor de biblioteca, mostrando que essa ainda é a área que mais atrai os visitantes do complexo cultural.

De acordo com a bibliotecária Lucilena Benicco, o Porto do Saber é freqüentado por usuários de todas as idades e com diferentes perfis, desde universitários que utilizam o local para pesquisas até pessoas que estão estudando para concursos públicos, passando pelos grupos de estudantes que fazem trabalhos e os amantes da literatura.
Isso sem contar os que utilizam a internet.

“Existem também aqueles que vêm diariamente para ler o jornal e os que aproveitam o horário do almoço para dar uma relaxada lendo um livro”, comenta.

Características como espaço amplo, arejado e iluminado, clima agradável e boa localização explicam o movimento crescente. Isso sem contar o acervo de qualidade, composto por 25 mil títulos, que vão desde literatura brasileira e estrangeira a livros técnicos e didáticos, enciclopédias, revistas e gibis.

Os usuários elogiam o serviço. “O Porto do Saber é um espaço cultural maravilhoso, uma das melhores iniciativas criadas pela prefeitura de Praia Grande”, comenta Regina Ramazzina, que faz empréstimo de livros quinzenalmente.

A usuária Luciane Almeida Santana visita a biblioteca três vezes por semana. Ela aproveita para ler, enquanto sua filha Ellen, de 8 anos, faz aula de música no SuperEscola Cultural, próximo ao Porto do Saber.

“Enquanto espero minha filha, fico aqui nesse ambiente tranquilo, fresco e limpo, viajando o mundo inteiro pela leitura. Agora pouco estava em Roma”, diz.

Quando a aula de música acaba, luciane pega a filha e volta à biblioteca para que a garota utilize os jogos virtuais educativos do Espaço Net.

“Eu também levo livrinhos emprestados pra ler em casa”, conta a menina. Sua colega do SuperEscola, Marisol Bifani, 8 anos, também vai ao Porto do Saber todos os dias, depois da aula de música. Sua avó, Ana Maria da Conceição, a aguarda enquanto lê revistas e jornais.

“Esse é um espaço cultural muito importante e facilita a vida das pessoas que não tem condições de pagar uma Lan house”, comenta.

Visitando a biblioteca pela primeira vez, a universitária Sharyse Cristina Cimelli, destaca a qualidade do serviço prestado: “É muito bem organizado e o atendimento é ótimo”.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Já o Espaço Net funciona das 9 às 17 horas. A locação dos livros é gratuita, com prazo de devolução de 15 dias.

São disponibilizados dois livros por quinzena. A carteirinha de usuário pode ser feita até as 17 horas, mediante apresentação de documentos pessoais e comprovante de residência.

O Porto do Saber fica na Avenida São Paulo, esquina com a Rua Dair Borges, no Bairro Boqueirão (ao lado do Hospital Irmã Dulce). Mais informações no telefone 3496-5358."

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Biblioteca Alceu Amoroso Lima relembra 100 anos da Revolta da Chibata

A Biblioteca Alceu Amoroso Lima promove no dia 22 de novembro o encontro ''100 anos da Revolta da Chibata'', em comemoração ao centenário da revolta liderada pelo marinheiro João Cândido. O encontro reunirá uma exibição de documentários e apresentações de músicas.

Em 22 de novembro, comemora-se o centenário da Revolta da Chibata, episódio em que negros, liderados por João Cândido Felisberto, também conhecido como Almirante Negro, rebelaram-se contra os castigos a que eram submetidos a bordo das embarcações brasileiras. Esse levante de marinheiros, que ocuparam por cinco dias vários navios de guerra na Baia da Guanabara, possui alta importância histórica. Para relembrá-lo, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima promove, na data do acontecimento, o encontro 100 anos da Revolta da Chibata.

Com abertura marcada para as 19h, o evento, que reúne exibição de documentários e apresentações de música e dança, acontece coincidentemente dois dias após as comemorações da consciência negra, dia 20. “A Revolta da Chibata representa um marco na luta do povo oprimido em prol da liberdade e da justiça social. É um fator preponderante na organização da comunidade negra no Brasil”, comenta César Vieira, autor do livro João Cândido do Brasil e a Revolta da Chibata, que será apresentado durante o encontro, e coordenador do Teatro Popular União e Olho Vivo.

A programação conta também com a leitura da Carta dos Marinheiros, manifesto dirigido ao governo na ocasião, e presta, ainda, uma homenagem à poeta negra Maria Tereza Moreira de Jesus, que morreu em 30 de abril.

Serviço

100 anos da Revolta da Chibata
Data: 22 de novembro
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima Endereço: Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros
Telefone: 3082-5023
Grátis

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quem é o aprendiz do século 21 e quais competências lhe são exigidas?

Para que possamos compreender quem é o aprendiz deste século, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) acaba de traduzir para a língua portuguesa o documento “Standards for the 21st – Century Learner” ou “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, elaborado pela American Association of School Librarians – AASL (Associação Americana de Bibliotecários Escolares), e publicado pela American Library Associarion – ALA (Associação Americana de Bibliotecas).
O documento, de oito páginas, define as competências informacionais indispensáveis ao aprendiz do nosso século, propõe a transformação da aprendizagem passiva para a ativa, e estabelece que é na biblioteca da escola – por oferecer acesso democrático aos recursos e ferramentas necessários para a aprendizagem –, onde podemos aprender a lidar melhor com a informação: matéria-prima para a criação de novos conhecimentos. Por outro lado, tradicionalmente reconhecida como o espaço da leitura por excelência, a biblioteca precisa ir além de ações meramente de incentivo à leitura para desempenhar plenamente sua função.
De acordo com os “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, a noção de capacitação informacional evoluiu da simples definição “uso de fontes de referência para localizar informação”. Competências múltiplas, inclusive a digital, a visual, a textual e a tecnológica somaram-se à capacitação informacional como cruciais para o aprendiz do nosso século.
Capacitação informacional é o conjunto de competências necessárias para acessar, interpretar, selecionar e utilizar a informação de forma ética e criativa. É o que dará condição ao estudante de aprender ao longo da vida e de enfrentar novas situações e desafios num mundo de mudanças tão rápidas e impactantes como o atual.
Aprender a aprender
A rapidez e o volume com que as informações são geradas hoje são responsáveis pela rápida obsolescência do conhecimento e, portanto, dos conteúdos curriculares. O estudante precisa ser motivado a se envolver num processo de aprendizagem continuada, ou seja, a aprender a aprender, ser capaz de avaliar o seu próprio desempenho e adquirir as competências que possibilitarão a autonomia informacional necessária para ser bem sucedido em sua vida pessoal, social e profissional. O aprendiz do século 21 ou “nativo digital” precisa saber:
Reconhecer quando a informação é necessária e ser capaz de localizá-la, avaliá-la, transformá-la e compartilhá-la; ler, raciocinar e escrever com precisão e clareza, interagindo com outros, desenvolvendo e comunicando ideias e informação; realizar pesquisa séria e responsável sobre perguntas de relevância, escolhas e assuntos de sua época; investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento; tirar conclusões, tomar decisões embasadas, aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e gerar novos conhecimentos; compartilhar conhecimento e atuar de modo ético e produtivo; buscar aprimoramento pessoal e estético.
Neste novo modelo de aprendizagem, segundo Rosana Telles, coordenadora da Comissão de Educação do CRB-8 e tradutora do documento, “caberá ao bibliotecário assumir seu papel de educador e, em parceria com os professores, desenvolver programas específicos de pesquisa, liderando o processo de ensino-aprendizagem de competências informacionais no âmbito da escola”. Na opinião de Lúcia Paranhos, membro da Comissão de Educação do CRB-8 e responsável pela revisão do documento, “sob a direção de um bibliotecário graduado e atualizado, a biblioteca escolar deve atuar como agência educadora integrada ao programa pedagógico da instituição de ensino, contribuindo para a formação global do estudante como cidadão do mundo”.
Anexo documento “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”.

Mais subsídios no filme "Visions" – Visões:
http://www.youtube.com/watch?v=G9V4NS1DGZE
Assessoria de Imprensa
Cristina Thimm Mirara (Mtb. 18.176)
Celular: (11) 7553-2313
E-mail: cristina@arbeitcomunicacao.com.br

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pirataria literária preocupa indústria de livros na Argentina

"Marcia Carmo - De Buenos Aires para a BBC Brasil

As cópias falsas estão cada vez mais sofisticadas na Argentina
O aumento do número de casos de pirataria literária na Argentina, com cópias cada vez mais sofisticadas, preocupa a indústria de livros do país.

"É um fenômeno que está crescendo. Talvez não seja tão visível como é no Peru, onde a economia informal é intensa. Mas a pirataria de livros está crescendo na Argentina e também no Chile", disse à BBC Brasil o porta-voz da editora Santillana, Augusto di Marco.

Segundo ele, os falsificadores estariam explorando brechas nas leis argentinas e chilenas – mais duras com a pirataria do que as de outros países sul-americanos – para ampliar seus negócios.

Especula-se no setor editorial que esta produção regional poderia chegar a 10% ou 15do volume da indústria de livros."

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Arquiteta explica quais são os cuidados que se deve tomar ao montar uma biblioteca em casa

"Jornal O Globo-
RIO - Se você está com planos de criar uma biblioteca em casa, fique atento às dicas da arquiteta Carla Chy.

Como deve ser a disposição de uma biblioteca?

Tudo depende do objetivo do proprietário. Se a intenção for somente armazenar livros, muitos livros, é preciso aproveitar ao máximo o espaço. Neste caso, o ideal é ocupar cada centímetro das paredes e deixar a circulação no centro (nem sempre é possível, depende de vários fatores, entre eles, o tamanho do ambiente).

Se a intenção é, além de armazenar livros, usar o ambiente para leitura, o importante é criar um clima aconchegante e delimitar as áreas. Se o morador for colocar livros por toda parte, o ambiente pode ficar caótico, dificultando a concentração, além de não ser funcional. Quando se delimita os espaços, além de conseguir uma organização visual e funcional melhor, cria-se um ambiente mais agradável."
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terça-feira, 9 de novembro de 2010

Entrevista da presidente

A presidente Evanda Paulino concedeu entrevista ao jornal "Prosa" da rede de bibliotecas comunitárias. Confira aqui

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nota de esclarecimento

Em 30 de setembro foi divulgada no BSF em post do Moreno, uma nota chamada "Chapa Quente para o CRB"
http://bsf.org.br/2010/09/30/chapa-quente-pro-crb/, na qual se dá destaque às denuncias de uma profissional alegando cobranças indevidas do CRB8. No intuito de estabelecer a correção dos fatos publicamos a integra da nota pública de esclarecimento divulgada pelo CRB8.