terça-feira, 18 de maio de 2010

Prá morrer de vergonha III

Nove cidades da região não têm biblioteca

Helen Ventura

Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado ontem pelo Ministério da Cultura, revela que 51 municípios do Estado de São Paulo, dos quais nove na região de Rio Preto não têm biblioteca pública. No Brasil, 420 localidades estão na mesma situação. Os dados se referem ao ano de 2009.

Cada cidade que não conta com biblioteca receberá do Ministério da Cultura kits com acervo formado por dois mil livros, mobiliário e equipamentos, no valor de R$ 50 mil cada. Na região, serão beneficiados Aspásia, Nova Luzitânia, Orindiúva, Palmares Paulista, Pedranópolis, Pontalinda, São João das Duas Pontes, Urânia e Valentin Gentil, que juntos somam, 60 mil habitantes.

Em Orindiúva, por exemplo, a biblioteca foi construída e inaugurada em março do ano passado. Porém, segundo a Prefeitura, não há recursos para a compra dos livros. Em Nova Luzitânia, o espaço que sediava o almoxarifado da Prefeitura está sendo preparado para receber a biblioteca, mas não há previsão para término da obra.

Já em Aspásia, a Prefeitura utiliza o espaço do telecentro comunitário, na área de lazer do município. O prefeito Elias Roz Canos está em busca de recursos para um prédio próprio. Em Palmares Paulista, os alunos e a população fazem consultas nas escolas do município.

O mesmo ocorre em Pedranópolis, São João das Duas Pontes e Valentim Gentil. “Vou assinar convênio na próxima semana para a construção de um centro cultural. Por enquanto, com a chegada dos kits, vamos usar a Casa do Trabalhador”, diz a prefeita de São João das Duas Pontes, Nilza Bozeli Cezare.

Em Pontalinda, segundo o diretor de Divisão de Educação e Cultura Fábio Pagani, a biblioteca, com a chegada dos dois mil livros prometidos pelo Ministério da Cultura, será instalada em uma sala desativada da Prefeitura. A reportagem não conseguiu falar com o prefeito de Urânia, Francisco Airton Saracuza.

Parado

Em outros cinco municípios da região, os mil livros distribuídos no final de 2009 estão parados por falta de espaço. As cidades beneficiadas à época foram sete: Ipiguá, Meridiano, Macedônia, Santa Albertina, Guzolândia, Santa Clara d’Oeste e São Francisco. Apenas as últimas duas conseguiram prédio para a instalação das bibliotecas, que começaram a funcionar em dezembro. De acordo com a pedagoga e subcoordenadora do curso de pedagogia da Universidade de Rio Preto (Unirp), Andréia Ferraz, um espaço público com acervo variado de livros incentiva a leitura.

O aposentado Andracy Puya, 74 anos, não se imagina sem uma biblioteca. Todos os dias, durante três horas, ele vai à Biblioteca Municipal de Rio Preto. “Eu leio muito. Não sei como seria não ter esse espaço.” O estudante Andrews Henrique Nascimento, 10, foi ontem pela primeira vez à biblioteca. Acompanhado da mãe, Lucimara de Caires, 37, ele fazia pesquisa para a escola. “Estou gostando. Aqui é bem quieto. Dá para a gente fazer o dever tranquilo.”

São José do Rio Preto, 1 de Maio, 2010 -
Publicado originalmente: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/8568,,Nove+cidades+da+regiao+nao+tem+biblioteca.aspx

0 comentários: