terça-feira, 18 de maio de 2010

Para aplaudir

Barueri é o 1º no ranking nacional de bibliotecas, aponta Fundação Getúlio Vargas.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido do Ministério da Cultura, destacou a cidade de Barueri como o município que tem mais bibliotecas públicas municipais em proporção à população – ou seja, no caso de Barueri, são 11 bibliotecas para 270 mil habitantes. Todas as unidades são mantidas pela Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

Para se ter uma ideia do significado da colocação barueriense, o 2º lugar, Curitiba (PR), que tem 55 bibliotecas para 1,8 milhão de habitantes. A pior proporção acontece no Amazonas, onde há apenas 24 bibliotecas públicas para mais de 3,3 milhões de habitantes.

Para o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barueri, Getúlio Fogaça de Azevedo, a colocação da cidade num ranking deste grau de confiabilidade (já que a pesquisa foi feita pela FGV) reflete o investimento e trabalho do governo municipal. “A prefeitura prima pelo entusiasmo à leitura, fazendo das bibliotecas verdadeiros centros culturais, dispondo além dos livros, internet pública e os ‘contadores de história’, entre outras atividades”, ressalta.

Segundo a diretora de Bibliotecas da Prefeitura de Barueri, Elizabeth Biondo, este resultado serve de incentivo para atrair mais leitores e para dar continuidade a todas as ações já oferecidas nas bibliotecas municipais. “Bibliotecas sem pessoas são como simples depósitos de livros. Por esta razão é que o objetivo dos nossos trabalhos é sempre atrair o público jovem para frequentar e usar os espaços públicos, para que não se tornem depósitos e sim verdadeiras bibliotecas”, destaca.

As Bibliotecas Municipais de Barueri são, em si mesmas, um espaço aberto de manifestação cultural. Nelas se desenvolvem regularmente diversos projetos dirigidos à comunidade, atendendo as diferentes faixas etárias.

Além do acervo de mais de 216 mil livros das 11 bibliotecas distribuídas no município, oito delas oferecem acessibilidade total e as demais ainda precisam de ajustes para que os cadeirantes possam utilizar o andar superior, no caso elevadores ou rampas.
Publicado originalmente: http://www.baruerinaweb.com.br/index.php/2010/05/13/barueri-e-o-1%C2%BA-no-ranking-nacional-de-bibliotecas-aponta-fundacao-getulio-vargas/

0 comentários: