quinta-feira, 27 de maio de 2010

4 cidades da região de Marilia não têm nenhuma biblioteca pública

Nesses municípios as bibliotecas foram extintas, fechadas ou nunca existiram!

Felipe Barduchi/Agência BOM DIA

Queiroz, Lupércio, Ipaussu e Óleo não possuem ao menos uma biblioteca pública municipal aberta à comunidade. É o que revela o primeiro censo de bibliotecas públicas municipais realizado pelo MinC ( Ministério da Cultura) nos 5,5 mil municípios do país.

As quatro cidades da região administrativa de Marília estão entre as 420 do Brasil em situação similar. Segundo o levantamento, nesses municípios as bibliotecas foram extintas, fechadas ou nunca existiram.

As prefeituras desses municípios alegam haver unidades em suas cidades, porém apontam uma série de dificuldades para manter os espaços abertos à comunidade. Entre eles está a falta de recursos financeiros, funcionários ou até mesmo a falta de espaço.

A prefeitura de Lupércio informou que está pleiteando recursos junto ao Governo Federal para reabertura da unidade, fechada desde 2008. Já a prefeitura de Óleo informou que a biblioteca pública do município - desativada há cerca de 20 anos, foi reativada em abril com a doação de mil exemplares de livros e mobiliário.

Em Ipaussu, a estimativa da prefeitura é reativar a biblioteca no próximo mês em um novo espaço. O município aguarda a chegada de mil exemplares de livros e mobiliário, doados pelo Governo Federal.

Segundo o MinC, o objetivo do censo nacional é subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas brasileiras.
Publicado originalmente em Rede Bom Dia Sorocaba
http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/19601/4+cidades+da+regiao+nao+tem+nenhuma+biblioteca+publica

0 comentários: