quinta-feira, 27 de maio de 2010

Censo de bibliotecas públicas põe Marília na 176ª colocação

Levantamento do MinC avaliou 263 cidades com mais de 100 mil habitantes
Felipe Barduchi/Agência BOM DIA

Realizado pelo MinC (Ministério da Cultura), o primeiro Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais coloca Marília na 176ª posição em ranking que avaliou 263 municípios com mais de 100 mil habitantes.

Com 225 mil habitantes, Marília possui apenas uma biblioteca pública aberta à comunidade, localizada no Centro. Em primeiro lugar na classificação está Barueri (SP), que, com apenas 45 mil habitantes a mais que Marília, possui 11 bibliotecas públicas municipais. Em último lugar aparece a capital do Ceará, Fortaleza. Com população de 2,5 milhões de habitantes, o município mantém apenas uma biblioteca pública.

Diariamente o estudante Alessandro Ribeiro, 30, morador no São Miguel, vai à Biblioteca Municipal para estudar. “Para mim seria bom que tivesse uma no meu bairro, seria mais prático.”

Segundo a secretária municipal da Cultura, Iara Pauli, há estudos para a implantação de duas novas bibliotecas no município, uma na zona sul e outra na zona norte.

“Mas isso demanda uma série de providências, tais como demanda de funcionários e recursos financeiros. Esse projeto deve ser posto em prática no próximo ano”, disse.

O levantamento feito em âmbito nacional tem por objetivo subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas à melhoria e valorização das bibliotecas públicas.

Publicado originalmente em Rede Bom Dia Sorocaba
http://www.bomdiasorocaba.com.br/Noticias/Dia-a-dia/19027/Censo+de+bibliotecas+publicas+poe+Marilia+na+176%26ordf%3B+colocacao

0 comentários: